segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Aqui, eles chegaram a acordo

Acabo da saber hoje que após dois meses e meio de negociações, Governo e oposição no Zimbabwe chegaram a um acordo de partilha de poder, depois de uma eleição contestada, no passado mês de Março, de um ambiente de quase guerra civil, onde em muitos casos, os membros da oposição eram perseguidos e torturados às mãos dos esbirros de Robert Mugabe.


Fico satisfeito por esta solução "à queniana", mas ainda tenho dúvidas. Sei que Morgan Tsvangirai é daqueles homens que "mais vale quebrar do que torcer", e também sei que Mugabe é uma velha raposa, que não sobreviveu às vicissitudes por mero capricho. Que tipo de acordo é este? E será que funcionará?

É que ainda por cima, isto tem que funcionar, pois falamos de um país onde o dinheiro não vale nada, com uma inflação de 40 milhões por cento(!!!), onde todas as infraestruturas produtivas do país estão arruinadas, e onde três milhões de pessoas se refugiaram nos países vizinhos. Inacreditável, para um país que há dez anos era o "celeiro de Africa"...

Tudo está bem quando acaba em bem? Veremos.

Sem comentários: