sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O grande circo das eleições brasileiras!

Daqui a um tempo, vamos ter eleições no nosso país, mas no Brasil, aconteceram no passado Domingo a primeira volta das eleições municipais, que elegeram muitos candidatos a presidentes de Câmara e vereadores, nos milhares de municipios espalhados por esse grande país.


Mas essas eleições são completamente diferentes das nossas. E porquê?


Bom, se vos contar, vocês não acreditam. Mas isto tudo é real!


Primeiro que tudo: no Brasil, os candidatos a qualquer cargo têm normalmente 30 segundos de tempo de antena, onde têm que falar das suas promessas eleitorais, antes que o tirem do ar. E então, os candidatos tem todo o tipo de truques para darem nas vistas. Existem muitos exemplos no Youtube, mas para ilustrar aqui este post, vou buscar os mais coloridos!


Primeiro exemplo que vos trago é o Samuel Silva. Em trinta segundos, eis o que ele tem a dizer... Não adimrem que o chamem de "candidato pokemon".


O segundo exemplo vem da Ciuabá, e chama-se Tenente Lara. As suas promessas eleitorais em 2006, eram estas... e pouco depois, repetiu a dose!


E desco um pouco no escalão militar, para vos apresentar o Sargento Isidoro. Já agora, é candidato evengélico, mas não me perguntem porque leva a bilha na sua mão direita...


E agora, passamos para o Rio Grande do Norte. Estado pequeno, mas com um candidato estofado: é o Gil Móveis, que pretende "reformar a Assembleia Legislativa do nosso Estado". Que eu me lembra, não foi eleito... e tal como o Tenente Lara, voltou a repetir a dose!


E do Rio Grande do Norte, passamos para o Rio Grande do Sul. Lá, os habitantes são chamados de "gaúchos", e tem muito orgulho da sua masculinidade. Incluindo este, o Cururu. Ele aqui candidatava-se a deputado federal, mas na realidade, é vereador da cidade de Pelotas!


Bom, mas para mim, um dos meus favoritos é o Emanuel dos Aposentados. Essa personagem, do estado da Bahia, teve em 2006 uma maneira original para demonstrar "a Força do Aposentado". Querem ver?


O mais marcante de todos é o Clodovil. É do estado de São Paulo (o mais populoso do país), e em 2006 candidatou-se a Deputado Federal. E acham que conseguiu? Podem crer! Foi o terceiro deputado mais votado nas eleições. E desde que está lá, tem-se feito notar...


E por fim, falo de uma personagem que, infelizmente já não existe mais. Mas que enquanto durou, batia toda a gente aos pontos. chava-se Enéias Carneiro. Era médico militar, e desde 1988 candidatava-se à presidência da República, com o bordão de "O Meu nome é Enéééias!!". E em 1994, incrivelmente, foi terceiro classificado nas eleições, com 4,6 milhões de votos, batendo candidatos mais experientes e com mais dinheiro...


O discurso dele era de extrema-direita pura e dura. Mas era honesto, e por isso muito popular. Em 2006, candidatou-se às eleições, já muito doente. Mas mesmo assim, aproveitou a doença para se candidatar a Deputado Federal. E o slogan dele tinha sido mudado para este: "Com barba ou sem barba, o meu nome é Enéééías!". Foi o quarto deputado mais votado para o congresso. Depois, fundiu o seu partido, o PRONA, com o PL e fez o Partido da República.



Morreu em Maio de 2007, aos 68 anos. E provavelmente, dos "coloridos", era o melhor.

Sem comentários: