quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Um grande favor?

Certos jornais, agora que encontraram sarna para se coçar, não se coibem em arrear forte e feio nos atletas que lá vão aos Jogos Olimpicos. A edição de hoje do jornal "24 Horas", esse belo pasquim, coloca na sua primeira página, o facto de o Estado ter gasto 15 milhões de Euros na comitiva olimpica, como se fosse um grande escândalo, porque, afinal, é à custa do "dinheiro dos contribuintes".


Fazendo bem as contas, até acho uma pechincha: essa nossa contribuição foi de 1,5 euros... durante quatro anos! Foi abdicar de três cafés em quatro anos.


Claro, a coisa não acaba por aqui. Decidiram fazer a lista das bolsas que os nossos atletas ganham patra estarem em forma, para estes Jogos Olimpicos. Com que razão? Se a ideia era de fazer indignar o povo, porque não pegam na folha salarial dos jogadores do Sporting, Porto ou Benfica? Sabem que o Porto gasta todos os anos 55 a 70 milhões de Euros, só na sua equipa de futebol? Ora... 70 x 4 são... 280 milhões de Euros! Um pouco inferior ao que os americanos gastaram na sua equipa olimpica, num ano (350 milhões de Euros)


Claro, vão dizer que são clubbes privados, são SAD's, etc e tal... mas têm secções, tem equipas noutras modalidades colectivas, como o andebol, basquetebol, voleibol, hoquéi em patins... tudo modalidades colectivas do qual não temos qualquer representante! E o hóquei não é modalidade olimpica!


É tudo muito giro, mas se a ideia era de "indignar o povinho", e fazê-los revoltarem-se contra os atletas, é mais uma vez um tiro na culatra.

Porque reparem: o futebol, esse supra-sumo, gasta muito mais do que esses 15 milhões... em quatro anos! Que aliás, o Nuno Fernandes, ex-saltador com vara (Barcelona 92) e agora presidente da associação dos atletas, evidenciou ontem à noite na RTP 1, nem é muito diferente do que em Atenas, que foram 13 milhões. No fundo, no fundo, o que está a dizer é que só aumentou devido à inflação.

Acham um escândalo Naide, a Telma o Nelson ou a Vanessa receberem 1500 euros de bolsa todos os meses? E os 25 mil ou 50 mil que recebem um futebolista do Sporting, do Porto ou do Benfica? O João Moutinho, caso seja vendido ao Everton, vai fazer entrar nos cofres do clube cerca de 30 milhões de Euros. É o dobro do custo da missão portuguesa. E num só jogador! Isso não falam, porque não lhes interessa...

Sabem? Quem me dera que esses altletas fossem como certos jogadores de futebol, que ganham muito mais do que o Gustavo Lima, por exemplo, e os gastam em carrões, putas e vinho verde. Quem me dera ver o 24 Horas a mostrar o casarão do Nelson Évora, o carrão da Naide Gomes ou os namorados da Telma Monteiro. Mas não fazem isso. Muitos deles pagaram do seu próprio bolso para estarem em Pequim, e dar o seu melhor. E os resultados que alcançam, não são o cumulo do esforço. É um milagre. Aquilo que o Cristiano Ronaldo ganha num só mês, dava para sustentar uma Federação menor, como a de remo, por exemplo, num ano. Mas pronto, isso não lhes interessa...


No final, chega-se à conclusão que, mais do que criticar as prestações dos atletas e as suas declarações infelizes (atletas que não são vistos nos jornais nos restantes 3 anos e onze meses, salvo os de atletismo, judo e triatlo...), as críticas são o espelho de um país triste, zangado, revoltado, e que tem de canalizar essa zanga e essa revolta pelo facto do emprego ser mal pago, de ver tudo a aumentar, ou que não consegue arranjar um emprego, para algum lado. Calhou por azar os atletas da missão portuguesa em Pequim. Aliás, esses zangados da vida... duvido que estejam no aeroporto para receberem os atletas, perferem ficar no sofá, a mandar bitaites...


Estes atletas são a nossa elite, muiotos deles nem são naturais daqui, mas escolheram o nosso país para viver, e representar, porque amam-no. Os "estrangeirados" como o Obikwelu, a Naide e o Nelson, são todos de fora. Todos! E merecem de nós todo o nosso respeito. Todo.

Sem comentários: