domingo, 28 de dezembro de 2008

The End: Samuel Huntington (1927-2008)

O homem que escreveu o ensaio "O Choque das Civilizações" (1993), Samuel P. Huntington, morreu na véspera da Natal, aos 81 anos. O anuncio foi feito na página oficial da Universidade de Harvard.




Nascido a 18 de Abril de 1927, em Nova Iorque, Samuel Phillips Huntington licenciou-se na prestigiada Universidade de Yale, começado a ensinar em Harvard aos 23 anos, e lá ficando até 2007, altura em que se retirou de cena. Ao longo da sua carreira, publicou vários livros e ensaios politicos sobre a actualidade e as relações de poder entre as várias potências mundiais. Foi conselheiro na Casa Branca nos Anos Clinton, e foi em 1993 que publicou o seu ensaio mais famoso: "O Choque das Civilizações". Primeiro num artigo da Foregin Affairs, e três anos mais tarde, num livro que foi traduzido para 39 linguas. Para o politólogo, no mundo do pós-Guerra Fria, os conflitos não oporiam mais os Estados-nações, mas nasceriam das diferenças culturais e religiosas existentes entre os povos.






Numa altura em que Israel decidiu bombardear e mssacrar os meninos do Hamas, em Gaza, acho que seria pertinente ler o seu livro. Nem que seja para depois apoiar ou opor-se às suas ideias...

Sem comentários: