quinta-feira, 23 de abril de 2009

Quem já leu o Jornal das Caldas?

Como ando? Mentalmente exausto. Trabalhar numa redacção de jornal é assim...


Contudo, agora que as coisas estão mais calmas na redacção onde trabalho (edição fechada), tenho tempo para ver as coisas que se passam à minha volta, nomeadamente os jornais locais. E um em particular, me toca: o Jornal das Caldas.




Tem 48 páginas e é baratucho: 50 cêntimos. Mas quando se diz que a primeira página é o espelho do que vai encontrar dentro dela, isso é verdade: esta última edição que tenho nas mãos, o de 15 de Abril, é uma verdadeira cacofonia: seis matérias, mais uma coluna só de publicidade, dos mais variados assuntos. Todos do mesmo tamanho, com diferenças subtis. Credo!




Mas podem ver isso melhor, quando lerem à edição PDF.




O interior é pior. Chego a ler sete noticias numa página. E não são "breves", ou se forem, é daquelas enooormes! Enfim... o que se safa é a edição online, que é melhor, confesso.




Não sei, mas ao ler isto, fiquei com uma ideia de como NÃO FAZER um jornal. Pode ser que o preço da publicidade seja mais baixa nas Caldas do que em Leiria ou Coimbra, mas essa cidade não está no interior do país, caramba!

1 comentário:

Zyrkuus disse...

Boa noite. Atente-se aos telhados de vidro! Falou num projecto no qual participa e que não me parece estar muito diferente do que aqui critica!

- Bisemanário = sai duas vezes por semana (e não uma).
- O Melhor Jornal Desportivo (falou em Caldas, até o Gazeta, que é generalista, faz melhor).

Parece-me, entre muitos outros registos sobre o jornal, que estes dois se referem a uma péssima comunicação entre o mesmo e o seu público. Começar assim, descridibiliza logo à partida o jornal!

Oxalá que melhorem (e muito). Projecto interessante, que bem trabalhado terá certamente futuro.