domingo, 28 de setembro de 2008

The End:Paul Newman (1925-2008)

Era um final esperado, desde que tinha lido (e feito um post) no final do mês passado que ele tinha saido do hospital, após ter sido tratado com quimioterapia devido a um cancro do pulmão, que tinha surgido em meados do ano passado. Paul Newman morreu na noite passada, aos 83 anos, na sua casa de campo, em Westport, no estado de Nova Iorque.


A sua carreira é grande: mais de 60 filmes em 50 anos, oito nomeações para os Oscares, do qual ganhou um (depois de receber outro pela sua carreira!), o seu casamento com Joanne Woodward, que foi um dos mais duradoiros da Sétima Arte (mais de 50 anos), prestações memoráveis em filmes como "Gata em Telhado de Zinco Quente"; "Dois Homens e um Destino"; "A Golpada"; "A Torre do Inferno"; "A Calunia"; "A Cor do Dinheiro", entre muitos outros.


Era também um Democrata de longa data. Chegou a estar na lista negra de Richard Nixon, como um "perigoso liberal" (que respondeu como sendo um dos maiores orgulos da sua vida), e também criou a Newman's Own, uma pequena industria de molhos que se tornou numa industria lucrativa (250 milhões de dólares anuais), cujas receitas vão todas para a caridade.


Mas para aqui, chamo também à atenção a sua faceta de piloto e construtor de automóveis. Ganhou o "bichinho" depois de fazer o filme "Winning", em 1968, sobre a vida de um piloto de Indianápolis. Correu na Trans-Am por várias vezes, e em 1979, foi para as 24 Horas de Le Mans, onde a bordo de um Porsche 935, partilhado com Dick Barbour e o alemão Rolf Stommelen, foi segundo classificado da corrida. Disse, anos depois: "Trocaria os meus prémios em Hollywood por uma vitória em Le Mans". A últrima vez que correu foi nas 24 Horas de Daytona de 2001, aos 74 anos!


Em 1984 funda, em conjunto com Carl Haas, a Newman-Haas, uma das maiores equipas da CART, onde correram lendas do automobilismo como Mario Andretti e o seu filho Michael Andretti, o inglês Nigel Mansell, o brasileiro Christian Fittipaldi, e mais recentemente, o francês Sebastien Bourdais. Era a equipa dominante até à extinção da CART, e agora corre na IRL, com o inglês Justin Wilson ao volante.


Esta sim, é uma vida cheia e bem vivida. Mas por muito que seja boa, um dia tem de chegar ao fim. Foi hoje. Ars lunga, vita brevis.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A Longa Marcha espacial chinesa

Depois dos russos e dos americanos, a China coloca homens no espaço desde 2003. Baptizados de "taikonautas", já vão na terceira missão espacial, que começou ontem na base de Jinquan, no noroeste da China. A missão durará alguns dias, e os chineses prevêm para amanhã ou sábado a primeira “caminhada no espaço”, estando o seu regresso marcado para Domingo.




O lançamento da Shenzhou VII (Shenzhou significa Nave Divina), levou centenas de pessoas às imediações do centro espacial de Jinquan, na província rural de Gansu, e colou milhões aos ecrãs da televisão. O Presidente chinês, Hu Jintao, cumprimentou pessoalmente os três astronautas, que envergavam os primeiros fatos espaciais concebidos totalmente na China. “Trata-se de um importante passo em frente para a tecnologia espacial chinesa”, completou Hu.


O programa espacial chinês é ambicioso: depois das primeiras missões tripuladas, a China prevê começar a instalar o primeiro módulo orbital em 2010, ao qual se seguirá um laboratório espacial permanente, ainda sem data marcada. O orçamento desta missão não é revelado, mas o custo de cada viagem tripulada é de 150 milhões de dólares (102 milhões de euros), segundo o Governo chinês.


O lançamento foi previsto desde há muito, mas a altura não podia ser oportuna: na altura em que o país está em plena crise do leite contaminado, este voo poderá devolver (um pouco) o sentimento de orgulho aos chineses. Um estudo de dois oficiais do Exército de Libertação da China, citado pela agência Reuters, referia que uma missão deste tipo “pode unificar o sentimento geral e é uma ferramenta política importante para elevar a moral”. Até ao próximo escândalo...

Candidato a Nobel?

Dentro de duas semanas, começaremos a saber quem serão os contemplados com os Prémios Nobel de 2008. E o prémio mais importante, o da Paz, que é artribuido em separado dos restantes (é em Oslo), pode ir para um chinês, Hu Jia.




Este ano, o prémio irá finalmente para um dissidente chinês”, afirmou Stein Toennesson, director do Instituto de Investigação para a Paz de Oslo, citado pela agência Reuters. O especialista arrisca o nome de Hu Jia, "talvez em conjunto com a sua mulher".


Hu Jia é uma das vozes mais críticas contra o regime comunista chinês, fervoroso adepto dos direitos humanos, protecção ambiental e luta contra a sida. Em Abril do ano passado foi condenado a três anos e meio de prisão por tentativa de subversão contra o regime chinês. Num ano em que a China está nas bocas do mundo, pelos Jogos Olimpicos, pelo terramoto em Sichuan, ou agora pelo escândalo do leite contaminado, isto viria a dar mais visibilidade à problemática dos Direitos Humanos naquele país imenso, de 1,3 biliões de pessoas. Veremos...

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Será que um tem a ver com o outro?

O preço da gasolina desce até abaixo dos 100 dólares, menos 45 do que dois meses antes. O preço das bomas desceu também ,mas muito menos. A que conclusão chegamos? Que as gasolineiras andam a enganar-nos!




Como é que se reage? simples. Fazemos aquilo que a DECO nos recomenda, apesar de ser inútil, pois vamos à bomba na véspera... Agora, não sei se isto é uma consequência ou não, mas a BP decidiu baixar hoje o preço da gasolina em oito cêntimos. A Autoridade da Concorrência não quer investigar isso?

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Mais "mangados"

Isto de meter as nossas carinhas de Manga, ganha cada vez mais adeptos. Esta semana, vi mais três meninos com as suas caras de BD.


Maryposa, em BD



Ni, em BD



Eremita, em BD



A Ni diz que é ela mesma, mas depois de uma "plástica", mas o resto é real. Eu posso confirmar isso, pelo menos pelo cigarro... SE quiserem tentar a vossa sorte, carreguem aqui.



P.S: A reserva federal americana salvou a AIG, investindo 80 mil milões de dólares para evitar a falência. Mas ficou com 80 por cento do seu capital, o que, dito por outras palavaras, nacionalizou-a. E a pensar que isso só acontecia na Europa...

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Agora sim, estamos em crise

Se ontem ficamos um pouco surpreendidos com o colapso da Lehman Brothers, amanhã poderemos ter outra: o governador de Nova Iorque, Frank Paterson, deu 24 horas à American International Group (AIG), para arranjar 75 mil milhões de dólares, caso contrário, declarará a falência do organismo.


Penso que só resta um dia, mas penso que é o momento, agora, para o sim ou o não conseguir reunir entre 75 e 80 mil milhões de dólares”, disse Paterson, interrogado pela cadeia de televisão CNBC.


Empregando 116 mil funcionários em 130 países, o grupo AIG possui 74 milhões de clientes em todo o mundo, na maioria de origem norte-americana, que não terão segurados os seus bens em caso de falência da AIG.


Já agora, esta é a empresa que está estampada nas camisolas do Manchester United. Amanhã é dia de competições europeias. Não será embaraçoso termos alguns milhões a olhar mais para a camisola do que do jogo propriamente dito? Ou será que aparecerão sem os patrocinadores? O que sei é que isto é o tal "efeito dominó" que os analistas previam. O que é típico de um capitalismo com poucas regulamentações, como é o americano...


"O capitalismo sem falências é como a Cristandade sem Inferno", Frank Borman, ex-astronauta e ex-presidente da Eastern Airlines. A companhia de aviação faliu em 1991.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Aqui, eles chegaram a acordo

Acabo da saber hoje que após dois meses e meio de negociações, Governo e oposição no Zimbabwe chegaram a um acordo de partilha de poder, depois de uma eleição contestada, no passado mês de Março, de um ambiente de quase guerra civil, onde em muitos casos, os membros da oposição eram perseguidos e torturados às mãos dos esbirros de Robert Mugabe.


Fico satisfeito por esta solução "à queniana", mas ainda tenho dúvidas. Sei que Morgan Tsvangirai é daqueles homens que "mais vale quebrar do que torcer", e também sei que Mugabe é uma velha raposa, que não sobreviveu às vicissitudes por mero capricho. Que tipo de acordo é este? E será que funcionará?

É que ainda por cima, isto tem que funcionar, pois falamos de um país onde o dinheiro não vale nada, com uma inflação de 40 milhões por cento(!!!), onde todas as infraestruturas produtivas do país estão arruinadas, e onde três milhões de pessoas se refugiaram nos países vizinhos. Inacreditável, para um país que há dez anos era o "celeiro de Africa"...

Tudo está bem quando acaba em bem? Veremos.

sábado, 13 de setembro de 2008

Mulher de ex-piloto sofre!

Lembram-se de ter falado esta semana sobre o Riccardo Patrese? Pois bem, quele teste do inicio da semana era apenas uma parte da história. Há outra mais pequena, envolvendo ele a "signora Patrese".


No final do dia, ele levou-a a dar uma voltinha, no circuito espanhol de Jerez, a bordo de um Honda Civic Type-R, o modelo mais "vitaminado" da marca. Até aqui tudo bem, mas quando chegou à pista, decidiu experimentar o carro da mesma forma que experimentava os seus Formula 1. E o resultado é este...

O video foi colocado ontem no Youtube, e já teve mais de 40 mil visitas em 24 horas. Isto será causa de divorcio?

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Andamos todos "mangados"!

Pois é. Neste circulo estrito, em pouco mais de três dias, andamos cada um a fazer a sua "cara de Manga" ou de BD, se perferirem.



Eu, que vi primeiro na Cristina, e antes disso, ela viu no Requiem, verifiquei que as carinhas larocas tiveram consequências, e como a Cristina já anda a sugerir um "jantar de bonequinhos", decidi antecipar-me e juntá-las todas num só sitio, que é para verem como ficaram.



Cristina, em BD.

Requiem, em BD

Djinn, em BD



L.M, em BD
E são esses que já meteram, que eu saiba. É um inicio...

Chavito, Moralito, o que andam a beber?

A Bolivia, por estas horas, é um barril de polvora prestes a explodir, com várias provincias em revolta contra o seu presidente Evo Morales, que causaram até ao momento oito mortos e várias dezenas de feridos. Morales, que tem meia Bolivia contra si, decidiu que a revolta é culpa dos americanos, logo, decidiu expulsar o embaixador americano na Bolivia, acusando-o de "fomentar a divisão da Bolívia”.


Ora, outro barril de pólvora ,mas este ambulante, é Hugo Chavez, o lider da Venezuela. Como ele vê "yankis" em todo o lado, e tem propensão para a fanfarronice e para decisões implulsivamente idióticas, decidiu explusar o embaixador americano na Venezuela, "em solidariedade com o lider boliviano". "A partir deste momento, o embaixador ‘yankee’ em Caracas tem 72 horas para deixar a Venezuela, em solidariedade com a Bolívia”.

E não poupou nas criticas! “Vão para o diabo, yankees de merda”, disse Chavito. E ameaçou também cortar no fornecimento de petróleo aos americanos, em caso de agressão. Eu acho que este tipo tem, no mínimo, dupla personalidade, porque... ainda se lembram do incidiente do inicio do ano, quando os colombianos mataram o Raul Reyes no Equador? Daqui a 15 dias, ambos estão de volta, pelo menos na Venezuela...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

No melhor pano, cai a nódoa

Por estes dias, ando a fazer no meu outro blog uma série de posts sobre o piloto sueco Ronnie Peterson, que faz hoje, precisamente, 30 anos que morreu. As circunstâncias que rodearam o seu acidente fatal podem ser lidas aqui.
Hoje, fiquei agradavelmente supreendido por ver, nas páginas centrais do jornal "A Bola", uma extensa reportagem dedicada a ele, bem como aos outros pilotos que morreram em competição. Contudo, no melhor pano cai a nódoa.

E porquê? Duas coisas, uma menor e outra maior: uma das fotos que lá está, mostra um piloto preso aos destroços do seu carro em chamas. É verdade, mas a foto é de 1982, quando Riccardo Paletti ficou fatalmente ferido na partida do GP do Canadá...

O segundo exemplo é mais grave. Diz que Peterson foi amputado do pé esquerdo na operação que se seguiu ao acidente. Ora, fui consultar o site oficial dele, onde tem um capitulo inteiro dedicado às suas horas finais, e nada fala sobre amputações. A acontecer, seria na perna direita, a mais afectada, pois só aí tinha oito fracturas. Se calhar confundiu com o Tendão de Aquiles esquerdo, que literalmente tinha explodido...

De resto, foi bom que um jornal do nosso burgo se tenha lembrado disso. É sinal de que a sua memória está viva, bem como dos outros que pereceram, fazendo aquilo que mais gostam: correr.

A minha carinha em BD

Depois de ver a carinha laroca da Cristina em BD, fiquei curioso em saber como é que seria a minha, com o mesmo processo.

Experimentei e até gostei, embora, confesse, isto é mais parecido com o meu irmão. Ainda me vão perguntar se sou parente afastado do Barack Obama...

Alguém mais quer experimentar?

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

E ao primeiro embate a sério, perdemos

Quando não se marca, sofre-se. E tinham tudo para ganhar por mais de dois golos, mas no final, sofrem uma derrota no último minuto. Esta equipa não merecia perder, mas agora, já não há mais margem para erro.


Creio que não perdiamos em casa, em jogos de qualificação, desde 1998, isto é, se não contarmos com a fase final do Euro 2004, que foi no nosso país. E ainda por cima, contra um adversário que nunca tinhamos perdido em jogos oficiais, só tinhamos perdido num particular. Deveria ter sido uma boa entrada para a qualificação, aproveitando o embalo nos dois primeiros jogos, onde marcamos nove golos. Mas no primeiro embate a sério, perdemos.

É preocupante? É. Porque estamos num grupo onde se situam Dinamarca e Suécia, que não sendo papões, podem causar perigo. E dá sempre jeito estarmos concentrados neste tipo de jogos, e resolver as coisas logo, para não apanharmos sustos. Em suma: as vitórias por um golo sempre me assustam...

Mas enfim, quero acreditar que foi um soluço. Afinal, não jogamos com Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo. Quando eles estiverem em forma, esperamos que as coisas sejam diferentes... e o Danny é craque!

Quem disse que os jogos fazem mal?

A história que vou contar envolve o mais controverso jogo de computador de sempre: o Grand Theft Auto (GTA), e o facto de ter sido usado... para salvar vidas.

Uma mulher norte-americana garante que a sua filha de 11 anos foi capaz de salvar a família após um acidente de viação porque o videojogo "Grand Theft Auto" (GTA) a ensinou a agir nestas situações.

O caso remonta ao final de Agosto, quando a família Norris seguia em direcção a Diamond, no estado norte-americano do Illinois, para visitar familiares, noticiou o blog dedicado aos videojogos "Kotaku". O carro descontrolou-se, embateu no rail de protecção da estrada e deu quatro piruetas antes de parar. Foi então que Audrey Norris, de 11 anos, vendo que os pais estavam imobilizados, saiu pela janela traseira e ajudou os progenitores e os dois irmãos mais novos a saírem do carro.


Para Karen Norris, a mãe da criança, este acto de heroísmo foi motivado pelo controverso videojogo GTA. «Ela sabia, de jogar "Grand Theft Auto". Ela viu lá que quando um carro capota, pode explodir. Ela sabia que isso nos podia acontecer», afirmou.Este é um dos raros casos onde o nome de "Grand Theft Auto" é invocado por boas razões, já que a maioria das vezes este jogo é apontado como sendo responsável por inspirar comportamentos violentos.

A história de outro regresso

Há poucas horas, falava de um regresso à competição, agora falo de outro caso, mas aqui foi mais para matar as saudades. Riccardo Patrese é italiano, tem 54 anos, e entre 1977 e 1993 foi piloto de Formula 1, que se retirou com o recorde de Grandes Prémios disputados, 256 ao todo.


Este ano, o seu recorde foi batido pelo brasileiro Rubens Barrichello, ao volante de um Honda. Pouco tempo depois disso ter acontecido, no GP da Turquia, o veterano Patrese exprimiu o desejo de voltar a experimentar um carro desses. 15 anos após a sua retirada (curiosamente, o actual detentor do recorde, Barrichello, estreou-se na Formula 1 em 1993, o último ano de competição de Patrese...), conseguiu. Foi ontem, no circuito de Jerez de la Frontera, no sul de Espanha.


"Depois de 15 anos longe da Fórmula 1 foi um sonho tornado realidade e é inacreditável redescobrir a velocidade de um monolugar de F1 outra vez", começou por afirmar Riccardo Patrese, cuja melhor volta ao traçado andaluz foi cronometrada em 1.30,210 segundos (com pneus específicos da Bridgestone para pilotos convidados).


Patrese adaptou-se bem ao carro de 2007. "Fui capaz de me acostumar rapidamente e descobri que não preciso de alterar o meu estilo de condução para me adaptar a um F1 moderno", explicou Patrese, que não escondeu alguma "surpresa" com a velocidade actual dos monolugares. "Foi bom descobrir que, com a minha idade, ainda consigo pilotar depressa e puxar os carros até aos limites. Apenas queria ter mais tempo para melhorar os meus tempos por volta - com um pouco de sorte, pode ser que me dêem outra oportunidade!", acrescentou o italiano que fez questão de agradecer à Honda esta oportunidade.




Já não volta à competição, mas deu para matar saudades...

Entender Kim Jong-il e a Coreia do Norte

A Coreia do Norte é o país mais fechado do mundo. Os seus dirigentes são paranoicos, e não se importam de matar o seu povo à fome, se isso depender a sobrevivência do seu regime. Logo, são inevitáveis os seus mistérios. E o principal ronda sempre o seu "Querido Líder": Kim Jong-il.

Ontem, andava a ler o artigo no "Diário de Noticias", onde noticiava um livro escrito pelo jornalista Toshimitsu Shigemura, que afirma a pés juntos, que Kim Jong-il morreu em Outubro de 2003, e que a sua morte foi encoberta com quatro sósias. E que foi com esses sósias que líderes mundiais como Vladimir Putin e Hu Jintao, se reuniram.

O livro, de seu nome "O Verdadeiro Kim Jong-il" demonstra que o lider coreano morreu há quase cinco anos, vítima de diabetes. "Nos anos antes de morrer, Kim tomou várias grandes decisões sobre as relações da Coreia do Norte com o mundo exterior," diz o autor. Depois de Agosto de 2003, em que teve encontros de Estado com líderes russos e norte-americanos, "Kim desapareceu para o mundo durante 42 dias e a cúpula do regime deu sinais de desorientação." Para Shigemura, este é o sinal de que Kim terá morrido.

Não sei se tem fortes fundamentos ou não, mas coincidentemente, ainda ontem, se falou que Kim Jong-il não apareceu ao público nas grandes marchas de ontem que assinalavam o dia nacional da Coreia do Norte, que assinalavam os 60 anos da sua fundação, em 1948. Fontes dos Serviços Secretos americanos afirmam quase a pés juntos, que Kim está mesmo doente, vítima de um derrame cerebral. Algo que as autoridades norte-coreanas já reagiram, afirmando que "é mais uma conspiração ocidental". Realmente, perceber a Coreia do Norte é um exercício de adivinhação...

Olhem só quem vai voltar?

Pois é. Lance Armstrong, o sete vezes vencedor da Tour de France, e um dos mais lendários ciclistas da história, surpreendeu tudo e todos ao anunciar, num curto comunicado, que irá regressar ao activo em 2009, para correr uma vez mais a Volta à França.


Armstrong tem agora 36 anos, e retirou-se da competição em 2005, depois da sua sétima vitória no Tour. Exemplo do ciclista perfeito, com uma inabalável vontade de ganhar, sofreu um cancro grave nos testículos em 1996, que se tinha espalhado pelo cérebro e pelos pulmões, e no qual os médicos lhe deram 50 por cento de sobrevivência. Contrariando todas as expectativas, não só ficou curado do cancro, como voltou mais forte do que nunca, vencendo a prova velocipédica mais importante do Mundo por sete vezes, de 1999 a 2005.




Se ele conseguir um oitavo Tour, vai ser certamente uma das maiores "comebacks" desde dos tempos do Michael Jordan. Tem alma!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Vanessa, uma vez mais

Ela confessou que praticamente não tinha treinado desde a prova de Pequim. Foi para Pulpi, em Espanha, participar no Europeu de sub-23, esperando chegar ao pódio. No final, Vanessa Fernandes ganhou a prova 2:09.35 horas, menos 2.14 minutos que a ucraniana Yuliya Sapunova, medalha de prata, e 3.20 que a francesa Jeanne Collonge, terceira classificada.


Este é o seu quarto título europeu nesta categoria, pois já havia conquistado em 2004, 2005 e 2006, falhando a de 2007. É provavelmente o seu último ano na categoria, mas ninguém se livra de dizer que é uma das maiores campeãs na sua categoria. Fenomenal!




Para melhorar as coisas, um jovem de 18 anos, João Silva, venceu pela primeira vez neste escalão. O segundo classificado foi outro português, Miguel Arraiolos. Só neste escalão, levamos três medalhas para casa num só dia, o que demonstra o enorme trabalho de prospecção nesta modalidade. Santo Deus, o que esperar desta gente toda em 2012?

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

As eleições em Angola

Amanhã, após 16 anos de interregno, haverão eleições em Angola. São eleições legislativas, importantes para uma jovem nação que após mais de 30 anos de Guerra Civil (primeiro contra os portugueses, depois entre o MPLA e a UNITA), que terminou em 2002, com a morte do lider do Galo Negro, Jonas Savimbi.


Pensamos que as coisas ocorrerão com toda a normalidade e que as regras do jogo democrático serão totalmente jogadas, como na Europa e na América. Será? Quando jornais como o Público, revistas como a visão e cadeias de TV como a SIC são impedidas de ir para o país, porque falaram da corrupção endémica e da enorme desigualdade entre a elite multimilionária e a imensa maré de pobres sem nada, estavam à espera de quê?

Que as coisas correrão bem, acredito. Mas também acredito que o MPLA vai ficar no poder, custe o que custar, também acredito. Mas também acredito numa "caixinha de surpesas", em Luanda (um autêntico centro do mundo) pois pelo que ando a ouvir e a ler, há muito ressentimento entre o povo. E o voto é secreto...