terça-feira, 5 de agosto de 2008

Uma historieta de Jogos Olimpicos

Estamos em 1980. Os Jogos Olimpicos de Moscovo estão a decorrer, com o boicote generalizado dos países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos. As arenas desportivas tinham virado mais um palco da Guerra Fria...

Indiferentes a isso, os atletas competiam nas provas com, claro, os países do Bloco do Leste a levar a esmagadora maioria das medalhas. Uma das provas em que se sabia que tal iria acontecer era no concurso do salto em altura. Aqui havia uma competição entre a União Soviética e a Polónia. Os russos assobiavam Władysław Kozakiewicz, pois apoiavam o homem da casa, Konstantin Volkov. Enraivecido, salta 5.75 metros, e ganha o concurso, mesmo nas barbas dos russos.

Ainda mais confiante, decide saltar 5.78 metros, e caso passasse, seria recorde do mundo. Pegou na vara, correu, colocou-a no local exacto... e passou. Excitado, decide retribuir o gesto ao público que o tinha "apoiado". Na Polónia ele foi aplaudido, e o seu gesto foi simbolizado como um sinal de resistência ao então regime. Enraivecido, o embaixador soviético exigiu que fosse retirada a medalha a Kozakiewicz, mas o governo respondeu que o gesto tinha acontecido devido a um "espasmo"...

Uma coisa é certa: a foto correu mundo e foi considerado como uma das mais simbólicas daqueles Jogos. Kozakiewicz desertou para a Alemanha quatro anos mais tarde, onde encerrou a sua carreira, e hoje em dia é considerado como um herói nacional.

1 comentário:

GATA disse...

Eu lembro-me bem dos Jogos Olímpicos de 1980, talvez porque foram os primeiros que vi... E ainda guardo religiosamente a mascote -Misha- que veio directamente da URSS! :-)