terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Hoje é um grande de orgulho para a Raça. Humana.

Já não deve faltar muitos minutos para a tomada de posse, mas acho que hoje deve ser o primeiro dia do resto das vidas a muita gente. Todas as esperanças e expectativas de uma América, que está desiludida e em crise e um Mundo zangado, desiludido e desamparado (e também em crise) está virada neste senhor, que veio ao mundo com uma mensagem de esperança, e não é Jesus Cristo!


Mas como ontem meti uma das minhas musicas favoritas dos U2, feita em homenagem ao Martin Luther King, hoje, recordo do discurso que ele fez, provavelmente um dos mais memoráveis do século XX, feito por um homem de paz, que apenas pedia igualdade a todos, e dignidade à pessoa humana. Depois de Jesus Cristo, nos últimos duzentos anos, só me lembro de três pessoas que mexeram o mundo com este tipo de mensagem, e o mesmo tipo de dignidade: Mahatma Ghandi, Martin Luther King e Nelson Mandela. Espero que o Barack Obama seja o quarto.




E para o fim, dixo os meus expcertos favoritos do discurso "Eu tenho um Sonho" do Martin Luther King:
"Eu tenho um sonho. Que um dia esta Nação ira erguer-se e viver o verdadeiro significado das palavas "Mantemos estas verdades como evidentes, que todos os homens são iguais" (...)




Eu tenho um sonho. Que as minhas quatro pequenas crianças irão viver um dia numa Nação onde serão julgadas não pela cor da sua pele, mas pelo seu caractér. (...)



Eu tenho um sonho. Que um dia, nas vermelhas colinas da Georgia, os filhos dos escravos e os filhos dos donos de escravos sejam capazes de se sentarem juntos numa mesma mesa de fraternidade" (...)


"Que os sinos da liberdade ecoem. E quando isso acontecer, que eles ecoem por todas as casas de todas as vilas e cidades, e que todos os filhos de Deus, Judeus e Gentios, Protestantes e Catolicos, juntem as mãos e cantem em conjunto a velha canção religiosa negra: 'finalmente Livres, finalmente Livres, Gracas a Deus Todo-Poderoso, finalmente somos livres!'"


Se existir algum dia próximo daquele que Luther King sonhou, então deve ser hoje.

Sem comentários: