sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O que será pior?

Digam lá vocês, o que será pior?


Seremos goleados fora de casa, com uns tipos que ainda não tinham conseguido qualquer ponto na Taça UEFA (e treinada por um rival do Quique Flores), ou um grupo de "Commandos" que colocaram uma cidade em pé de guerra?

Certamente seria o ataque terorista em Bombaim, mas também nunca pensei que o pesadelo se estendesse a Atenas, com um "ataque terrorista" aos 47 segundos de jogo, logo seguido por uma razia... Olhem, acho que a este Inferno, estes tipos não estavam habituados.


Ai, ai... não há UEFA para ninguém , este ano. Olha, concentremo-nos no campeonato.


E quanto a Bombaim... aquilo ainda está a ferro e fogo. Desta vez, estes terroristas sabiam bem o que queriam: pânico, morte e destruição.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Querem ver a pessoa mais velha do Mundo?

A partir de hoje, vão a Ourém. Dizendo melhor, vão a Corrijo, em Tomar. Pois é, desde ontem, a senhora Maria de Jesus Santos, com 113 anos e 78 dias, passou a ser a senhora mais velha do mundo. Mais um título acumulado, depois do nacional (em 2005) e do europeu (em 2006). Ah, velhota rija!


Nasceu a 10 de Setembro de 1893, casou-se em 1919, ficou viúva aos 57 anos de idade e nunca mais casou. É analfabeta, mas quis aprender a ler e a escrever depois dos cem anos! Só que não conseguiu, o que foi pena... Teve seis filhos, dos quais três ainda são vivos, e já tem onze netos, 16 bisnetos e cinco trinetos. É obra! Não lhe posso desejar uma longa vida, pois foi isso o que ela teve: uma vida longa...



E agora? Será que a TVI vai fazer um directo sobre ela, com direito a entrevista por parte da Manuela Moura Guedes? Sim, acho que é o ideal, pois se ela consegue perceber aquilo que o mentecapto do Vasco Pulido Valente tem a dizer, tem que entender as coisas que uma velhota dessa idade tem para dizer (ou não...), não acham?

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Recordar o passado, pelo Brain Estruming







Um dos meninos que anda por detrás do blogue "Brain Estruming" e um velho conhecido meu de Coimbra, que tem um daqueles belos sentidos de piada muito... er... engraçados. Então, decidiu abrir uma secção de "Nostalgia", onde faz recordar as memórias de infância e de adolsecência. Só que para alguns, esse tipo de memórias seria o "Verão Azul" ou a "Heidi", estes tipos lembraram-se do "Ballet Rose", a polémica série da RTP 1, onde se contava o escândalo que abalou o Portugal salazarento de então. Aqui podem ver algo que não vão ver mais: as mamas da Sofia Alves. São bonitas, não?
Enfim, vejam lá os videos, porque, como cantava o outro: "recordar é viver"...

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Um video para o fim de semana

Para começarmos bem o fim de semana, deixo-vos a musica que não quer sair da minha cabeça: "Tale Back The City" dos Snow Patrol. O video é quando eles foram ao programa britânico "Later With Jools Holland". Enjoy!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Já agora, algumas imagens da catástrofe




As imagens valem sempre por mil palavras...

Eu sei que andamos a experimentar, mas...

Eu sei que isto não é para ser levado a sério. Eu sei que este é um jogo particular, logo, devem ser feitas experiências. Eu sei que jogamos fora, eu sei que vai haver muitas substituições e tal, mas...




Sr. Queirós: devo levar a sério esta cabazada que o Brasil nos deu, este noite, em Brasilia, por 6-2? E já agora, o seu antecessor, o Felipão, foi assistir ao jogo. Será que se riu por dentro, ou ainda lhe dá um tempo? E nós? Olha que nem todos têm a mesma paciência do que eu... Prof. Queirós, tem que mostrar que sabe ganhar jogos, caso contrário, iremos ver a Africa do Sul por um canudo. E eventualmente, será por culpa sua.

Cara Manuela Ferreira Leite:

... se a ideia era de querer ser irónica, está no cargo errado. Este trabalho de líder da Oposição não é nenhum passeio, nem é para ser levado a brincar. Eu sei que a senhoa é um pouco para a Direita, quer ser séria, e quer ser levada a sério. Mas a senhora é fria, e iria fazer o mesmo trabalho de Cavaco Silva, quando esteve no Governo. Mas isso eram os anos 90, em que cresciamos mais do que o resto da Europa, mesmo em recessão.




Agora os tempos são diferentes. E tem mais Comunicação Social do que outrora. E mandar "bocas" como a senhor mandou, não só é perigoso, como é fatal, mata qualquer carreira politica. A senhor foi eleita porque respirava credibilidade, face a populistas como Santana Lopes, Luis Filipe Menezes, ou até Alberto João Jardim. Quem a ouviu ontem, naquele almoço, pensaria que a senhora bebeu demasiado, ou então fumou aquele tabaco que faz rir. Eu quero acreditar que disse tal frase nessas condições.






Deixe a comédia para outros, tá bom? Aliás, se quiser aprender com os melhores, inscreva-se nas Produções Fictícias, ou então esteja atenta às sextas-feiras, que é quando sai o "Inimigo Público", ou aos Domingos, quando for o Gato Fedorento. É que dando "tiros nos pés" a cada vez que abre a boca, faz com que fiquemos com saudades de Santana Lopes e Luis Filipe Menezes...

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Esta, vi na Cristina!

Fiz o teste, e deu nisto!










domingo, 16 de novembro de 2008

E os últimos a rir somos nós!

Quando o Benfica foi a Matosinhos empatar o jogo com o Leixões, depois de ter estado a ganhar com aquele golo do Cardozo, alguns andaram a rir-se de nós, pelo facto do Benfica não ter ganho a uma equipa que em casa, estava a sair-se muito bem. Confesso que não lhe liguei nenhuma, mas agora que passou algumas semanas, eu, benfiquista que sou, posso rir-me às gargalhadas.




E porquê?


Ora, o Leixões já jogou com os chamados "três grandes" nesta primeira volta, e em duas ocasiões, foi fora de casa, no Dragão e em Alvalade. Ganhou ambos os jogos, o último dos quais ontem à noite com o Sporting (0-1), e é neste momento o líder isolado do campeonato. Para um treinador que todos diziam que nunca iria ter sucesso fora da concha do Paços de Ferreira, José Mota, deve ser a melhor bofetada de luva branca que já foi dada esta época aos detractores de sofá, tão boa como a campanha do Sp. Braga nas competições europeias deste ano, por exemplo.


E dentro de umas semanas, voltaremos a Matosinhos para jogar com eles, para a Taça de Portugal. Espero que, quando for a altura, o Quique Flores encare esse jogo como se da final da Liga do Campeões se tratasse. Porque estes bebés já foram a uma final da Taça de Portugal em 2002, estavam eles na II Divisão B...


Para finalizar: gostei da sugestão do Quique Flores sobre os arbitros. Se há livre circulação de jogadores até à nausea (há planteis com 12 ou 13 brasileiros...), porque não de árbitros?

sábado, 15 de novembro de 2008

Algumas soltas...

Tive fora deste estaminé por uns dias, portanto, peço desculpa para os meus mais fiéis (ou seja... poucos). Mas aparentemente não há grande coisa para que possa comentar (as greves dos alunos e dos professores, a crise Mundial, todos o comentam...)


Então, cá vai:


- Os jogadores do Estrela de Amadora entregaram ontem um pré-aviso de greve, afirmando que não vão jogar na próxima jornada, caso não paguem o que devem. Vâo jogar no Domingo com o Benfica, mas eventualmente será o último jogo em muito tempo. E o que pode ser o "caso do ano" está cada vez mais próximo da realidade...


- Hoje, quando estava a ler as noticias num semanário desportivo, tava a ver uma entrevista do maior responsável da formula 1, um inglês chamado Bernie Ecclestone, afirmando que só deixara a Formula 1 depois de morto. O senhor tem 78 anos, e esteve ali a vida toda, logo, seria lógico que não tem pachorra para se retirar e contar os milhões.



Que isso seja lógico para ele, sim. Mas se acham que as palavras desse senhor é só paleio, então vão lá ver o senhor que há 27 anos está a frente de um certo clube azul e branco. Há anos que digo aos meus amigos que aquele senhor "só vai sair dali num pijama de madeira" (ego dixit). Portanto, quando o Jorge Nuno diz que não quer ficar no cargo por muito mais tempo, esqueçam! Vai arranjar sempre um motivo para ficar. E ficar. E ficar...

terça-feira, 11 de novembro de 2008

O próximo caso do futebol português?

Ontem à noite, enquanto via o jogo, soube que o Lito Vidigal, treinador do Estrela de Amadora, que acabara de eliminar a Académica de Coimbra no estádio dos "estudantes", disse que iria deixar de trabalhar a partir do dia seguinte.


Ora, ouvindo isto, lembrei-me de uma conversa que tive com um amigo meu, na sexta-feira, em que este me dizia que tinha dúvidas que eles se iriam apresentar ao jogo com o Benfica, no Estádio José Gomes.




O Estrela tem três meses de salários em atraso. Há situações de fome, quase desespero, e aqueles jogadores querem trabalhar, mas não de graça.




Eu pergunto: comio é que foi possivel deixar passar isto. A Liga não vê ou não quer ver?




Enfim, vou ficar atento aos próximos capítulos...

domingo, 9 de novembro de 2008

O Magalhães já ganha corridas!

Depois de uns dias fora, acabo de saber que Portugal conquistou esta madrugada, na China, a sua primeira vitória na A1GP, uma série de acesso à Formula 1. O piloto que guiava o bólide, construido pela Ferrari, é um rapaz de Coimbra chamado Filipe Albuquerque.




Naturalmente, fiquei ultra-feliz por este resultado, mas enquanto via fotos e videos sobre o feito, descobri esta foto que ilustra o post. Pois é, o carro é patrocinado pelo Magalhães! Será que os Gatos, na sua obssessão pelo Magalhães, vão gozar com isto, ou teremos que aturar esses computadores até que o Inferno gele?


Já agora... parabéns, Filipe! Espero que seja o primeiro de muitos, e que não esteja longe o dia em que voltaremos a ver um piloto português na Formula 1!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Barack Obama - 44º Presidente dos Estados Unidos

Parabéns, americanos. Estou orgulhoso de vocês. Fizeram a escolha certa.


Agora, vem o resto. Será um dia para lembrar, é certo. Mas de que forma?
Por enquanto não pensemos nisso, pois hoje, hoje, meus amigos, vai ser o segundo dia memorável deste século XXI. E desta vez, espero, vai ser um bom dia para lembrar.

Pleno calor da noite eleitoral americana...

São quase três da manhã por aqui, ando a acompanhar religiosamente os resultados na TV. No momento em que escrevo isto, Obama vai ganhar na Pennsilvania, no Ohio, e está na frente na Florida, enquanto que na Virginia, está lado a lado com John McCain. Mas Obama tem 200 votos eleitorais, e McCain cerca de 70. E Califórnia vai dar 55, todos democratas...




Em suma, estamos a duas horas do anuncio oficial de que Barack Obama vai ser o 44º presidente dos Estados Unidos.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Hoje, é o dia!

Hoje, é o dia mais decisivo do ano. Talvez seja o segundo dia decisivo que o século XXI conheceu, sendo a primeira data o 11 de Setembro de 2001. Hoje, mais de 150 milhões de pessoas, em 50 estados americanos, vão colocar o seu voto, numa eleição indirecta, para elegerem os chamados "Grandes Eleitores", que depois escolherão quem será o presidente dos Estados Unidos. Qualquer um dos candidatos, Barack Obama e John McCain, precisam de 270 para garantir a eleição presidencial. Foi graças a isso que em 2000, George W. Bush, que perdera o voto popular, ganhara por 587 votos, o estado da Florida, conseguindo os 27 votos necessários para se tornar no presidente americano. E até hoje, se diz que esses votos foram considerados fraudulentos...

Vai ser uma longa madrugada parta ambos os candidatos. Para Obama, que tem a certeza da vitória, mas que precisa que essa dinâmica seja levada para as urnas, e que se traduza em resultados, e para John McCain, um lutador, reza por um milagre, que a sua maneira de fazer diferente, o "maverick" de Washington, o "rebelde" do Senado e do próprio Partido Republicano, cada vez mais virado à direita, seja compensado pelos eleitores, dando-lhe uma segunda chance. Chance que precisa desesperadamente, pois ele já tem 72 anos...


Em suma, eis as cartas em jogo, naquela que não sendo a maior ou a mais populosa democracia do Mundo, mas talvez a mais importante. E o resto do Mundo prende a respiração...

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Foi um belo final!

Vejo Formula 1 a sério desde 1982. Em mais de 25 anos de transmissões, vi muita coisa que me alegrou, que me entristeceu, em que me envergonhou. Vi campeões a nascer, vi grandes carambolas, vi conduções magistrais à chuva, vi o dia mais negro do automobilsimo, vi multidões em delírio e em fúria, vi ataques ao "fair-play", tudo isso.

Vi no ecrã pilotos como Alain Prost, Ayrton Senna, Nigel Mansell, Nelson Piquet, Michael Schumacher, Keke Rosberg, Gerhard Berger, Jean Alesi, Jacques Villeneuve, Mika Hakkinen, Heinz-Harald Frentzen, Rubens Barrichello, David Coulthard... a lista é enorme. Vi e torci pelos portugueses que entraram naquele restrito clube: Pedro Lamy, Tiago Monteiro, Pedro Matos Chaves. Mas hoje...


Hoje, vi um piloto, Felipe Massa, ter o título mundial durante dez segundos. Vi alguém a ganhar em casa, a sua casa, perante uma multidão em delírio. E vi também alguém, que considero um génio, a fazer uma corrida calculista, a tentar aguentar-se em pista, a correr por um quinto lugar, e a ser ultrapassado por outro génio da Formula 1, Sebastien Vettel. E a duas curvas do fim, ver Lewis Hamilton a perder um título por uma segunda vez consecutiva. E depois, ver outro piloto, Timo Glock, que tinha feito uma aposta arriscada, correndo com pneus secos numa pista cada vez mais molhada e perder tudo na última volta, a 200 metros da meta.


O campeonato do Mundo de Formula 1, depois de 18 corridas e nove meses, decidiu-se na última volta. Acreditariam numa coisa destas? Eu não! Mas aconteceu.


No final: Parabéns a Lewis Hamilton, pelo título alcançado. Ele merece-o. Também dou os parabéns ao Felipe Massa. Fez de tudo para ganhar aquele título, mas os erros não foram de hoje, já vinham de trás. Então a mangueirada de Singapura...


Foi o melhor final da história da Formula 1, sem dúvida! Agora, que venha 2009.

sábado, 1 de novembro de 2008

Tiro no Porta - Aviões!

O F.C. Porto está em crise. Perdeu 1-0 com a Naval, e é a terceira derrota consecutiva que o clube nortenho sofre nesta temporada. O golo foi marcado por... um estreante chamado Daniel Cruz. Será que este vai ser mais uma nova contratação para algum dos três grandes?


Claro, confesso gostei de ver a careta do Jorge Nuno no final do jogo, pois agora prova do veneno que espalhou. E quanto aos jogadores e treinador, peçam escolta policial até às suas casas, pois os Super Dragões teve estar a queimar os automóveis no Centro de Estágio de Gaia...

Epá, a pessoa que lhe dará a má noticia ao Reinaldo Teles? É que vai ter de o fazer com muito, mas muito jeitinho, porque senão... o homem bate a bota mesmo!