segunda-feira, 2 de março de 2009

F.C. Porto, o gigante com pés de barro


A primeira página do Correio da Manhã traz hoje, para além da orgia mundial que vai haver em Espanha (tem muito mais piada do que uma guerra mundial...) fala de uma auditoria que é arrasadora para a gestão do Futebol Clube do Porto.


Aparentemente, a SAD do clube tem dívidas mais de 60 milhões de euros, num passivo acumulado de 152 milhões de euros, e tem mais outra dívida de 61,2 milhões de euros á banca, que vence ainda este ano. No primeiro semestre do ano passado, o clube teve um prejuizo de 1,4 milhões de euros, mas os elementos da SAD tiveram um aumento de... nove por cento. Estranho, não?


Em suma, o clube está em falência técnica. E caso esteja, "segundo o artigo 35 do Código das Sociedades Comerciais, quando os administradores verificarem que metade do capital social se encontra perdido, deverão convocar de imediato uma assembleia geral para informar os sócios da situação. Considera-se estar perdido metade do capital social quando o capital próprio for igual ou inferior a metade do capital social." - CM dixit.


Outra coisa engraçada: "As comissões pagas pelo Futebol Clube do Porto a empresários pela aquisição de passes de jogadores somaram em 2007 e 2008 mais de 2,5 milhões de euros."


Ora, chegamos à seguinte conclusão: a aparente riqueza e glória do Porto (os títulos nacionais e europeus) e a gloriosa presidência de Pinto da Costa no clube (a caminhar agora para o seu 28º ano de "papado") tem muitos pés de barro. Demasiados, até. Ora, isto significa que os clubes do Porto, para ver se conseguiam bater os de Lisboa, não se importaram de "viver do ar".


Eis as consequências: o Boavista dos Loureiros e o Salgueiros do Linhares também fizeram a mesma coisa e acabaram mal. O "clube do xadrez" está agora na Segunda divisão, à beira da extinção. O Salgueiros, outro clube de dirigente falcatrua, faliu e só este ano voltou à activa, pelo menos em termos futebolisticos. Está na II Divisão Distrital, sete divisões mais abaixo do Porto...


Há anos que tenho a certeza de que este clube, depois da "era Pinto da Costa", irá ser um autêntico "saco de gatos". Agora, ver que isso pode acontecer ainda durante a era do "Papa", isso era algo que não esperava ver. Acredito que possam vender algum activo ou coisa assim, para disfarçar as contas, mas e depois?

Sem comentários: