sábado, 9 de agosto de 2008

Randy Pausch e a sua ultima aula

"Os homens pisaram a Lua no ano de 1969, tinha eu oito anos. Soube então que tudo era possivel. Era como se todos nós, em todo o mundo, tivessemos tido permissão para sonharmos em grande.

Nesse Verão, tinha isdo acampar e quando o modulo lunar poisou, fomos para a casa principal da fazenda, onde tinham ligado uma TV. Os astronautas estavam a demorar muito tempo a organizar-se antes de poderem descer a escada e andar na superfície lunar. Eu compreendia. tinham muito equipamento, muitos pormenores a tratar. Eu era paciente.


Mas as pessoas que dirigiam o acampamento não paravam de ver as horas. Já passava das onze. Eventualmente quando se tomavam decisões inteligentes na Lua, foi tomada uma decisão idiota na Terra. Era muito tarde. As crianças foram enviadas de volta para dormir. Estava profundamente irritado com os directores do acampamento. O pensamento que me atormentava era o seguinte: 'A minha espécie saiu do nosso planeta e aterrou pela primeira vez num mundo novo, e vocês estão preocupados com a vossa hora de deitar?'.


Mas quando cheguei a casa, algumas semanas mais tarde, descobri que o meu pai tinha tirado uma fotografia à nossa TV, assim que Armstrong pisou a Lua. Tinha preservado o momento para mim, pois sabia que podia ajudar a desencadear sonhos em grande. Ainda temos essa fotografia em album.


Compreendo quem argumenta que os milhares de milhões de dólares gastos para colocar homens na Lua poderiam ter sido usados para combater a pobreza e a fome na Terra. Mas pronto, só um cientista é que vê a inspiração como a derradeira ferramenta para fazer o bem. Quando utilizamos o dinheiro para combater a pobreza, isso pode ser de grande valor, mas com demasiada frequência, trabalhamos à margem.


Quando se colocam pessoas na Lua, inspiramo-nos todos para desenvolver o máximo potêncial humano, que é como eventualmente os nossos problemas serão resolvidos.


Permitam-se sonhar. Alimentem também os sonhos dos vossos filhos. De vez em quando, isso pode significar deixá-los acordados depois da hora de deitar."


Retirado de "A Ultima Aula".



Pausch morreu no passado dia 25 de Julho, aos 47 anos, depois de uma bataklha mediática contra um cancro pancreático, o pior de todos. O livro é uma verdadeira lição de vida, do qual se pode retirar todo o tipo de legados para o futuro. Eu escolhi este.


Jà agora, soube esta noite que morreu hoje foi o actor Bernie Mac, um dos que fez parte do "Ocean's Eleven". Tinha 50 anos, e foi vítima de uma pneumonia. E pelo que li também esta noite, temo que em breve teremos más noticias sobre Paul Newman...

Sem comentários: