terça-feira, 30 de junho de 2009

Outro avião? Infelizmente sim...

Acordei esta manhã com a noticia da queda de um Airbus A310 iemenita, que fazia a rota entre Sanaa, no capital do Iemen, e as Ilhas Comores, com 153 pessoas a bordo. Aparentemente, foi resgatado um sobrevivente das águas do Indico, uma criança.




Permanece desconhecida a causa do acidente do avião, um Airbus A310 operado pelas linhas aéreas estatais do Iémen, sendo relatada a existência de más condições climatéricas na região da rota do voo. “Havia ventos muitos fortes e vagas grandes”, sublinhou Mohammed al-Soumairi, vice-director-geral das linhas aéreas iemenitas, em declarações citadas pela agência noticiosa francesa AFP. Al-Soumairi notou também que se mantêm as mesmas condições climatéricas, o que está a causar dificuldades às operações de resgate. Foram detectados alguns corpos a flutuar e ainda vários destroços do aparelho, nomeadamente a carlinga.


O ministro francês dos Transportes, Dominique Bussereau, revelou que algumas “falhas” tinham sido detectadas no aparelho durante inspecções feitas em França em 2007, ficando as linhas aéreas do Iémen sob avaliação mas não na “lista negra”. “Desde essa data que avião não voltou a França”, precisou ainda o ministro, em declarações ao canal de televisão I-tele. A empresa aérea estatal do Iémen deveria em breve responder num inquérito perante o comité de segurança da União Europeia.


As agências avançam ainda relatos de que os pilotos do Airbus tentaram fazer uma aterragem numa das três ilhas das Comores, Njazidja, mas tal informação não recebeu ainda qualquer confirmação oficial.


Quando amanhã se assinalará um mês sobre o desaparecimento do Airbus A330 da Air France, o fatidico vôo AF447, a queda de outro avião, com pelo menos metade dos passageiros de origem francesa (pelo menos 66 pessoas), dois acidente em tão curto espaço de tempo deve ser um grande choque naquele país. Que tragédia...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

O post do costume...

... sobre a famosa nua de Julho. Calhou a Rita Mendes, que desde que saiu do Curto Circuito, a carreira dela foi sempre a descer. Faz ela bem tirar a roupa. Goza os 30 mil e mais um mês de sucesso nas bancas. Eu se fosse o director da revista, colocava uma clausula a elas: so uma vez e chega!

Veremos o ensaio dela. Se for como os outros... mas o que me consola é que a revista é muito mais do que isso.

Michael Jackson (1958-2009)

"Wacko Jacko is dead!" O artista fica, o homem foi-se. Agora vem a segunda parte, aquela em que aparecerão os tributos, os relançamentos e as biografias não autorizadas... o Natal de 2009 vai ser quente!




Vai ser também engraçado em saber se muitas das "estórias" tem algum fundo de verdade ou apenas treta dos tablóides, não é? Mas tirando toda aquela treta da pedofilia e dos seus hábitos estranhos, o artista era algo irrepetível, quer na maneira como se comportava em palco, quer na maneira como fazia os seus videos. Os anos 80 não são o que são sem a presença dele, isso é verdade.

domingo, 7 de junho de 2009

Os três minutos

O título deste post demonstra o tempo que faltava entre um empate que saberia a derrota, e uma vitória que deu um balão de oxigénio às esperanças portuguesas ao Mundial de 2010 na Africa do Sul. Num jogo difícil, contra a Albânia, um adversário sem grande expressão mas que tinha sacado um empate em Braga, os comandados de Carlos Queirós só tinham duas hipóteses: Ganhar ou... ganhar.


Teve de ser uma cabeçada vitoriosa de Bruno Alves para terminar o sofrimento português face à Albânia, que depois de um golo de Hugo Almeida, reagiu logo de imediato, em cerca de dois minutos, e voltou à primeira forma, com o golo do empate. Nos minutos a seguir, Lá andavam os avançados portugueses (alguém se lembra da razão porque Luis boa Morte foi convocado?) a tentar furar a defesa, mas... nada. 45 minutos de tentativas, na segunda parte, tiveram exito... três minutos para lá da hora, quando foi... Bruno Alves, um defesa, resolveu a situação. E lá se ganhou um balão de oxigénio, numa campanha que se revela como muito sofrida, para dizer o mínimo.




Para terminar, quero dizer isto: aos que criticavam o Luiz Filipe Scolari, digo que eramos felizes, mas não sabiam. Da próxima, não sejam ingratos!

P.S: Leiam a crónica do jogo no jornal Público. Vale a pena!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

The End: David Carradine (1936-2009)

David Carradine, o homem que encarnou Kwai Chang Caine em "Kung Fu" e que recentemente foi Bill nos dois filmes da saga "Kill Bill", de Quentin Tarantino, morreu esta Quarta-feira em Bangkok, aos 73 anos de idade. Carradine estava na Tailândia em filmagens quando foi encontrado com uma corda ao pescoço e... ao pénis, o que sugere asfixiação autoerótica.

Caso seja verdadeiro, não seria a primeira vez que uma celebridade tem uma morte destas. Em Dezembro de 1997, o então vocalista dos INXS, Michael Hutchence, foi encontrado morto no seu quarto de hotel em Sydney, com o seu cinto à volta do pescoço, numa posição que sugeria asfixiação autoerótica. Contudo, isso não foi confirmado então pelo médico legista que fez a autópsia ao cantor australiano.

Nascido a 8 de Dezembro de 1936 como John Arthur Carradine, vinha de uma familia de actores: o seu pai John Carradine, o seu irmão Rruce e os seus meio-irmão Keith e Robert, todos actuaram em TV, teatro e cinema. Começou a sua carreira na TV, em 1964, e em 1966 participa na série Shane, de curta duração. Seis anos depois faz a série que o torna famoso: "Kung Fu". A sua personagem, Kwai Chang Caine, é um mestre de kung fu que sai da china e percorre o Oeste Americano, em meados do século XIX. A série dura quatro anos e foi nomeado para o primeiros dos seus quatro Globos de Ouro para TV.

Fez depois um biopic de Woody Guthrie em 1976, chamado "Bound For Glory", em 1985 teve uma participação secundária, mas memorável na séreie televisiva "Norte e Sul", como Justin LaMotte, o marido colérico de Madelaine Labray, a apaixonada de Orry Main. Em ambas as situações foi nomeado para Globos de Ouro.

Fez mais de cem filmes e séries televisivas, e mais recentemente, para além da recuperação por parte de Quentin Tarantino em "Kill Bill", mas também teve participações em séries como "Alias" e files como "Death Race".

As últimas da "república do caju"

A Guiné-Bissau voltou a praticar esta madrugada o seu desporto favorito: o assassinato de politicos. Dois meses depois de matarem o presidente da républica, Nino Vieira, e o chefe do Estado Maior, General Tagme Na Waie, esta madrugada, um grupo de homens armados decidiram matar o ex-primeiro ministro Fausto Imbali, o ministro da Administração Territorial em funções e candidato presidencial, Baciro Dabó, e um antigo ministro da Defesa, Hélder Proença.




O Governo de Bissau acusa-os de envolvimento num golpe de estado, que estaria a decorrer na madrugada de hoje, aproveitando a ausência do primeiro-ministro, Carlos Gomes Junior, que se encontra em visita privada a Portugal.


Dabó, um antigo aliado de Nino Vieira, era também membro do partido histórico PAIGC, e apresentava-se como independente às eleições presidenciais, que estão marcadas para 28 de Junho. Desconhecem-se os pormenores desta agitação de hoje, mas existem eleições marcadas para o final do mês. Será que vão acontecer, com estas mortes? Pela lei guineense, o assassinato de um candidato obriga à remarcação delas...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Mais uma actualização (parte II)

Sobre o desaparecimento do avião da Air France, as últimas noticais referem que existem pelo menos 60 passageiros franceses, 60 brasileiros, cinco italianos, três marroquinos e um português na lista de passageiros do desafortunado võo AF 447, que fazia a ligação entre Rio de Janeiro e Paris.




Entretanto, as autoridades de aviação brasileiras revelaram que o avião da Air France dado como desaparecido se encontrava a mais de 500 quilómetros da costa aquando do seu último contacto via rádio. O Governo francês pediu prudência na divulgação de informações, já depois de um porta-voz da companhia aérea ter dito que “o mais verosímil” é o Airbus A 330, com 228 pessoas a bordo, ter sido “atingido por um raio”, já que a última comunicação proveniente do avião ter revelado que tinha sofrido uma avaria eléctrica seis minutos antes do avião ter desaparecido dos radares.



Às 22h33 (02h33 hora de Lisboa), o voo AFR 447 estabeleceu o seu último contacto via rádio com o Centro de Controlo da Zona Atlântica”, lê-se num comunicado oficial, adiantando que, nessa altura, o aparelho se encontrava a 565 quilómetros da cidade costeira de Natal, no Nordeste do Brasil. O avião desapareceu numa zona de transição entre o radar brasileiro e o senegalês/cabo-verdiano, daí que a zona de buscas ser enorme (mais de dois mil quilómetros entre Natal e a Ilha do Sal)


Apesar das buscas, infelizmente espera-se o pior, pois nenhum dos lados, brasileiro e francês, acredita que haja algum sobrevivente.

Pequena actualização do caso do dia...

Agora que passa da uma da tarde, sabem-se algumas novidades acerca do Airbus A330, vôo AF 447 da Air France que desapareceu esta manhã dos radares brasileiros. O avião experienciou problemas electricos após passar por uma zona de turbulência, seis minutos antes de desaparecer nos radares. O avião é novo (está na frota desde 2005) e tem um registo de vôo considerado como "impecável". O site brasileiro Terra diz que o avião pode ter sido atingido por um raio.

O João Pacheco Miranda, correspondente da RTP no Rio de Janeiro, refere que a possibilidade de haver portugueses a bordo é real, pois há muita gente que procura vôos entre o Rio de Janeiro e Paris, como alternativa ao vôo directo entre o Rio e Lisboa, pois este costuma ser mais barato. Quanto à lista de passageiros, pouco se sabe, pois fala-se que há 61 passageiros franceses e cinco italianos. Não se sabe quantos brasileiros (e ou portugueses) iam a bordo.


Também soube-se que há um avião português de prevenção na ilha da Madeira, pois a rota poderia passar pelo arquipélago português. Os especialistas falam que, caso se tenha depenhado no meio do Atlântico, poderá ter caido numa zona de grande profundidade, logo, poderá demorar dias até que se encontrem os destroços. O que se sabe é que a Força Aérea Brasileira e francesa mandaram aviões para a área. E à medida que as horas passam, a hipótese de sobreviventes já é remota...

Por onde é que anda?

Desde esta manhã que se procura na zona entre Fernando de Noronha, no Brasil, e a costa de Marrocos por um avião Airbus A330 da Air France, que fazia a ligação entre Rio de Janeiro e Paris. O avião deveria ter chegado à capital francesa às 10 da manhã de hoje ao aeroporto de Roissy/Charles de Gaulle, mas está sumido dos radares desde as 9 da manhã.




Segundo as noticias, o avião com o código AF 447, transportava 216 passageiros e 15 tripulantes. Um responsável da Air France já afirmou que não tem "muitas esperanças" de encontrar o avião, e a Força Aérea Brasileira já iniciou as buscas. “A Air France lamenta anunciar que está sem notícias do voo AF 447 que efectua a ligação Rio-Paris com 216 passageiros a bordo e partilha a emoção e a inquietação das famílias envolvidas”, disse à AFP uma porta-voz da companhia aérea.


Já agora, caso o pior aconteça (gostaria que não acontecesse, mas não acredito) não será a primeira vez que houve um desastre nesta rota. A 11 de Julho de 1973, um Boeing 707 da Varig incendiou-se e aterrou de emergência num campo de cebolas nos arredores de Paris, matando 123 dos 134 passageiros a bordo.