quinta-feira, 4 de setembro de 2008

As eleições em Angola

Amanhã, após 16 anos de interregno, haverão eleições em Angola. São eleições legislativas, importantes para uma jovem nação que após mais de 30 anos de Guerra Civil (primeiro contra os portugueses, depois entre o MPLA e a UNITA), que terminou em 2002, com a morte do lider do Galo Negro, Jonas Savimbi.


Pensamos que as coisas ocorrerão com toda a normalidade e que as regras do jogo democrático serão totalmente jogadas, como na Europa e na América. Será? Quando jornais como o Público, revistas como a visão e cadeias de TV como a SIC são impedidas de ir para o país, porque falaram da corrupção endémica e da enorme desigualdade entre a elite multimilionária e a imensa maré de pobres sem nada, estavam à espera de quê?

Que as coisas correrão bem, acredito. Mas também acredito que o MPLA vai ficar no poder, custe o que custar, também acredito. Mas também acredito numa "caixinha de surpesas", em Luanda (um autêntico centro do mundo) pois pelo que ando a ouvir e a ler, há muito ressentimento entre o povo. E o voto é secreto...

Sem comentários: