sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Em momento de celebrar a paz, a guerra iminente...

É um pouco irónico, mas é verdade. À mesma hora que assistiamos na TV a cerimónia de abertura dos Jogos Olimpicos de Pequim, a Georgia e a Russia estão prestes a declarar guerra (se é que ainda não o declararam) por causa da região separatista da Ossétia do Sul.

Tudo começou esta madrugada quando as forças georgianas atacaram a cidade de Tskhinvali, causando pelo menos 30 mortos entre os soldados russos. A Ossétia do Sul, uma região separatista da Georgia, que declarou unilateralmente a independência em 1990, e que se quer unir à Rússia, é uma das duas provincias que fazem parte da ex-república soviética (a outra é a Abkhazia), e que não reconhecem as autoridades de Tiblissi.
A reacção russa não se fez esperar: mandaram tropas para a Abkhazia, alegadamente para proteger as tropas russas, mas há quem afirme que isto é uma declaração implícita de guerra à Georgia. A provar isso, jactos russos já sobrevoaram Tiblissi e atacaram uma base do Exército, com relatos de 15 mortos entre os soldados georgianos.


A escalada do conflito é preocupante, claro. Aliás, estamos a falar de um país onde o primeiro-ministro é Vladimir Putin, ex-presidente da República e um "falcão". E é irónico (ou talvez não...) que isto aconteça no dia em que o Mundo inteiro celebre a paz universal entre os povos, não acham?

Sem comentários: