sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Vá lá, pediram desculpa...

"O diário norte-americano "The New York Post" pediu desculpas por ter publicado um cartoon que foi criticado por comparar o Presidente Barack Obama a um chimpanzé.




Um chimpanzé morto no chão por uma bala da polícia enquanto um dos agentes comenta para o parceiro: 'parece que vão ter de encontrar para escrever a próxima lei do estímulo [económico, uma referência ao plano para a recuperação da economia americana da Casa Branca]. Foi esta a comparação – feita a partir do caso do em que um chimpanzé foi morto pela polícia no Connecticut, após ter atacado um homem - que fez com que o "New York Post" fosse criticado por comparar Obama a um chimpanzé.


Num editorial colocado online, dois dias após a publicação do "cartoon", o jornal pede desculpas pela imagem e afirma que o objectivo era apenas ridicularizar o plano federal para a economia. “Pedimos desculpa a todos os que se sentiram ofendidos pela imagem”, lê-se no editorial.


No entanto, o texto considera que a polémica foi desencadeada por adversários do jornal, que viram aqui uma oportunidade para se vingarem. Tratando-os os como “oportunistas”, o texto diz que “nenhuma desculpa é devida” a esses antagonistas.


O pedido de desculpas surgiu após 200 pessoas se terem manifestado à porta do jornal, exigindo o respectivo encerramento: “Boicotem o Post! Fechem-o!” era a palavra de ordem dos manifestantes. (...)


in Público



Tão a ver? Desculparem-se pela cagada que fizeram até é bonito. Mas isso não os impede de chamarem de palhaços. Não só pelo editorial agressivo que lançaram, mesmo quando pediram desculpas, mas pelo estilo agressivo de direita...

Sem comentários: