domingo, 12 de outubro de 2008

Isto vai acabar na secretaria...

Como qualquer adepto de Formula 1 que se preze, madruguei para ver o GP do Japão. Assisti às disputas das primeiras voltas, nomeadamente os toques entre o Hamilton e o Massa, em que o piloto brasileiro colocou o inglês no fundo do pelotão, e depois à corrida sem mácula do Fernando Alonso.


Mas no final em vez que ficar marcado pelas manobras da partida ou a corrida excelente do piloto espanhol, o que me marcou mais foi as decisões dos comissários desportivos em penalizar Hamilton e Massa, e mais tarde, retirar 25 segundos a Sebastien Bourdais, por ter disputado uma posição com Massa, na saída das boxes.


Eu vejo Formula 1 há mais de 25 anos, e nunca vi comissários com tanto zelo como agora, punindo todo e qualquer toque entre os pilotos da frente. E por causa dessas manobras, Felipe Massa ganhou um fôlego artifical de sete pontos (seis em Spa-Francochamps, e um em Fuji), que, noutras circunstâncias, já teria quase dado o título a Lewis Hamilton.


Por causa disso, a diferença entre Hamilton e Massa é de cinco pontos, com vantagem para o inglês. Já se vê que ele tem muita dificuldade em resistir à pressão, e a possibilidade de ver fugir o título uma segunda vez parece ser real, pois não sabe gerir vantagens.


Mas voltando aos comissários: já se viu que está-se a fazer tudo por tudo para que o campeonato seja decidido em Interlagos. E acho até que, independentemente do que acontecer em Xangai ou em São Paulo, não se admirem que o título de 2008 passe pelo parecer destes obscuros senhores da FIA, em vez de ser na pista. É essa Formula 1 que queremos?

Sem comentários: