terça-feira, 31 de março de 2009

Acho que nem devia ser permitido...

... por ser um jogo a feijões! Mas enfim, Portugal dominou e venceu esta noite a Africa do Sul por 2-0, na cidade suiça de Lausanne, num jogo para "emigrante ver". Mas a equipa nacional tinha que mostrar às pessoas que aquele 0-0 frente à Suécia, no Sábado, fora mais azar do que falta de pontaria, embora saibamos que é o contrário...




Enfim, o Carlos Queiroz vai tirar a barba, parabéns. Agora espero que saiba que tem cinco jogos pela frente e não pode perder nenhum, pois caso contrário, está tudo perdido, e veremos a Africa do Sul por um canudo. Querem apostar?

E da Primavera ou é a nova moda?

Como não ligo nenhuma à Cidade FM e não vejo o Curto Circuito há eras, confesso que fiquei um pouco surpreendido quando li hoje esta noticia do Diário de Noticias:




Animadora da Cidade FM passeia nua no Chiado




O desafio, lançado em directo no programa da manhã da Cidade FM, Abre a Pestana, a Joana Azevedo, por Pedro Marques, consistia em que a animadora usasse durante duas semanas a mesma roupa. E, caso perdesse, teria de se passear nua pela movimentada zona do Chiado, em Lisboa.



Segundo a estação, em comunicado, como a sua animadora foi vista pelos ouvintes a usar uma roupa diferente no programa televisivo Curto-Circuito, na SIC Radical, perdeu a aposta e vai ter de se passear nua, naquela zona da capital.



Assim, no próximo dia 6 de Abril, segunda-feira, pelas 17.00, nos Armazéns do Chiado os ouvintes estão convidados a ver Joana Azevedo a passear-se nua naquele espaço.




Será da Primavera ou é para comemorar a chegada da Playboy no nosso país? Bom, pelo que vejo no site deles, parece que a coisa ainda não é definitiva. E não sei se tal coisa acontecerá no dia em questão, pois está dependente da decisão do outro animador, o Pedro Ribeiro. Uma coisa é certa: parace que está a virar moda...

sábado, 28 de março de 2009

E que tal admitirem a derrota?

Antes tinha umas ideias. Agora tenho a certeza: não vamos ao Mundial.

Claro, matemáticamente temos hipóteses, mas depois do jogo desta noite, onde nos fartamos de rematar, para não marcar nenhum, posso dizer que em termos de espírito, não estaremos na Africa do Sul no Verão de 2010. Temos só empatado com tudo e com todos, rematanto a torto e a direito, mas a ser eficaz... zero.

Enfim, se fosse a eles, seria melhor deitar a toalha no chão e começar a pensar em 2012, na Polónia e Ucrânia, e em 2014, no Brasil. É que como estamos em fase de renovação, dava jeito um avançado com "Killer instinct". O que não existe, neste momento. Tenho pena do Carlos Queiroz, mas é assim...

"Goodbye South Africa, goodbye". E o irónico é que na terça-feira jogamos com eles num particular, na Suiça. Não acham que isto é MESMO a feijões?

sexta-feira, 27 de março de 2009

Eis a capa!

Contudo, fiquei desiludido com duas coisas:

1 - A revista só sai amanhã.
2 - Não há nu frontal. Pelo menos na menina mediática... certos hábitos demoram a morrer.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Pois é... É já amanhã!

Faltam pouco menos de 24 horas para saber quem é a primeira contemplada na capa da primeira Playboy portuguesa. E a menina que vai posar em primeiro lugar, quem é, perguntam vocês? É a Mónica Sofia, ex-Delirium. Mas soube-se hoje de mais dois nomes de mulheres que por 30 mil euros, acitaram posar como vieram ao mundo: Sandra Coias e Liliana Campos. Pelo que se ouviu nas noticias, a Liliana pediu 50 mil euros, e aceitaram. As outras duas já tiraram as fotografias, e agora a duvida é saber se vão aparecer cada uma delas em edições separadas, ou aparecerão juntos.


Não posso dizer que fico desiludido. Fico é um pouco surpreendido por ver que mulheres maduras, da casa dos 35 anos (a Mónica tem um pouco menos, 31), a aceitarem isto. Apetece dizer isto: "Se a menina tiver 20 anos, posa para a FHM. Se tiver 35, posa para a Playboy". Acho que é uma ideia do tipo de pessoas que querem, e o público-alvo da revista: homens mais maduros, dos 29 para cima. Acho que sim. Para adolescentes, já temos a FHM e a Maxmen... a GQ é mais intelectual.


E agora? Bom, posso dizer que ainda bem que apareceu. Agora podemos dizer que "fazemos parte da civilização ocidental"... Sempre defendi uma versão portuguesa da revista. Se existia a versão brasileira, há mais de 33 anos, e sabendo que existe há oito anos revistas masculinas (a Maxmen é a mais antiga de todas), onde as meninas posam de fato de banho, ou tapam com os braços as partes pudibundas, porque não poderia haver a Playboy tuga?

E outra coisa: a revista é muito mais do que ensaios artisticos de senhoras posando como vieram ao mundo. São artigos de outras áreas, entrevistas, e colunistas importantes. O Nuno Markl vai escrever para lá, portanto, humor vai haver... Agora só falta ver o Ricardo Araujo Pereira a escrever ou a ser entrevistado por eles. Isso é que seria fixe!

Enfim, amanhã é uma nova era neste tipo de revistas, meus amigos.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Algumas considerações sobre o fim de semana

Bom... o fim de semana passou rápido, mas consegui divertir-me na mesma, apesar dos trabalhos, atrasos, e outros que tais. O jornal atrasou-se em termos de data de lançamento (esta semana já haverá um dia definitivo para o numero zero), porque o paginador que arranjamos decidiu mudar tudo de alto a baixo, e agora vamos a ver como vai ser a nova solução.



Enfim, eis as minhas opiniões sobre o que se passou no Sábado e Domingo (e também hoje, não é?)



Primeiro: a final da Taça da Liga. Eu que sou benfiquista, até achei que fomos bastante beneficiados, e honestamente, não gosto de ganhar dessa maneira. Os sportinguistas estavam lixados, e com razão. Eu se fosse a eles, ia embora da Taça da Liga e não punha lá mais os pés. E claro, devolvia as medalhas. Mas o Quique pode dizer que esta época não é uma seca, em termos de troféus, pois esta já canta. É uma Taça roubada, mas é uma Taça...


Segundo: a senhora Goody, que queria ganhar uma pipa de massa com a sua própria morte, conseguiu os seus intentos. Morreu ontem de manhã, com 27 anos, e com tumores espalahados pelo corpo. Desconheço se filmaram os últimos momentos de vida, mas isso é capaz de ter acontecido. Dentro de alguns meses, algures numa TV perto de si, veremos a sua agonia final. Querem apostar? E já agora... ela ganhou 4,2 milhões de libras só com isto tudo. Agora veremos como vai ser gasto.


Terceiro: o Bento XVI tirou uma semana de férias e foi a Africa. Mal saiu de Roma, disse o primeiro disparate de dia, dizendo ser contra o preservativo. O escarecéu do costume (e com razã) prova que este senhor está cada vez mais fora do contacto com a realidade. É o que dá escolher alguém com 82 anos de idade. A Igreja Católica, na minha opinião, já não tem solução possivel...


Quarto: tive a sorte de ver ontem à noite uma "Sci-Fi Session" num canal por cabo. Em dose dupla, vi "2001 - Odisseia no Espaço" e "2010 - O Ano do Contacto". Comparar os dois é como comparar a noite e o dia. São dois filmes diferentes. O primeiro é quase uma experiência religiosa, o segundo é um banal filme de ficção cientifica. Mas mesmo assim, vale a pena serem vistos, para começarmos a ver o que se previu na altura, e o que aconteceu na realidade. Pelo menos esse exercício tem de ser feito.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Mais uma previsão falhada do Mestre Alves...



O Sc. Braga perdeu esta noite por 1-0 frente ao Paris Saint-Germain, na "Pedreira" do Braga. O resultado é um pouco injusto para aquilo que o clube merecia, pois discutiu o resultado com unhas e dentes...


No final, é mais um resultado que o Mestre Alves não conseguiu acertar. É que ele disse que os bracarenses iriam chegar ao final da Taça UEFA, depois de "adivinhar" no final do ano passado outras coisas mirabolantes, como a passagem do Sporting aos quartos de final da Liga dos Campeões, numa altura em que já se sabia que o Bayern de Munique iria ser o adversário deles...


Forças ocultas impediram o acerto dos resultados? Ou será puro charlatanismo?

sábado, 14 de março de 2009

A foto do dia, para mim!

Tava a ver isto no Twitter: a nova cara do Nuno Markl, de barba aparada e a aperaltar-se para a sua aparição na Playboy. Não resisti a colocar aqui a foto, para que todos possam ver aquilo que é agora na sua nova fase: barba aparada, a namorar com um mulherão, Ana Galvão, que entretanto está a desenvolver dentro dela um Markl Jr.!

E já agora: ele diz que isto foi tirado pelo fotógrafo da revista. Uma pausa nas meninas nuas para "tirar o boneco" a uma cara destas, acho que é mais uma razão para comprar a dita cuja, a partir de 27 de Março!

Que porcaria!

Eu, que andava tão contentinho e a rir com as desgraças dos outros, afinal tinha que assistir ao regresso ao campeonato doméstico para ver... o Benfica a perder em casa frente ao Guimarães, e o Sporting a ganhar ao Rio Ave por 2-0.




Não é justo! O Benfica não está aqui a ser o "abono de familia", salvando o coiro dos outros. Arranjem outro!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Estas são fixes!

Desculpem lá atazanar vocês, sportinguistas, mas... tenho que aproveitar, não é? HAHAHA...

Esta saquei daqui:

1 - Cavaco Silva alterou a data da visita à Alemanha de modo a não estar lá na data do jogo do Sporting.


2 - Ao intervalo Miguel Veloso fechou-se no balneário do Bayern e pediu asilo desportivo e um cachorro quente.


3 - BWIN devolveu o dinheiro à pessoa que ontem apostou na vitória do Sporting por poder tratar-se de um erro informático.


4 - Miguel Veloso bebeu sete 7up no avião só para chatear o Paulo Bento.


5 - A mulher de Paulo Bento ontem obrigou-o a dormir sofá da sala.


6 - A UEFA pretende criar a “lei Polga” que impõe limite exibicional mínimo para um jogador poder voltar a jogar na Champions.


7 - Rui Patrício não defendeu mais porque luvas especiais paquistanesas foram apreendidas pela alfandega alemã por suspeita de terrorismo.


Bom, parece que pelas bandas de Alvaldade (e Alcochete também), andaram a pintar umas coisas giras a verde na porta da Academia. Umas coisas um bocado "elogiosas"... E a mulher do Polga veio colocar a "boca no trombone" como dizem em terras de Vera Cruz. Não foram muito gentis, pelo que se sabe... enfim, parece que Alvalade arde. Quem diria!

Não estranhem...

... alguma ausência de posts por estes dias. Tou a meio de um projecto que lhes mostrarei em breve, espero eu. Um ou dois daqui devem saber onde é que estou a meter, mas por favor, não contem. Daqui a uma semana resolvo o mistério, tá bom?

Para acabar: o 24 Horas disse na sua edição de ontem que a Silvia Rizzo foi abordada pela Playboy, e que recusou, por agora. Se abordaram uma MILF (boazona, mas uma MILF), o que poderá vir ai no dia 27? Vai ser interessante de seguir...

quarta-feira, 11 de março de 2009

Sporting Lissabon?

Das ist ein grosse scheisse!


Os adeptos do Bayern de Munique devem pensar agora na sorte que tiveram em ter um adversário tão tenrinho como o Sporting. O "sonho" dos adeptos benfiquistas, aquele dos 15 a zero, esteve muito próximo da realidade...


Claro, os adeptos sportinguistas não querem vê-los nem pintados a ouro e polvilhados a esmeralda (que é verdade, como sabem). A claque foi fazer uma "espera", mas a policia tentou evitar males maiores. As quatro da manhã, não convinha. Mas eles vão ter de os enfrentar!


Quanto à imprensa, foram implacáveis. Se os alemães gozam, os portugueses sentem vergonha. Quando o jornal "A Bola" diz "Os Sportinguistas não merecem isto", acho que diz tudo. E n'"O Jogo", João Pinto, ex-jogador da equipa, foi lapidar: "Entraram em campo derrotados". Enfim, bitaites de uma equipa que ontem à noite, mais parecia um bando de malta porreira que se junta para jogar futebol...

terça-feira, 10 de março de 2009

Desculpem-me lá, mas...

É nestas noites que posso dizer com toda a certeza: "Graças a Deus que não sou Sportinguista!"

É que pessoalmente, acho que não aguentaria no dia seguinte piadas como esta:

- Querido, já são oito.
- O quê? O Esbording já levou mais um golo?


É que, feitas as cointas, o Sporting levou em apenas quatro jogos (dois com o Barcelona e dois com o Bayern) a incrivel soma de... 22 golos! Quatro goleadas numa só época de Liga dos Campeões. Quem aguentaria? É mau demais para ser verdade, pessoal!

Por fim, a Playboy portuguesa está a chegar!

82 mil exemplares
3,95 euros por exemplar
Nuno Markl, Nuno Saraiva e Pedro Paixão como colunistas
Data de saida: 27 de Março.


Pois é: por fim, a versão portuguesa da Playboy já tem data marcada para a estreia. Só faltam dois mistérios para resolver. Quem é o director, e quem é a menina da capa e da "centerfold". Até lá, aceitam-se apostas. É provavelmente o acontecimento editorial de 2009!

Para agitar as águas...

As coisas ficaram calmas na Irlanda do Norte, depois do Acordo da Sexta-Feira Santa, mas as tensões sempre foram latentes, principalmente desde há alguns meses, quando grupos mais extremistas, como o IRA Verdadeiro, estavam a reunir armas e operacionais para colocar as coisas "tal como eram antes". E desde Sábado, dois soldados e um policia foram abatidos por elementos do IRA Verdadeiro.

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, garantiu pouco após o ataque da Sábado que a Irlanda do Norte "não voltará" aos erros do passado. "Não permitiremos que destruam ou abalem o processo político", adiantou. Os habitantes da Irlanda do Norte "não querem um regresso ao tempo em que as armas de reinavam nas ruas".


Há 10 anos que não era assassinado um polícia na Irlanda do Norte, e os recentes episódios fazem aumentar a tensão e o receio de violência. O IRA abandonou a luta armada em 2005, mas o grupo dissidente IRA Verdadeiro, que resultou de uma cisão do IRA, em 1997, continua a opor-se ao domínio britânico, e foi autor de um dos mais sangrentos atentados do conflito, na localidade de Omagh, onde em 1998 morreram 29 pessoas. A violência na Irlanda do Norte causou desde o final dos anos 60 até ao acordo de paz assinado em 1998, cerca de 3600 mortos.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Eis um assunto interessante para ler...

O número de americanos que se consideram cristãos diminuiu nos últimos 18 anos nos Estados Unidos, enquanto a percentagem de pessoas que declaram não ter religião aumentou, revela um estudo do Trinity College, do Connecticut.

(...)


O número de agnósticos, ateus ou de pessoas que não se identificam com qualquer confissão religiosa duplicou neste período e representa hoje 15 por cento dos norte-americanos, o equivalente a 4,7 milhões de pessoas. Metade serão agnósticos e metade ateus, refere o estudo. Em 1990, eram apenas 8,2 por cento e em 2001, data em que este estudo foi feito pela segunda vez, 14,1.

Por outro lado, o número de americanos que se identificam como cristãos baixou de 86 para 76 por cento. Com o crescimento dos católicos e, sobretudo, dos evangélicos, foram os protestantes “tradicionais” quem pagou a factura desta descida. (...)

in Público.

Vá lá... nem todos os americanos são loucos. E quando a religião se tornou numa arma politica, o que é contrário à lei de separação da Igreja com o Estado, acho que isto é uma espécie de reacção. Cada vez mais americanos chegam à conclusão que entre religião e consciência, o bom senso ganha terreno...

Zé Pinhel, in Memoriam




A semana passada, quando conversava com uma amiga minha da Universidade, soube que um nosso colega em comum tinha-se atirado do sétimo andar há cerca de mês e meio, dois meses. Ele tinha 25 anos de idade, e confesso, em jeito de desabafo, que não fiquei muito surpreendido com tal desfecho.


Conheci o Zé quando entrei na Universidade de Coimbra, em finais de 2001. Desde logo, ficamos amigos, e admirei o seu estilo bem humorado, quase de cómico. Ia muitas vezes à casa dele, que se situava na altura nas traseiras do Cinema Avenida (mais tarde, muita da minha vida universitária andaria por ali, pois outros colegas meus tinham lá casa). Ele tinha uma enorme colecção de CD's de musica, uma TV, um DVD, muitos videos... naquela sala, no meu primeiro ano de Coimbra, ficavamos lá a fumar umas brocas com algum pessoal do curso.


Lembro-me particularmente de uma noite, já um bocado "podres" (fumo + ganza) começamos a fazer um jogo, a tentar adivinhar as bandas musicais pela letra inicial. Caso falhassemos, tinhamos que beber um trago. Sabe-se lá como, consegui não falhar uma, e o pessoal ficava espantado com o meu conhecimento de bandas musicais de vários géneros.


Lembro-me que nessa altura, nós três (eu, ele e o António Bonifácio, o Bonas) gostavamos de ouvir um programa na Antena 3, que dava nessa altura da meia-noite á uma, o Grande Sofá, apresentado pelo Carlos Cardoso, e falavamos sobre as bandas dessa altura. Eu era fã de Tosca, da dupla austriaca Kruder & Dorfmeister, e ele tinha o "Suzuki", que não digo que ouvi vezes sem conta, mas quase. Agora, outro que ouvi vezes sem conta foi Zero 7, do qual também fiquei fã.


Entretanto, no segundo ano, tinhamos uma cadeira, que era dada pelo Prof. Fausto Cruchinho, onde se falava imenso de cinema. Viamos Hitchcock muitas, mas muitas vezes, para vermos os planos do qual nós falavamos: plano geral, plano americano (feito para os westerns, para que se pudesse ver a pistola...) grande plano, entre outros. Ele decidiu fazer, como trabalho para o segundo semestre, uma curta-metragem de quinze ou dezassete minutos, em que se envolveu ele, o Bonas, a namorada dele e uma colega nossa, a Joana Moreira. Eu já estava envolvido noutro grupo, e os contactos eram cada vez mais escassos, pois ele já aparecia pouco nas aulas...


Enfim, no final do ano, apresentou o filme, onde meteu todos os planos dados nas aulas, e retirou dali uma história convincente. Ele e o Bonifácio tiveram no final nota máxima.Alguns meses depois, soube que o Zé tinha sido internado. Fiquei um pouco espantado quando soube da noticia, mas depois disseram-me que lhe tinham diagnosticado esquizofernia, e que tinha tido uma crise em pleno edificio da Associação. Internaram-no no Sobral Cid por uns tempos, e depois só o vi mais uma vez, no inicio de 2004. Tinhamos tido uma conversa, e falava que queria fazer um curso de fotografia em Lisboa. E a partir dali, nunca mais o vi ou ouvi falar sobre ele, até Dezembro do ano passado.


Nessa altura, num jantar de Natal com ex-colegas meus, uma delas me falou que tinha sabido sobre o José. Contou-me da publicação de dois livros dele por parte da Câmara de Pinhel, e que tinha assinado com o pseudónimo de jota esse. Um é um livro de poemas, "Sobre o Amor e Outros Poemas", e outro de seu nome "Dictonomia". Ao pesquisar no Youtube, fiquei espantado por saber que existem dois videos, onde ele explica o significado de ambos os livros. Para além disso, descobri também outro video, onde mostra as suas fotografias, todas pela editora que publicou os seus dois livros.


A sensação que fiquei, quando ouvi as suas reflexões, notei que tinha a vontade de colocar em papel as suas expressões, medos, e loucuras de uma vida intensa. Quando explicou a razão pelo qual escreveu este último livro, diz este seguinte excerto: "O tema e origem de Dictonomia surgem numa altura em que vivia a vida muito intensamente, e em cada pequena coisa me falava e me levava a passar a papel a minha visão empirica das coisas simples."


Outro excerto, no video acerca do primeiro livro, fala sobre o pseudónimo que escolheu, e explica o seu significado: "O pseudónimo jota esse tem um duplo significado. Para além de serem as iniciais do meu nome, José Sousa, iotaesse significa em latim, 'ser um quase nada', pois eu acredito, pela minha formação cristã, que valho pouco, pela minha condição efémera, própria do ser humano"


Acho que ambos os excertos resumem muita coisa daquilo que ele era e como vivia a sua vida, daquilo que observei nos dois anos e pouco que convivemos juntos: um homem que quis viver tudo de forma intensa, em todos os sentidos, sabendo da sua fragilidade e da sua finitudade como ser humano, e que o tempo que nos foi concedido tem de ser aproveitado da melhor maneira possivel.



Pode-se dizer no final de tudo que, à sua maneira, conseguiu o seu objectivo, e provavelmente nestes 25 anos e meio que durou a sua existência, conseguiu aquilo que muitos de nós eventualmente não alcançarão com o triplo do tempo que nos foi concedido pelo Criador. Ars lunga, vita brevis, Zé!

domingo, 8 de março de 2009

E o Benfica fez o que tinha a fazer...

Depois do F.C. Porto e Sporting terem ganho os seus jogos, era a vez do Benfica jogar fora com a Naval 1º de Maio. Começou bem, marcando um golo aos três minutos, mas depois acamodou-se e deixou a Naval dominar o campo. Quando estes marcaram o golo do empate, o Benfica acordou e foi para a frente, pressionando-os na grande área (o Di Maria, então... um verdadeiro Diabo à solta)




E quando marcaram uma falta sobre o Di Maria (que não existiu, diga-se de passagem, mas também... já nos roubaram, ficamos quites), no lance subsequente, Katsouranis, ao segundo poste, marcou o golo da vitória.


E assim... tudo fica na mesma. Os três grandes ganharam, o campeonato continua equilibrado. E faltam nove jornadas para o final.

Um bom dia para o desporto português - parte II

Esta tarde não foi só Rui Silva a ganhar uma medalha em Turim. Alguns minutos antes, Sara Moreira arriscou e venceu uma medalha de prata na prova mais longa em campeonatos "indoor" - os 3000 metros. Ela não era uma das potenciais favoritas para a medalha - Jéssica Augusto era a melhor hipótese, mas acabou na décima posição - mas para ela, é um simbolo do renascimento do meio-fundo português, que desde os finais dos anos 90 anda a atravessar uma espécie de travessia do deserto, depois da fase de Fernanda Ribeiro e Manuela Machado.




"Ainda não acredito no feito que consegui. Era apenas um sonho. Algo que eu queria muito, mas não passava de um sonho. Estou bastante feliz", rejubilou Sara Moreira à Antena 1, acrescentando: "Consegui acelerar com as minhas adversárias. Não estava à espera de conseguir acelerar daquela forma.", concluiu.


Para a Sara, muitos parabéns. É não só mais uma medalha para o desporto português. É a emersão de um talento (tem 22 anos), que esperemos nós, se confirme nos próximos tempos.

Um bom dia para o desporto português

O Rui Silva é um atleta que tem palmarés. Campeão do Mundo e da europa de 1500 metros, quer "indoor", quer "outdoor", medalha de bronze nos Jogos Olimpicos de Atenas, foi um dos melhores meio-fundistas do mundo da sua geração. Desde 2005 andava afectado pelas lesões, e muitos já lhe tinham colocado "o caixão á sua porta".


Esta tarde, em Turim, depois de ter voltado à boa forma nos "meetings" da época de Inverno, tornou-se pela terceira vez na sua carreira (1998 e 2002), campeão da Europa de 1500 metros, batendo a armada espanhola. Tem 31 anos, logo já não pode ter muito mais para dar na sua carreira (em 2012 terá 34 anos), mas ganhar esta medalha não é somente a vitória de um atleta português numa competição internacional. E o regresso "à vida" de um grande atleta. E isso é um feito!


"Esta vitória foi bastante importante, sobretudo pelo que eu passei nos últimos anos. Consegui chegar aqui e cumprir o meu objectivo. É difícil descrever este momento", confessou Rui Silva aos microfones da Antena 1. Parabéns Rui!

sábado, 7 de março de 2009

Nada de novo na frente ocidental...

O futebol indigena deste fim de semana ficou normal: Sporting venceu 2-0 em Alvalade com o Paços de Ferreira, enquanto que ao Porto, não faltou o habitual "penalty" para começar a ganhar o seu jogo, desta vez ao Leixões, por 4-1.


Vingança do resultado da primeira volta? Desconheço. Mas espero que não tenham esgotado as munições todas. Terça-feira vão jogar contra o Atlético de Madrid, e até gramo o Diego Forlan, pelo seu poder ofensivo e sentido de oportunidade à frente da baliza...


Amanhã é o Benfica. Espero que faça a sua parte na Figueira da Foz...

sexta-feira, 6 de março de 2009

Mais um episódio zimbabueano...

Leio agora no Público que a mulher do Morgan Tvansgrirai morreu esta tarde num acidente de automóvel, numa estrada do interior do seu país, e que o seu marido ficoiu ferido, mas não está em estado grave. Podemos não acreditar em bruxas, mas que as há... afinal de contas, ele e Robert Mugabe são rivais, e só se coabitam nesta altura devido a um acordo com mediação sul-africana.






Já agora, eis um cartoon que descobri no blog Antropocoiso, a propósito da faustosa festa dos 85 anos do Mugabe. Tudo do bom e do melhor, enquanto que o país se desmorona. Tipicamente africano...

quinta-feira, 5 de março de 2009

O pasquim vai virar revista?

A Controlinveste, que anda a correr com jornalistas à força toda, pode estar agora a fazer mais algumas alterações significativas em alguns dos seus jornais. Uma delas tem a ver com o jornal 24 Horas, que pode virar revista, algo que já é ao Sábado e ao Domingo, diz hoje o jornal especializado "Meios & Publicidade".




Contactados pelo orgão de informação, Pedro Tadeu, o director, e João Marcelino, o administrador, escusram-se a comentar o assunto. O jornal, fundado em 1998, tem vindo a perder leitores desde Agosto do ano passado, quando teve uma média de 44 mil leitores, para ter agora uma média abaixo de 30 mil no mês de Dezembro. A crise faz os seus estragos, e esta pode ser uma forma de escapar a ela. Mas num meio saturado de revistecas "cor de rosa", acho mas é que isto é um passo rumo à extinção do pasquim... irónico, não é?

Wacko Jacko is back!

Vi nos telejornais a anunciar o regresso de Michael Jackson aos palcos, naquilo que a imprensa musical já chamou de "tour da última oportunidade", quase 17 anos depois do "Dangerous", e depois de todas as acusações de pedofilia ao longo desta última década. O artista, agora com 51 anos, afimou numa curta declaração que "Só quero dizer que estes vão ser os meus últimos concertos em Londres", disse, sem explicar que serão concertos de despedida a nível mundial.


Michael Jackson não especificou quantos concertos dará, mas em Londres foram afixados vários cartazes a anunciar que serão dez actuações em Julho na O2 Arena, com o título "This is it". "Eu vou tocar as músicas que os meus fãs querem ouvir", afirmou Michael Jackson numa curta declaração pública. A sala tem capacidade para 20 mil espectadores e acolheu em 2007 uma série de 21 concertos de Prince.


Esta será a primeira vez que Michael Jackson actua ao vivo desde 2001, ano em que lançou o álbum "Invincible". A última digressão data de 1997.


Na edição de hoje do jornal britânico "Evening Standard", revelou que Michael Jackson terá entregue exames médicos a comprovar que está apto para dar um concerto. Segundo o jornal, Jackson receberá cerca de 56 milhões de euros só por estes concertos em Londres. Espero que sirvam para abater a sua colossal dívida... pois em 2008 viu-se obrigado a vender o rancho Neverland, de que era proprietário na Califórnia, e chegou a anunciar um leilão - que já tentou cancelar - de mais de dois mil objectos pessoais, discos de ouro e platina e uma limusina.


Uma ultima questão minha: será que ele vai actuar nesses concertos de cara descoberta?

quarta-feira, 4 de março de 2009

Falar ao telemóvel é prejudicial



Para quem acha que os avisos para desligar o telemóvel nos concertos são inuteis, vejam as é isto!

terça-feira, 3 de março de 2009

O meu sentimento é o contrário da canção...




Esta encontrei agora, quando procurava ao acaso no Youtube por uma musica que ouvi na Anatomia de Grey (para vos ser honesto, não gramo muito a série). Confesso que a musica era bonita, mas não liguei muito. Agora, com a minha condição, acho que esta musica ganha outra forma.


A menina em questão é a KT Tunstall, e a musica é "Other side of the World". Ironicamente, se lerem a musica, é sobre a distância e subsequente final de uma relação amorosa. Só que no meu caso... parece ser o contrário. Mas se a coisa der para o torto, sempre se pode usar a musica, não é?

segunda-feira, 2 de março de 2009

Espanto-me se será agora?




Não costumo exprimir regularmente os meus sentimentos. Pelo menos não de forma tão explícita como agora. Mas acerca do amor, nunca fui pessoa de dizer o que penso, pois acho que com isso não se brinca, e não desejo nem quero ficar magoado. Digo isto porque das vezes que apaixonei-me por alguém, desviou a atenção dos meus objectivos, e quando oiço demasiados "nãos" na vida, como já ouvi, deixa-me deprimido, e a minha energia para as outras coisas prioritárias na vida desvanece-se, e para recuperá-las é o cabo dos trabalhos.


Agora, no preciso momento em que profissionalmente me preparo para atirar de cabeça para um projecto profisssional excitante, eis que surge algo de interesse no horizonte. Não quero revelar quem é, ainda, porque a "outra parte" não sabe. E nem sei, nem quero imaginar como iria reagir a tal coisa.


Mas, deparo-me com a seguinte situação: se conheces alguém que tem os mesmos gostos do que tu, que gosta de muitas das musicas que tu gostas, que tem certos sentimentos identicos aos teus, que tem o mesmo estilo de preserverança como tu, e for de um sexo diferente do teu, que tipo de pessoa que achas que é? Tenho medo de dizer tal palavra, pois acho que com a idade que tenho, já passou a idade da paixão juvenil. Quero é sopas e descanso...


Mas depois lembrei-me que o ser humano precisa sempre de um motivo para viver. Acho que isso se chama esperança. E bem lá no fundo, ainda tenho a esperança de encontrar "o grande amor". E quando descobres que provavelmente, o grande amor poderá vir de um lado inesperado, mais espantado fico ainda. Em resumo, a minha carapaça exterior esconde um velho romântico! Diabos... o Cupido, esse bastardo, decidiu pregar a partida a um jovem adulto,com quase 33 anos de idade. Isso não se faz, mas parece que ele deve ser surdo!

F.C. Porto, o gigante com pés de barro


A primeira página do Correio da Manhã traz hoje, para além da orgia mundial que vai haver em Espanha (tem muito mais piada do que uma guerra mundial...) fala de uma auditoria que é arrasadora para a gestão do Futebol Clube do Porto.


Aparentemente, a SAD do clube tem dívidas mais de 60 milhões de euros, num passivo acumulado de 152 milhões de euros, e tem mais outra dívida de 61,2 milhões de euros á banca, que vence ainda este ano. No primeiro semestre do ano passado, o clube teve um prejuizo de 1,4 milhões de euros, mas os elementos da SAD tiveram um aumento de... nove por cento. Estranho, não?


Em suma, o clube está em falência técnica. E caso esteja, "segundo o artigo 35 do Código das Sociedades Comerciais, quando os administradores verificarem que metade do capital social se encontra perdido, deverão convocar de imediato uma assembleia geral para informar os sócios da situação. Considera-se estar perdido metade do capital social quando o capital próprio for igual ou inferior a metade do capital social." - CM dixit.


Outra coisa engraçada: "As comissões pagas pelo Futebol Clube do Porto a empresários pela aquisição de passes de jogadores somaram em 2007 e 2008 mais de 2,5 milhões de euros."


Ora, chegamos à seguinte conclusão: a aparente riqueza e glória do Porto (os títulos nacionais e europeus) e a gloriosa presidência de Pinto da Costa no clube (a caminhar agora para o seu 28º ano de "papado") tem muitos pés de barro. Demasiados, até. Ora, isto significa que os clubes do Porto, para ver se conseguiam bater os de Lisboa, não se importaram de "viver do ar".


Eis as consequências: o Boavista dos Loureiros e o Salgueiros do Linhares também fizeram a mesma coisa e acabaram mal. O "clube do xadrez" está agora na Segunda divisão, à beira da extinção. O Salgueiros, outro clube de dirigente falcatrua, faliu e só este ano voltou à activa, pelo menos em termos futebolisticos. Está na II Divisão Distrital, sete divisões mais abaixo do Porto...


Há anos que tenho a certeza de que este clube, depois da "era Pinto da Costa", irá ser um autêntico "saco de gatos". Agora, ver que isso pode acontecer ainda durante a era do "Papa", isso era algo que não esperava ver. Acredito que possam vender algum activo ou coisa assim, para disfarçar as contas, mas e depois?

Parece que...

... houve ou um golpe de Estado ou um atentado. Só sei que mataram o Nino Vieira, o presidente do pais. Tinha lido hoje no DN que o chefe das Forças Armadas, general Tagmé Na Waie, tinha sido morto ontem à noite num atentado à bomba ao quartel-general das Forças Armadas em Bissau. Esse militar, crítico feroz de Nino Vieira, afirmara, em Janeiro passado, ter escapado a uma tentativa de assassinato, da qual responsabilizou directamente o clã presidencial. Disse então que o queriam “liquidar".




Enfim, querelas tipicas de um estado falhado. Ou será um narco-estado africano?


Quanto aos contornos da morte do Presidente, um porta-voz do exército, Zamora Induta, disse à agência AFP que Nino Vieira foi “morto pelo exército quando tentava fugir” de sua casa, tendo sido “varrido por balas disparadas pelos soldados”. Enfim, eis o fim de um "herói da independência"... porque não acontecem estas coisas ao cabrão do Mugabe?


Enfim, desabafos à parte, acho que a ideia de uma intervenção semelhante à de 1998 é agora mais possivel que nunca. O que acontecerá ao governo eleito em Dezembro? Continuará a governar com a conveniência dos militares, julgo, para dar um ar democrático à coisa. E será até quando?

Eis um hotel diferente!

Ou se perferirem, como os suecos aproveitaram melhor um avião parado no seu aeroporto. Esta vi no blog Arco & Tecto, do meu amigo Fidalgo. Um avião, mais concretamente um Boeing 747, ex-Singapore Airlines, e abandonado há seis anos, foi convertido num Jumbo Hostel.
A ideia é do empresário sueco Oscar Dios, que comprou o avião, e o converteu numa bela unidade hoteleira de 25 quartos, cabendo ao todo 74 pessoas. O primeiro andar foi convertido numa sala de conferências.

Bonito, hein? O link está aqui, e da próxima vez que visitarem Estocolmo, posso recomendar a estadia nesse "hotel". Pode ser que dê uma ideia a Lisboa, que anda "saudosa" d' "O Avião", o bar de alterne que havia à saída do aeroporto, e cujo último dono foi pelos ares...

O prometido é devido!

Promessa é dívida. Para acalmar os anseios da Aboborinha, lá vou dizer o que é verdade ou mentira nas frases que lá meti no desafio da semana passada.


Aqui vai:


1. Verdade. Mas ao contrário daquilo que a Aboborinha pensa, não sou o Castelo Branco (gay, casado com uma "mumia", para chupar a sua fortuna até ao tutano). Na verdade, já me tiraram as amigdalas, o apêndice, 30 centimetros de intestino delgado, e a unica cirugia estética que me fizaram foi pra ter uma cicatriz "apresentavel" no apêndice. Como foi uma cirugia de anestesia local (ou seja assisti a tudo), cheguei até a apostar com a médica que me operou que não iria fazer nova operação. Ganhei.


2. Verdade. O Marinho Pinto foi meu prof de Direito da Comunicação no último ano do curso. O exame tinha sido numa sexta-feira, e no Domingo estava a caminho de Vila Nova de Milfontes para uma semana de férias com os amigos, julgava eu. Nem gozei dois dias. Na terça-feira, recebo um SMS a dizer que tinha chumbado com 9, logo, tinha que ir à prova oral, que era na sexta-feira. Na quarta de manhã, fiz quase 300 km para ir fazer o exame a Coimbra. Lá passei, mas "adeus férias". Toda a gente tem uma razão para odiar o Marinho Pinto, a minha é esta.

3. Verdade. Foi em 2005, e numa segunda-feira à noite, véspera do desfile do Cortejo. A minha amiga, agora jornalista da RTP, e pouco dada à bebida, apanhou uma carraspana de caixão à cova, e ligava ao namorado para ir ter com ela. Eu estava lá, e vi-a naquele estado. Lá tive que ampará-la, até à chegada do rapaz. Quando o vi, deixei-a aos cuidados dele e segui a minha vida...

4. Verdade. Foi em 2003, e ganhei como prémio um bilhete geral para a queima das Fitas de Combra. Os 35 euros que poupei, gastei em "putas e vinho verde"... tentei a sorte dois anos depois, mas fiquei-me pelos quafrtos de final.

5. Lamento, mas... é treta. Mas com um fundo de verdade. De facto, tirei a carta dois dias depois do meu aniversário. Mas do meu 19º aniversário, em 1995. E não tinha um carro meu á espera. Esperei quatro anos para ter o meu, e era do meu pai. E todos os acidentes que tive, acreditem ou não... fui eu a vítima.

6. Treta. Tenho um orgão, mas nunca tive jeito. Aliás, nesse ano queria um computador, mas o meu pai deu-me um orgão. Anda um filho a esforçar-se para ter boas notas na escola, e depois tenho esta paga. Pai ingrato...

7. Treta. Mas já estive na TV. Em estágio curricular na RTP N.

8. Verdade. Tinha dois anos de idade, e existem fotos para provar a façanha. Mas não me lembro de nada. Talvez numa próxima ida ao Rio de Janeiro...

9. Verdade. O Paulo foi do meu curso, mas dois anos à minha frente. Tem fama de engatatão, sabiam? Tenho até uma grande amiga que foi "desflorada" por ele, e que algum tempo depois a abandonou. Agora, sempre que se fala dessa personagem, diz: "Ah, o Paulo, esse..."