sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Resistir, com o cérebro

Lendo o sitio online do jornal Público, deparei-me com esta noticia:


"Um grupo de artistas palestinianos está a oferecer, através da Internet, a oportunidade aos cidadãos de todo o mundo para deixarem a sua mensagem pessoal na no muro que separa Israel da Cisjordânia.A inciativa chama-se “You pay, we spray” e destina-se a angariar fundos para projectos sociais, culturais e educativos na Palestina.


Por 30 euros cada mensagem, os artistas palestinianos oferecem-se para pintar em graffiti. Tudo é aceite desde que não seja obsceno, ofensivo ou de carácter de ódio extremista. No final, os clientes recebem três fotografias em formato digital onde podem ver o trabalho finalizado.


O espaço na web foi criado por membros da organização não governamental palestiniana Peace and Freedom Youth Forum, em colaboração com uma organização cristã da holandesa.


'Não estamos só a mandar pedras e a causar conflitos. Estamos vivos. E estamos a pensar numa nova maneira de dizer às pessoas que estamos vivos', disse à Reuters Yusef Njm, um dos artistas envolvidos no projecto. Os organizadores fizeram notar que os lucros não servirão para comprar armas para os palestinianos, mas sim para apoiar projectos sociais e culturais no banco ocidental. (...)"

in Público.


Qem tem pelo menos 25 anos, ainda se lembra de falar do Muro de Berlim. Lembram-se como era o mudo, na parte ocidental? Um extenso campo para pintar "grafittis", e muitas das vezes viam-se verdadeiras obras de arte nessas paredes. Sei que depois do derrube do muro, ainda ficaram algumas extensões por retirar, mas não sei se já o tiraram totalmente. Se não, deveriam declará-lo como monumento e cobri-lo de "graffitis", para recordar como é ridículo separar povos por uma barreira física. No dia em que retirarem esse muro, não esqueçam de preservar pelo menos uma parte, e declará-lo monumento nacional, para lembrarem disso. Até lá, vão ao site do Send a Message (tem uma versão portuguesa) e escrevam o que lhes vai na alma!

Sem comentários: