segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Even dead people can win!

Obviamente, não vi os Globos de Ouro, que aconteceram esta madrugada em Nova Iorque. Mas vi algumas coisas que gostaria de ver neste futuro próximo, nomeadamente esta "Slumdog Milionaire", do Danny Boyle. Confesso que o sigo desde os tempos do "Trainspotting" e do "28 Dias" (um dos melhores filmes de terror que jamais vi), mas confesso quando li a sinopse do filme, sobre um menino dos favelas indianas que ganha a versão local do "Quem Quer Ser Milionário", fiquei com maior curiosidade.




Agora outra coisa: o normal é não se dar prémios a pessoas que já morreram. Que Heath Ledger era um excelente actor, não tenho dúvidas. Que ele extraía muito de si para fazer os papéis que fez, como no "Brokeback Mountain", disso tiro o chapéu. Que fez o impossivel, superar Jack Nicholson no papel de Joker (o Coringa, no Brasil), isso foi fantástico. Agora, ganhar prémios depois de morto, é para mim (sem desmerecer o galardão), uma espécie de "walk the line" que num mundo de Egos como o artistico, pode ser insultuoso para muitos.


No caso dos Oscares, só o Peter Finch conseguiu isso em 1976, mas ele ainda estava vivo quando soube da nomeação. Ganhou-a porque mereceu, mas lembro que nessa altura, outro dos nomeados, William Holden, (no mesmo filme) ter ficado extremamente zangado pelo facto de ter perdido com um morto... Será que, 33 anos depois, caso Ledger tenha uma nomeação (e vitória) post-mortem, os outros nomeados aguentem a ideia de serem passados por um morto?

1 comentário:

fidalgo disse...

os mortos nao ganham premios.

se vencer o oscar, é por aquilo que fez em vida, e os outros actores não terão nada que sentir esse sentimento, porque nao foi um morto que representou o papel de joker.

fazendo o paralelo à f1, rindt ganhou quando ja havia morrido, mas venceu por aquilo que fez em vida