segunda-feira, 9 de março de 2009

Eis um assunto interessante para ler...

O número de americanos que se consideram cristãos diminuiu nos últimos 18 anos nos Estados Unidos, enquanto a percentagem de pessoas que declaram não ter religião aumentou, revela um estudo do Trinity College, do Connecticut.

(...)


O número de agnósticos, ateus ou de pessoas que não se identificam com qualquer confissão religiosa duplicou neste período e representa hoje 15 por cento dos norte-americanos, o equivalente a 4,7 milhões de pessoas. Metade serão agnósticos e metade ateus, refere o estudo. Em 1990, eram apenas 8,2 por cento e em 2001, data em que este estudo foi feito pela segunda vez, 14,1.

Por outro lado, o número de americanos que se identificam como cristãos baixou de 86 para 76 por cento. Com o crescimento dos católicos e, sobretudo, dos evangélicos, foram os protestantes “tradicionais” quem pagou a factura desta descida. (...)

in Público.

Vá lá... nem todos os americanos são loucos. E quando a religião se tornou numa arma politica, o que é contrário à lei de separação da Igreja com o Estado, acho que isto é uma espécie de reacção. Cada vez mais americanos chegam à conclusão que entre religião e consciência, o bom senso ganha terreno...

Sem comentários: