terça-feira, 16 de setembro de 2008

Agora sim, estamos em crise

Se ontem ficamos um pouco surpreendidos com o colapso da Lehman Brothers, amanhã poderemos ter outra: o governador de Nova Iorque, Frank Paterson, deu 24 horas à American International Group (AIG), para arranjar 75 mil milhões de dólares, caso contrário, declarará a falência do organismo.


Penso que só resta um dia, mas penso que é o momento, agora, para o sim ou o não conseguir reunir entre 75 e 80 mil milhões de dólares”, disse Paterson, interrogado pela cadeia de televisão CNBC.


Empregando 116 mil funcionários em 130 países, o grupo AIG possui 74 milhões de clientes em todo o mundo, na maioria de origem norte-americana, que não terão segurados os seus bens em caso de falência da AIG.


Já agora, esta é a empresa que está estampada nas camisolas do Manchester United. Amanhã é dia de competições europeias. Não será embaraçoso termos alguns milhões a olhar mais para a camisola do que do jogo propriamente dito? Ou será que aparecerão sem os patrocinadores? O que sei é que isto é o tal "efeito dominó" que os analistas previam. O que é típico de um capitalismo com poucas regulamentações, como é o americano...


"O capitalismo sem falências é como a Cristandade sem Inferno", Frank Borman, ex-astronauta e ex-presidente da Eastern Airlines. A companhia de aviação faliu em 1991.

Sem comentários: