quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A história de outro regresso

Há poucas horas, falava de um regresso à competição, agora falo de outro caso, mas aqui foi mais para matar as saudades. Riccardo Patrese é italiano, tem 54 anos, e entre 1977 e 1993 foi piloto de Formula 1, que se retirou com o recorde de Grandes Prémios disputados, 256 ao todo.


Este ano, o seu recorde foi batido pelo brasileiro Rubens Barrichello, ao volante de um Honda. Pouco tempo depois disso ter acontecido, no GP da Turquia, o veterano Patrese exprimiu o desejo de voltar a experimentar um carro desses. 15 anos após a sua retirada (curiosamente, o actual detentor do recorde, Barrichello, estreou-se na Formula 1 em 1993, o último ano de competição de Patrese...), conseguiu. Foi ontem, no circuito de Jerez de la Frontera, no sul de Espanha.


"Depois de 15 anos longe da Fórmula 1 foi um sonho tornado realidade e é inacreditável redescobrir a velocidade de um monolugar de F1 outra vez", começou por afirmar Riccardo Patrese, cuja melhor volta ao traçado andaluz foi cronometrada em 1.30,210 segundos (com pneus específicos da Bridgestone para pilotos convidados).


Patrese adaptou-se bem ao carro de 2007. "Fui capaz de me acostumar rapidamente e descobri que não preciso de alterar o meu estilo de condução para me adaptar a um F1 moderno", explicou Patrese, que não escondeu alguma "surpresa" com a velocidade actual dos monolugares. "Foi bom descobrir que, com a minha idade, ainda consigo pilotar depressa e puxar os carros até aos limites. Apenas queria ter mais tempo para melhorar os meus tempos por volta - com um pouco de sorte, pode ser que me dêem outra oportunidade!", acrescentou o italiano que fez questão de agradecer à Honda esta oportunidade.




Já não volta à competição, mas deu para matar saudades...

Sem comentários: