domingo, 3 de agosto de 2008

Acerca do livro "O Segredo"...

"O Segredo" deve ser o livro da berra, a par das outras obras de "literatura light" que estão por aí, que encaninha todos os tops das livrarias (já agora, não os levem a sério...) Para mim, aquele tipo de livro li-o há uns bons dez ou doze anos, quando tinha prá aí vinte anos. Era engraçado de ler, mas não alterou a minha vida por ali além...

Mas a razão pelo qual eu trouxe para aqui o assunto desse livro, foi o post que o meu conterrâneo do Rapador escreveu acerca do dito cujo. Sei que a sua escrita é de um humor perfeitamente ácido e sarcástico, para não dizer cruel. Eis um excerto desse post:


O que é O Segredo?

O Segredo é um livro de auto-ajuda que leva o leitor a atingir os seus sonhos. A própria contra-capa do livro (sim, tenho-o aqui comigo, mas ninguém sabe de onde ele apareceu) diz que: "«À medida que descobrir O Segredo, ficará a saber como pode ter, ser, ou fazer tudo aquilo que deseja. Descobrirá a verdadeira magnificência do que o espera na vida.»"

Diz ainda que: "O Segredo, antigo de séculos, foi compreendido por algumas das pessoas mais importantes da história: Platão, Galileu, Beethoven, Edison, Einstein, bem como outros inventores, teólogos, cientistas e grandes pensadores."

No site da FNAC diz-se que o livro já vendeu mais de 3,5 milhões de cópias só nos Estados Unidos e, se em Portugal está nos tops de vendas, é sinal que já vendeu uns bons milhares por cá.

Com tanta gente a ficar a saber d'O Segredo, há questões que se impõem e me fazem uma certa comichão cerebral:

Não deviamos ter agora pelo menos 3,5 milhões de génios nos Estados Unidos e mais uns milhares em Portugal? Onde é que andam os novos milionários? Onde é que anda o novo cientista que descobriu a cura para a SIDA? Onde anda o novo Beethoven? Onde está o inventor da energia limpa e barata? (...)

Eu não digo que o livro seja uma patacoada, nem digo que isso não ajude aqueles que não tem problemas de auto-estima. Mas para um sujeito como eu, essa coisa não me aquece nem me arrefece...

Sem comentários: