domingo, 11 de janeiro de 2009

Walter Cronkite e o jornalismo americano do século XX (parte I)




À falta de motivos para sair neste Sábado à noite (a não ser que queiram apanhar um frio glacial e uma monumental constipação), achei melhor falar sobre algo interessante referente à minha formação jornalistica, e que foi considerado como "o homem mais confiável da América": Walter Cronkite (n.1916)


Cronkite foi jornalista de profissão durante anos, cobriu batalhas na II Guerra Mundial, e entrou para a televisão, ainda esta era um meio novo. Fora recrutado por uma lenda da rádio, Edward P. Murrow, em 1950, para fazer parte da CBS, estação da qual só saiu 31 anos depois, com o seu nome cravado na história da televisão americana. O termo "âncora" (anchorman no original), foi cunhado em 1952, quando Cronkite era o apresentador das Convenções Democrata e Republicana, que ocorreram nesse Verão. Dez anos depois, em 1962, substituiu Douglas Edwards (1917-1990) como o apresentador do CBS Evening News, e ficou por lá nos dezanove anos seguintes.


Ao longo destes capitulos, vou colocar aqui videos que retratam a história da América (e do Mundo) num período conturbado como foram os anos 60 e 70 do século XX. Todos esses videos têm Cronkite no centro da acção, e demonstram como durante os seus dezanove anos como âncora do "CBS Evening News", passou de um lugar secundário, uma mera sombra do então noticiário mais visto na América, o "The Huntley-Brinkley Report", para fazer da CBS o canal mais visto da América no inicio da década de 80.


E o primeiro video que coloco aqui não é um qualquer: é um pedaço do directo que foi feito na sexta-feira, 22 de Novembro de 1963, dia em que Lee Harvey Oswald disparou a sua espingarda de mira telescópica contra o Lincoln Continental descapotável onde seguia John F. Kennedy, acertando-o por duas vezes, uma delas na cabeça, causando-lhe morte imediata. Uma nação em choque segue colada à televisão às angustiantes noticias vinda da cidade texana de Dallas, numa altura em que não havia CNN, directos sobre directos do local X ou Y, helicópteros a sobrevoar...

Sem comentários: