sábado, 28 de fevereiro de 2009

Um resultado conveniente... para o Benfica

O Porto-Sporting, as duas equipas que jogam neste momento na Liga dos Campeões, disputaram entre si, naquele que foi o último classico da época para a Liga, no Estádio do Mor... ops, Dragão. Vi o jogo, e nem quis acreditar que o Sporting, que foi goleado três dias antes perante o Bayern de Munique, fosse melhor em campo do que o Porto... que jogava em casa!


Enfim, este jogo provou-me, mais uma vez que este Porto não é uma equipa por ali além, ou seja, em casa pode ser apanhado. Mas se julgavam que ia ver o Sporting a carregar a toda a brida... esqueçam. O 0-0 final é o resultado mais justo para este jogo.


E porque é conveniente? Ora, como o Benfica ganhou ontem contra o Leixões, logo, tem o Porto a dois pontos e o Sporting a dois pontos também. Do primeiro ao terceiro, temos quatro pontos de diferença a separá-los. Isso demonstra o equilibro deste campeonato. E se não tivessemos tantos arbitros ladrões, provavelmente estariamos muito mais confortáveis do que estamos agora, ou seja, líderes...

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Sofrido, mas valeu a pena!

Depois da derrota em Alvalade, sabia-se que o Benfica tinha uma tarefa duplamente dificil: recuperar animicamente os jogadores de um resultado desfavorável contra um adversário directo, e segundo, de marcar pontos contra o seu perseguidor mais próximo, o Leixões. E claro, não perder terreno contra os seus adversários habituais, Porto e Sporting, que dentro de 24 horas se defrontam entre si.

Pois bem, o Benfica cumpriu o seu papel em casa: bater o visitante por 2-1, mas esteve a ganhar por 2-0, e uma lesão de Carlos Martins, aos 75 minutos, quando o clube já tinha feito as suas três substituições, os colocou em inferioridade numérica, e teve de aguentar a cavalgada heroica do Leixões, que reduziu e causou perigo na área encarnada. Mas no final, conseguiram segurar o resultado (não foi tão desesperado como contra o Paços de Ferreira), o que levou o jornal Público a escrever o seguinte: "Quique Flores conseguiu a sua vingança. Sofrida, mas mais saborosa do que qualquer triunfo 'encarnado' sobre o emblema de Matosinhos."

Eu não encaro o resultado como "vingança". Apenas o Benfica fez o que tinha de fazer, jogando em casa. E pronto, cumpriu. Sofridamente, mas cumpriu.

E agora: bom, independentemente do que acontecer amanhã, o Benfica sairá desta jornada na segunda posição. A diferença será o seguinte:

-ficará a quatro pontos dos portistas se estes vencerem os “leões”;
-poderá reduzir a desvantagem para apenas um ponto, caso os “dragões” sejam derrotados.

Uma coisa é certa: este campeonato está longe do seu final. O que é bom para a competitividade e a sudabilidade da Liga portuguesa. Agora, torce-se para que não ganhe o mesmo...

A mais recente loucura da Ryanair...

Confesso que nunca voei nesta companha, mas o pessoal que conheço e já voou, não fala muito bem dela. Apesar dos preços serem competitivos, as condições são iguais aos de um autocarro de longo curso: paga-se pela comida, pela bagagem extra, etc...

Pois bem, agora a mais recente deles, que descobri hoje no jornal Público: depois de extinguirem os balcões de "check in", para ser tudo virtual, agora Michael O’Leary, o director executivo da companhia, quer cobrar... as idas à casa de banho.

Algo que já considerámos antes e que voltamos a considerar agora é a possibilidade de colocar uma ranhura para inserir moedas na porta das casas-de-banho”, disse O’Leary à estação de televisão BBC.

Questionado sobre a possibilidade de esta medida ser um inconveniente para passageiros que viajem sem dinheiro, o director executivo disse não acreditar que tivesse existido “alguém na história que tivesse viajado pela Ryanair com menos de uma libra no bolso”, preço que será cobrado pela entrada na casa-de-banho. “Estamos a encontrar formas de aumentar as receitas, para que possamos continuar a manter os preços das viagens baixos”, concluiu O'Leary.

No final disto tudo, eu pergunto a mim mesmo: vale pagar este preço para viajar de avião do modo mais barato possivel? Não compensará pagar um pouco mais pelo bilhete, viajando numa companhia de bandeira (TAP, Ibéria, Air France, British Airways...) para ser tratado como pessoa e não como gado?

Resistir, com o cérebro

Lendo o sitio online do jornal Público, deparei-me com esta noticia:


"Um grupo de artistas palestinianos está a oferecer, através da Internet, a oportunidade aos cidadãos de todo o mundo para deixarem a sua mensagem pessoal na no muro que separa Israel da Cisjordânia.A inciativa chama-se “You pay, we spray” e destina-se a angariar fundos para projectos sociais, culturais e educativos na Palestina.


Por 30 euros cada mensagem, os artistas palestinianos oferecem-se para pintar em graffiti. Tudo é aceite desde que não seja obsceno, ofensivo ou de carácter de ódio extremista. No final, os clientes recebem três fotografias em formato digital onde podem ver o trabalho finalizado.


O espaço na web foi criado por membros da organização não governamental palestiniana Peace and Freedom Youth Forum, em colaboração com uma organização cristã da holandesa.


'Não estamos só a mandar pedras e a causar conflitos. Estamos vivos. E estamos a pensar numa nova maneira de dizer às pessoas que estamos vivos', disse à Reuters Yusef Njm, um dos artistas envolvidos no projecto. Os organizadores fizeram notar que os lucros não servirão para comprar armas para os palestinianos, mas sim para apoiar projectos sociais e culturais no banco ocidental. (...)"

in Público.


Qem tem pelo menos 25 anos, ainda se lembra de falar do Muro de Berlim. Lembram-se como era o mudo, na parte ocidental? Um extenso campo para pintar "grafittis", e muitas das vezes viam-se verdadeiras obras de arte nessas paredes. Sei que depois do derrube do muro, ainda ficaram algumas extensões por retirar, mas não sei se já o tiraram totalmente. Se não, deveriam declará-lo como monumento e cobri-lo de "graffitis", para recordar como é ridículo separar povos por uma barreira física. No dia em que retirarem esse muro, não esqueçam de preservar pelo menos uma parte, e declará-lo monumento nacional, para lembrarem disso. Até lá, vão ao site do Send a Message (tem uma versão portuguesa) e escrevam o que lhes vai na alma!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Conheçam a nova musica dos U2




Ao mesmo tempo que ouvi a primeira impressão do novo álbum dos Depeche Mode (DM), também passava nas rádios o primeiro avanço do novo álbum dos U2, "No Line on The Horizon". A musica, "Get On Your Boots", confesso que demorou um pouco a entrar nos meus ouvidos, mas parece que já gosto mais. é uma questão de habituação, não é? Eu confesso que gostei mais dos DM (claro, sou fã deles), mas oiço U2 desde o The Unforgetable Fire (1983), e 25 anos depois, gosto do álbum.


Enfim... segunda-feira, o novo álbum estará nas bancas. Vamos a ver se o resto valerá a pena ouvir. Para já, fiquem com o videoclip da sua actuação, nos Brits.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Mamma Mia, foram goleados outra vez...


Cantem isto com a musica do Mamma Mia, dos ABBA, e temos o Sporting "europeu" que acaba por ser goleado em casa pelo Bayern de Munique por 0-5. Os meninos têm que comer muita papinha para ombrear com os grandes, ah pois!


E os meus receios são cada vez maiores: não creio que vão ganhar ao Porto, depois da exibição que fizeram contra o Atlético de Madrid.


Para finalizar: estou feliz? Honestamente não, porque o Benfica perdeu por culpa própria, contra um adversário que perdeu em casa, esta época, contra Leixões e Braga...

Mais um acidente aéreo com sobreviventes, meus amigos!

Um avião da Turkish Airlines caiu esta manhã quando fazia a aproximação ao aeroporto de Schipol, em Amesterdão, partindo-se em três partes, mas não se incendiou. As primeiras noticias falam que morreu uma pessoa, mas nem os turcos, nem os holandeses confirmam, para já, tal coisa. O que se fala é que do Boeing 737-800, que levava 135 pessoas a bordo, pelo menos 50 sairam ilesas, havendo pelo menos vinte feridos.



Se caso o numero de zero mortes se vier a confirmar, podemos dizer isto: é mais um milagre dos céus. A segurança dos aviões está a ficar como na Formula 1, onde em caso de acidente, as possibilidades de sobrevivência são cada vez maiores. Simuladores de vôo, uma nova geração de aparelhos (este é um modelo recente) e pilotos bem treinados podem ser a causa para tantos acidentes com sobreviventes (vamos em quatro este ano, e até agora só num é que moreram todos).





Mas depois faço esta pergunta: será que andam a ver o "Lost"?






P.S: Afinal, confirmam-se mortes neste acidente. Nove, ao todo, mais cinquenta feridos com diversos estados de gravidade. Lamentam-se as mortes, mas não deixa de ser um acidente com sobreviventes para contar a história, como os pilotos do avião. Afinal, no inquérito que se seguirá, o testemunho dos pilotos é importante...

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Conheçam a nova musica dos Depeche Mode




Sou um grande fã dos Depeche Mode, confesso. Quero ver se consigo ver o concerto deles no Porto, a 11 de Julho, no Bessa. Não tinha muitas certezas que eles iriam lançar um novo album este ano, mas parece que sim. Vai-se chamar "Sounds of the Universe", e o primeiro avanço chama-se "Wrong".



A musica é boa, é viciante. Parece que voltaram um pouco a aquilo que andavam a fazer no inicio dos anos 90. Aparentemente esta musica poderia estar no "Sounds of Faith and Devotion", por exemplo. Agora, claro, é um primeiro avanço. Mas digo isto, é melhor do que o dos U2...
Vamos a ver.


O álbum sai no dia 20 de Abril. E este é o alinhamento:

1. In Chains
2. Hole To Feed
3. Wrong
4. Fragile Tension
5. Little Soul
6. In Sympathy
7. Peace
8. Come Back
9. Spacewalker
10. Perfect
11. Miles Away / The Truth Is
12. Jezebel
13. Corrupt
P.S: consegui encontrar o videoclip oficial. É forte, muito forte...

domingo, 22 de fevereiro de 2009

E vai mais um!

Foi esta noite, no Cairo. Agora percebe-se porque é que os turistas andam com escolta policial...

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Dissecando o "derby" lisboeta...

Que o resultado é enganador, isso sei eu. Que o Sporting mereceu a vitória, disso tenho que dar o braço a torcer.




Mas o que mais me lixa no meio disto tudo é que perdemos contra uma equipa que perdeu em casa com o Braga e com o Leixões, logo, é instável.


E não me admiraria se na semana que vêm, o Porto ganhe ao Sporting no Morcódromo, por numeros assombrosos.


Logo, no deve e haver, agora percebem porque é que fomos "roubados" contra o Nacional e contra o Porto? É que se isso não tivesse acontecido, seriamos lideres e lidariamos melhor com os maus jogos como este... Cada vez mais fico com a sensação que há muita gente que não quer ver o Benfica campeão. Porque já toparam que o tempo dos "tiros no pé" para os lados da Luz já acabou, e o Gigante começa a acordar...

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Mais um desafio, mais uma viagem!

Este desafio veio da Cristina, que anda a fazer um cujo objectivo é dizer dizer nove situações inconfidentes, mas das quais três delas são um "bullshit" absoluto. Como até acho um desafio engraçado, acedi e lá fiz as perguntas sacramentais, que são estas:


1. Fui operado sete vezes na vida, a parimeira das quais com 48 dias de vida a uma hérnia inguinal dupla.


2. Tive que interromper umas férias que estava a gozar por causa do António Marinho Pinto (actual Bastonário da Ordem dos Advogados).


3. Fui obrigado a assitir a um concerto da Alanis Morisette, segurando uma amiga bêbada a meu lado, enquanto o namorado não chegava.


4. Fui campeão universitário de Trivial Pursuit.


5. Tirei a carta de condução dois dias depois de fazer 18 anos.


6. Toco piano desde os meus dez anos, num orgão que pertenceu aos meus avós.


7. Já estive no Quem Quer Ser Milionário, mas não fui escolhido para jogar.


8. Já subi ao Corcovado, no Rio de Janeiro, e não me lembro da façanha.


9. Já tive o Paulo Azevedo, o rapazola sem mãos nem pernas, nas minhas cavalitas, para o ajudar a descer um lanço de escadas.


Então? Qual é verdade e qual é mentira? Daqui a uns dias terão as respostas...

Afirnal, foi um partida do Ministério Público!

Como é Carnaval, entraram no espírito da coisa. Depois de proibirem uma certa imagem de "mulheres nuas" no computador Magalhães, o Ministério Público decidiu recuar na ordem e anulou-a, por ordem da procuradora-adjunta Cristina Anjos.


"Os dois pedidos de hoje foram deferidos pela procuradora-adjunta Cristina Anjos que tinha, na sequência de uma queixa apresentada por um cidadão, mandado retirar a sátira. Para a autarquia o recuo não é de estranhar, uma vez que ontem a procuradora, quando recebeu o autocolante no tribunal, admitiu que se baseou numa fotografia desfocada quando tomou a primeira decisão e que se se tivesse dirigido ao local teria considerado as imagens 'inócuas'."




Tudo acabou em bem, mas da próxima vez, vejam lá se olhem para as coisas com "olhos de ver", pois acho que isto foi uma precipitação de uma funcionária judicial demasiado zeolsa. Ainda mais quando se conseguiu com isto tudo publicidade gratuita ao Carnaval de Torres Vedras...

Vá lá, pediram desculpa...

"O diário norte-americano "The New York Post" pediu desculpas por ter publicado um cartoon que foi criticado por comparar o Presidente Barack Obama a um chimpanzé.




Um chimpanzé morto no chão por uma bala da polícia enquanto um dos agentes comenta para o parceiro: 'parece que vão ter de encontrar para escrever a próxima lei do estímulo [económico, uma referência ao plano para a recuperação da economia americana da Casa Branca]. Foi esta a comparação – feita a partir do caso do em que um chimpanzé foi morto pela polícia no Connecticut, após ter atacado um homem - que fez com que o "New York Post" fosse criticado por comparar Obama a um chimpanzé.


Num editorial colocado online, dois dias após a publicação do "cartoon", o jornal pede desculpas pela imagem e afirma que o objectivo era apenas ridicularizar o plano federal para a economia. “Pedimos desculpa a todos os que se sentiram ofendidos pela imagem”, lê-se no editorial.


No entanto, o texto considera que a polémica foi desencadeada por adversários do jornal, que viram aqui uma oportunidade para se vingarem. Tratando-os os como “oportunistas”, o texto diz que “nenhuma desculpa é devida” a esses antagonistas.


O pedido de desculpas surgiu após 200 pessoas se terem manifestado à porta do jornal, exigindo o respectivo encerramento: “Boicotem o Post! Fechem-o!” era a palavra de ordem dos manifestantes. (...)


in Público



Tão a ver? Desculparem-se pela cagada que fizeram até é bonito. Mas isso não os impede de chamarem de palhaços. Não só pelo editorial agressivo que lançaram, mesmo quando pediram desculpas, mas pelo estilo agressivo de direita...

Começa a ser cansativo...

... ver o jornal Público a abrir todos os dias com noticias sobre José Sócrates, e as suas "falcatruas". Agora, aparentemente, tem a ver com o facto do seu apartamento na Heron Castilho poder ter sido comprado por um valor inferiro ao acordado. Isso duas duas uma: ou o homem é um grande aldrabão e usou todos os subtrefugios para chegar onde chegou, ou então o jornal sustentado pelo Belmiro de Azevedo é o verdadeiro instigador desta "campanha negra", que é para ver se consegue demiti-lo e levar por diante a sua "agenda politica"...




Não sei, não sou socialista, mas o que é demais cansa. Porque é que não dizem simplesmente que o querem fora do Governo?

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O macaco morto e Barack Obama

Parece que só gosto de polémicas, não é? Mas esta pode ser um pouco mais grave. Eis como um jornal sensacionalista (ou "yellow journalism",como se diz na América) transforma um caso banal em algo polémico e perturbador. Na passada segunda-feira, um chimpanzé atacou a mulher que o cuidava, e a policia não teve outra hipótese senão abatê-lo. Isso passou no vizinho estado do Connecticut.

Ontem, o jornal New York Post publicou uma caricatura de Sean Delonas, onde se mostra dois policias, com um deles com a pistola na mão, enquanto que o macaco, morto com duas balas, jazia no chão. Um dos policias diz: “Terão que encontrar outra pessoa para escrever o novo plano de estímulo económico”. Esta frase referência a primeira grande medida económica de combate à crise assinada ontem pelo Presidente Obama, fez com que muitos considerassem que o cartoon associa a figura do chimpanzé à do presidente americano.

Isso é algo que fez pular as associações civicas, muito sensiveis a este tipo de factos. Al Sharpton, pastor da Igreja Baptista e activista dos direitos civis, indicou que o cartoon é, “perturbador”, dados os “ataques racistas históricos contra afro-americanos como sendo sinónimos de macacos”. E acrescentou: “Sendo que o plano de estímulo económico foi a primeira grande vitória legislativa do Presidente Barack Obama, e tendo-se tornado um sinónimo da sua pessoa, não é descabido perguntar: estarão eles a querer dizer que o macaco escreveu o plano?... O Post deveria, no mínimo, clarificar o que é que estavam a tentar dizer, ou então repreender o cartoonista”, disse.

O governador do estado de Nova Iorque, David Paterson (curiosamente, outro negro), indicou a uma estação de televisão local que seria “muito importante o New York Post explicar o que é que o cartoon pretendia mostrar”. Mas o jornal contra-atacou, acusando Sharpton como alguem com "sede de protagonismo", o que é verdade.

O cartoon é uma clara paródia a um evento noticioso, com o objectivo de satirizar o abate de um chimpanzé violento no Connecticut”, disse Col Allen, redactor-chefe do Post. “De forma mais abrangente satiriza os esforços de Washington para reavivar a economia. Mais uma vez, Al Sharpton dá-se a conhecer como um oportunista”, concluiu.

Ambos os lados têm razão e não o têm. Por um lado, temos um jornal popularucho, tendencialmente de direita, que não se importa de dar uma bicada racista de quando em quando. Por outro lado, sendo um jornal pertencente a Rupert Murdoch, nada se admire que haja sempre esse tipo de polémica, pois ele adora-a, e sabe que vende jornais... por outro lado, temos pessoas como Al Sharpton, que também é outro populista, mas negro (já se candidatou á presidência), que cavalga na onda mais próxima que existir.

So que no final, existe algo sensível. E não falo no macaco morto. É na imagem que passa. Sabe-se que há muta gente na América que quer ver Barack Obama morto, pois acham que ele não é americano, que é muçulmano... enfim, é contra-natura. E essa imagem pode sugerir que até é bom matar esse homem.

É Carnaval, mas há quem leve a mal

O Carnaval de Torres Vedras tem fama de ser muito satírico, mas para alguém, isso está a ser levado longe demais. Algum idiota sem graça decidiu fazer queixinhas ao Ministério Público, dizendo que um certo carro alegórico andou a fazer pouco do Magalhães, ao colocar por lá imagens de mulheres nuas ou algo assim. Resultado: às 13:30 de hoje, o presidente da Câmara de Torres Vedras recebeu um fax do Ministério Público, dizendo que tinha duas horas para retirar a imagem nesse carro alegórico.


Achamos que pela primeira vez após o 25 de Abril temos um acto de censura aos conteúdos do Carnaval de Torres”, lamentou o responsável, em declarações à Antena 1.


Fomos surpreendidos agora cerca da uma hora com um fax do Ministério Público assinado pela senhora delegada do 1º juízo, a qual nos dá um prazo até às 15h30 para retirar o conteúdo do computador Magalhães”, explicou o autarca, citado pela mesma fonte. Carlos Miguel acrescentou que “o que existe é uma sátira ao computador Magalhães com um autocolante que se pressupõe que seja o ecrã”, pelo que não entende o pedido para o retirarem do Carnaval e entregaram mais tarde ao tribunal judicial.


in Público


É nestas alturas que vale a pena usar o direito à desobdiência civil, a unica forma válida de desrespeitar a lei. Para além de isto ser uma Censura (em plena democracia!) é também resultado de falta de sentido de humor. Em vez de terem razão, só arranjam sarna para se coçarem...

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Viver com a fama, morrer em directo

Lembram-se do "The Truman Show", o filme com o Jim Carrey, onde seguimos a vida de alguém sem ele saber? Bom, o caso não é tanto isso, mas quase. Jane Goody foi uma das primeiras concorrentes do Big Brother britânico. Causou polémica ao proferir declarações racistas frente a uma concorrente de origem indiana, fez sexo á frente das câmaras, entre outras coisas, e descobriu que não conseguia viver sem uma câmara a seu lado.




Agora o caso é mais dramático: Goody, de 28 anos, está a morrer. Foi-lhe detectado um cancro do colo do útero em estado avançado, e os oncologistas prevêm que não viva mais do que algumas semanas de vida. E o que vai fazer? Quer que a sua morte seja transmitida ao vivo.


A ideia dela é de arranjar dinheiro para os seus filhos. “Passei toda a minha vida adulta a falar da minha vida. A única diferença é que agora estou a falar da minha morte. Vivi em frente às câmaras. E se calhar vou morrer em frente a elas”, disse. Para já, vai casar-se este Domingo, com o também mediático Jack Tweed num luxuoso hotel em Essex, as fotografias têm já destino: foram vendidas por 790 mil euros à revista “OK!” e o acordo inclui o baptizado posterior dos seus filhos. O vestido de noiva será do estilista Manuel Mota e foi oferecido por Mohamed al Fayed, dono da Harrod´s.


Não se sabe se a morte vai ser transmitida, mas está disposto a fazer bom uso dos seus últimos dias de vida. Vai ser entrevistada pela ITV1 nas semanas seguintes, e a “Living TV”, pode pensar na ideia, já que vai transmitir a sua cerimónia de casamento. Uma coisa é certa: se levar a ideia para a frente, poderá ganhar mais de um milhão de euros, que será herdada pelos seus dois filhos. Mas mesmo assim, a ideia dela de morrer à frente das câmaras, qual "Truman Show" preverso, é eticamente inaceitável. Mas também, quem vive com a fama, bem pode morrer com ela...

É nestas alturas que detesto a Igreja Católica

Um mês depois do Cardeal Policarpo ter dito que "casar com um muçulmano é um monte de sarilhos", agora vem o outro Cardeal português, o D. Saraiva Martins, a dizer que "concorda com as declarações dele", e vem dizer que a "homossexualidade não é normal".

"A homossexualidade não é normal, temos que dizê-lo (...) Não é normal no sentido de que a Bíblia diz que quando Deus criou o ser humano, criou o homem e a mulher. É o texto literal da Bíblia, portanto esse é o princípio sempre professado pela igreja", defendeu.


"[Os homossexuais] não podem providenciar a formação das crianças, porque uma criança para ser formada normalmente precisa de um pai e de uma mãe e não de dois pais ou de duas mães", indicou ontem à noite D. José Saraiva Martins, durante a tertúlia "125 minutos com Fátima Campos Ferreira", no Casino da Figueira da Foz.O religioso argumentou que o pai e a mãe "são diferentes, têm diferentes qualidades, completam-se mutuamente de uma maneira maravilhosa".


Apesar de concordar que o eventual "casamento" entre pessoas do mesmo sexo é uma questão de direitos e de leis, fora da alçada da Igreja, D. José Saraiva Martins ressalvou, porém, que numa situação "ideal", a Igreja e o Estado deveriam colaborar. "Nestes casos, neste sector em concreto, é absolutamente necessária uma colaboração sincera, autêntica e eficaz entre o Estado e a Igreja". "E pode-se chegar a um acordo, cedendo um bocadinho dos dois lados. Não é opondo-se, é colaborando, é o diálogo", acrescentou.




A Igreja Católica já devia saber há que tempos que perdeu, definitivamente, o controle sobre a sociedade. Esta sociedade do século XXI já não quer viver sobre dogmas de há séculos, com uma autoridade teocrática a influenciar o direito ou o Código Civil. O tempo em que as mulheres tinham menos direitos do que o homem, que estavam proíbidos de tudo e mais alguma coisa, já terminou, meus caros. Agora que a sociedade ocidental aprendeu a viver sem a religião (ou dizendo melhor, com outras religiões, outras visões), deve aprender e adaptar-se aos novos tempos, dando uma visão ética, que é disso que precisamos. Nós já estamos no século XXI, e a Igreja ainda está no inicio do século XX, com tendência para caminhar para trás...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

E pronto, já está!

"O ministro das Finanças do Japão, Shoichi Nakagawa, abandona a sala da conferência de imprensa onde anunciou, hoje, a sua demissão. A saída do ministro das Finanças ocorre num momento particularmente difícil para a economia japonesa, que registou no quarto trimestre do ano passado o pior registo desde a primeira crise do petróleo em 1974. Em cima dessa "catástrofe" económica surge a demissão do pilar de um governo, o ministro das Finanças, devido às críticas decorrentes do seu comportamento, visivelmente embriagado ou sob o efeito de medicamentos, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do G7, em Roma."


in Público.


Fez bem em sair, caro Nakagawa. Agora pode afogar as mágoas à vontade, sem incomodar ninguém com os seus embaraços. Embora eu recomende que procure um centro de recuperação de alcoólicos, se quer viver mais algum tempo com o mesmo fígado que recebeu de herança...

Prova que nada é imutável...




... vinte anos depois, o genérico dos Simpsons vai sofrer alterações. E não é só o Bart Simpson a fazer publicidade descarada ao HDTV "vale cada cêntimo", escreve ele no quadro da escola, mas também pela inclusão das várias personagens da qual fazem parte ao longo dos masi de vinte anos que a série leva, e por causa disso, é uma das mais duradoiras da história da TV americana e mundial.


Apesar do "gag" ser diferente, não deixa de ter a sua piada. Agora tem o avô Simpson no carro, os milhentos filhos do Apu e um cartaz do Krtusy a dizer que "agora fazemos funerais"...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Caro senhor...



... ministro das finanças Shoichi Nakagawa.



Eu sei que esta é uma crise mundial daquelas das fortes. Sei perfeitamente que as coisas andam péssimas no seu país, mas acredite, é o que está a acontecer em todo o lado. Claro, ver o PIB do seu país recuar 12 por cento em três meses é motivo de desespero, mas os seus antepassados cometiam "seppuku" e não exageravam no saké, como você fez em Roma. Que eu saiba, não se reuniu com o seu homólogo russo, pois não? Esses é que gostam de umas pingas...



Nakagawa-san, posso dizer-te que beber só serve para esquecer, e não termina definitivamente com a crise que estamos a atravessar neste momento. Isso só lá vai com incentivos e trabalho, e com o tempo, nos safamos. Que tal contribuir para a felicidade geral e a honra do seu país, cortando com a bebida, hein?

domingo, 15 de fevereiro de 2009

A jornada futebolistica desta semana


Aparentemente, foi tudo normal. Os três grandes jogaram em casa, e venceram os seus jogos. Mas não foi bem assim, senão reparem:

- Ontem, o Sporting esteve a perder 1-0 ao Belenenses. O Paulo Bento teve que colocar o Helder Postiga a jogar para conseguir dar a volta ao resultado. 2-1, venceram os "lagartos".


- Hoje, o Porto mandou duas bolas ao poste e marcou de "penalty" (típico...). Depois, consentiu o empate (com um golão do Fabio Coentrão), mas depois reagiu, e lá o Farias mandou duas para o fundo das redes. Escorregou, consentiu... mas ganhou.


- Por fim, o Benfica recebia o Paços de Ferreira, e depois de 65 minutos de modorra, "abriram as cancelas". Cardozo, Ruben Amorim e Di Maria marcaram para o Benfica, mas este ano, com estes "amarelinhos", é ataque cardíaco, pois reagiram e marcaram dois golos, e tal qual no jogo da primeira volta, a sombra do empate esteve a pairar até ao último segundo. Mas tal como aconteceu na Mata Real... tudo acabou em bem, e o Glorioso ficou com os três pontos.


Portanto, as aparencias iludem. E no Sábado temos "derby" Sporting-Benfica!

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Então, hoje é o tal dia, hein?

Depois da Sexta-Feira 13, temos o Dia dos Namorados. Um azar nunca vem só, lá diz o ditado!

Confesso que nunca fui muito à bola com este dia. Não sobre o significado em si, mas pelo "merchandising" que acarreta. As lojas que pensam conseguir mais uns trocos se comprarem o anel/ramo de flores/vestido/presente para oferecer à namorada ou namorado, os restaurantes capricham os jantares e as ementas românticas e afrodisíacas, para satisfazer os casalinhos apaixonados, hoteis (e agora os moteis) devem estar todos cheios desses casalinhos que decidem expressar o seu amor em todas as posições reais e imaginárias, em todos os cantos do quarto e da casa de banho, etc, etc...

Em suma, tanto pipi só para depois acabar em trocas de fluidos corporais feitos no melhor estilo do Velho Oeste!

Aquilo que não agrada nem é o amor em si, como é obvio, mas sim o mercantilismo a ela associado. Uma data "inventada" (o patrono existe) para que as lojas possam vender mais um bocado, e ainda por cima estamos em época de crise. Para expressar o meu amor pela amada, preciso de tantos pernicoques assim? Não serve um simples "amo-te" e um singelo ramo de flores?

Parece que não. Lá temos de gastar dinheiro no ramo de flores, no jantar romântico, na lingerie preta (ou vermeha) de ligas, perferência sem cueca, o melhor vestido, provavelmente estreado naquele dia, e por fim no hotel (ou motel), onde se fica por dois dias, com direito a pequeno almoço na cama. Centenas de euros para ter sexo de qualidade? E nos outros fins de semana, é queca, não?

Enfim... mas uma data mercantilista. Estas comemorações são como o Natal: perderam a sua piada! E não digo isto por não ter neste momento uma namorada oficial (tenho uma relação cordial com uma pessoa do sexo feminino. E não digo mais), apenas não gosto do significado que ela tem neste momento. É só isso.

Mas enfim os casais podem comemorar à vontade, nada os impede de gastar rios de dinheiro por isso. Ainda por cima é fim de semana, ajudam a economia a crescer e ajudam a natalidade, que anda em baixa... enfim, divirtam-se que quecem muito, mas mesmo muito!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Era a feijões, mas...

Desculpem me lá... mais de vinte remates, para no final ganharmos 1-0, de "penalty", e dizem que "temos equipa"? For God's sake! Eles que acertem a sério daqui a mês e meio no Dragão, senão estão muito tramados!



No final achei fantástica a declaração do Cristano Ronaldo à TVI, na "flash-interview". "Obrigado por terem vindo ver jogar a mim". Eu pensava que eles tinham vindo para ver jogar onze jogadores e não um... voltamos aos tempos do "Maradona mais dez"?

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

É o Inferno na Terra, do Outro Lado do Mundo

O Fevereiro, no Hemisfério sul, não é propriamente o nosso Agosto, mas anda quase. O sul da Austrália, este magnifico país continente, tem um clima mediterrânico, tal como o existente em Portugal, Espanha, França Itália, Grécia... e é quente e seco, sujeito a ondas de calor.


Todos ainda se recordam das ondas de calor em 2003, e dos fogos florestais que daí surgiram. Aqueles dias do inicio de Agosto foram um verdadeiro Inferno. Pessoalmente, cheguei a ver cinco frentes de fogo a vinte quilómetros de casa, e muita cinza no meu quintal. Tanta que cheguei a colocar as minhas cadelas fechadas dentro para evitar que ficassem intoxicadas com o fumo e com as fagulhas. Naquele inferno, no qual arderam mais de 400 mil hectáres, morreram cerca de 25 pessoas, entre bombeiros e populares.


Por estes dias, ao ver as fotos dos fogos florestais na estado de Victoria, na Austrália, onde após mais de um mês de calor tórrido (médias superiores a 35 graus), os fogos florestais vieram em força, voltei a recordar o pior do nosso Verão. Lá, tal como cá, alguns deles aconteceram devido a mão criminosa. E o resultado é devastador: milhares de casas queimadas, vilas inteiras reduzidas a cinzas, mais 330 mil metros quadrados reduzidos a cinzas, o equivalente a 65 por cento da áera do Algarve. Mas o saldo humano é ainda mais devastador: 175 mortos confirmados e dezenas de desaparecidos, apenas porque a velocidade inaudita das chamas, e as arvores derrubadas na estrada, fizeram com que as pessoas não conseguissem fugir a tempo. “Foram-se todos. Todos. As casas deles desapareceram. Estão todos mortos, ali, dentro das casas. Estão todos mortos”, lamentava à Reuters hoje de manhã um dos sobreviventes de Kinglake, localidade dos arredores de Melbourne.

Desses mortos, a vítima mais famosa é Brian Naylor, um antigo "pivot" televisivo do Channel Nine, uma das cadeias nacionais, morto na sua casa juntamente com a sua mulher Moiree, em Kinglake. Contava 78 anos.

Estes são os piores incêndios florestais no país em cem anos, e a maior catástrofe que o país viveu em tempo de paz. Quando o primeiro-ministro Kevin Rudd soube que alguns dos incêndios podem ter mão criminosa, disse isto: “Não há outra maneira de o descrever senão como um homicídio em massa”. Muitos incêndios ainda estão por controlar, mas as temperaturas já baixaram um pouco, o que permite aos bombeiros controlar melhor as chamas.

Daqui a cinco meses, voltaremos a estar em pleno Verão. A unica coisa do qual posso torcer é que seja algo semelhante aos dos últimos quatro/cinco anos: ameno, sem ondas de calor pelo meio. Não dá jeito nenhum ter um Verão infernal...

Here today, Gone tommorow

Estava a caminho de casa quando soube na rádio o despedimento, esta tarde, de Luis Filipe Scolari do Chelsea. Os mais resultados e as más exibições determinaram o despedimento, pelo Abramovich, do treinador brasileiro. Apesar de não morrer de amores pelo treinador brasileiro, ele eventualmente nem deve estar muito ralado com isto, porque irá receber uma indemenização milionária.


Se isto algra alguma gente, e entristece outros, há uma pessoa que provavelmente não deve estar a gostar muito disto: Carlos Queiroz. com Scolari disponivel, pode ser mais uma "espada de Damôcles" sobre ele, pois bastaram sete meses para que muitos ficassem com saudades do treinador brasileiro. Portanto, ele tem de ganhar já os jogos que aí vêm porque senão... Oi!

Mais uma, só para acabar...

Esta imagem está na Tasca Olhanense. Simplesmente impagável! E topa-se que estes portistas são ensinados desde pequenininhos a odiar o Benfica... que idiotas!

Ainda o Porto-Benfica de ontem...

O Tasqueiro tinha avisado antes, e fui ver no jornal. De facto, as declarações do Rodolfo Reis ao jornal "Record", sobre o lance que originou o "roubo de Catedral" são de chorar a rir, tipicamente de portista fanático e idiota.

Acho que agora compreendo porque é que ele não treina há anos um clube de futebol... ninguém gosta que o seu clube seja treinado por uma pessoa de visão tão distorcida.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

O vencedor moral foi o Benfica

Sempre que o Benfica joga no Dragão, sei que um empate é sempre uma vitória, pois o F.C. Porto é o natural favorito aos três pontos, mesmo que, teoricamente, é um jogo de tripla.

Mas hoje, o Benfica mereceu levar os três pontos no Dragão. Aguentou as investidas iniciais do Porto, aproveitou as chances concedidas para criar perigo junto à baliza de Helton (podia-se ver os contrastes: Moreira muito mais seguro a receber a bola, Helton socava-a e saia repetidamente da sua área, parecendo que ela tinha fogo), e quando a oportunidade apareceu, o Yebda marcou o golo, num momento cirugicamente decisivo: no final da primeira parte.



No segundo tempo, via-se um Porto a "correr atrás do prejuízo", tentando atacar por todos os meios, mas sem consequências de maior. Ora a defesa cortava (o Sidney e o David Luiz foram excelentes), ora era a azelhice dos avançados.



Mas no final, o grande protagonista foi o abritro Jorge Sousa: mesmo à sua frente, entendeu que o "teatro" do jogador portista foi entendido como um "penalty", cujas imagens demonstraram que foi exactamente o contrário. Em suma, usando as palavras do falecido José Pedroto: "foi um roubo de Igreja", embora ache que desta vez, foi do tamanho da Catedral de Notre Dâme.



Enfim, digo isto aos portistas: agradeçam ao Jorge Sousa por lhes ter dado um ponto. E digo isto sem qualquer sombra de dúvida: hoje, no Dragão, o vencedor moral foi o Benfica. Sem tirar nem pôr. E apesar das diferenças se manterem (um ponto), e de ambos se terem afastado do Sporting (perdeu 2-3 em Alvalade com o Braga), acho que para primeiro ano, o Benfica de Quique Flores está a mostrar ser bom. Que continue assim!

sábado, 7 de fevereiro de 2009

O futuro... há 28 anos atrás





As pessoas sabem que a Internet é um fenómeno que "explodiu" em meados dos anos 90 para o público em geral. Lembro-me de falar sobre isso em 1993, mas a explosão aconteceu no ano seguinte. E a Web 2.0, do qual o Blogger é um deles, só começou a ester disponivel no final do século (o primeiro blog é de 1999, creio eu).




Mas foi engraçado descobrir isto: uma peça de TV sobre as edições electrónicas dos jornais. Nada de novo, pois todos têm. Mas esta peça, da estação local KRON, de Sâo Francisco, foi feita em... 1981. O futuro já estava a ser anunciado, mas poucos ligaram...

Já se revelam!

Por fim, o homem revela-se. Querem ver?
"A proibição de despedimentos em empresas que obtenham lucros e a proibição de que as empresas que recebem apoios do Estado distribuam lucros pelos seus accionistas são as duas medidas propostas por Francisco Louçã, coordenador da comissão política do Bloco de Esquerda, ao iniciar, hoje ao fim da manhã, a VI Convenção deste partido, que decorre até amanhã, no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa. Na sala a ouvir Louçã, estava o líder da CGTP e militante do PCP, Manuel Carvalho da Silva. (...)

“Queremos que sejam proibidos os depedimentos empresas que têm resultados”, anunciou Louçã, depois de lembrar que o desemprego pode chegar aos dez por cento este ano e de criticar atitudes de empresários como a que atribuiu a Américo Amorim que, segundo Louçã, teve “dez milhões de euros de lucro” e pretende despedir 193 trabalhadores “preventivamente”.

Louçã considerou que o país faria “melhor em despedir estes patrões”e defendeu que “o capital nada faz, é o trabalho que faz”, rematando: “Tiveram resultados? Tiveram lucros? Foi o trabalho. É tempo de devolverem.”

Já a segunda medida, a não distribuição de lucros a empresas apoiadas pelo Estado, foi justificada por Louçã com o argumento de que “em anos excepcionais é que é preciso coragem”. Acusando o Governo de ter “a obsessão das privatizações”, o líder do BE marcou a diferença em relação ao seu partido: “Para José Sócrates tudo o que é estratégico deve ser negócio. Para o Bloco tudo o que é comum deve ser público.”

E classificando alguns banqueiros portugueses de “donas Brancas”, defendeu o serviço público bancário, para rejeitar a “nacionalização de prejuizos”. E como conclusão, anunciou: “Não aceitamos que as empresas que recebem beneficios, isenções ou avais do Estado, utilizem dinheiro público para pagar aos seus accionistas.”





Que o Bloco é anticapitalista, tudo bem. Que a Banca e a Bolsa (e as suas grandes especulações ao melhor estilo Madoff) foram culpadas pelo enorme buraco em que metemos, e que deveriam ser castigadas por isso, está correcto. Mas estas medidas que li agora não soam ao pior do chavismo sul-americano?

O Twitter e as figuras da Elsa Raposo...

O primeiro caso que revelo é que aderi há umas semanas ao Twitter. Para quem não sabe, é um meio usado por jornalistas e outros profissionais do meio, bem como jornais, rádios e televisões, e bloggers como eu, para colocar mensagens, num máximo de 140 caracteres. é como mandar uma mensagem SMS pelo telemóvel, só que é de graça, e consegues meter o link daquilo que tu gostas. Uma noticia, ou o post do teu blog, por exemplo.


Eu coloco aqui o meu endereço de Twitter: http://twitter.com/Speeder76


Então, e porquê a Elsa Raposo? Bom, encontrei o twitter do Nuno Markl, e ele, algures nesta semana colocou algo como "Prémio Sessão Fotográfica Mais Inadequada do Ano". E tinha uns "pics" dela a contar a sua história "de fazer chorar as pedras da calçada", e a fazer as poses das quais esta fotografia é um grande exemplo.


Eu pergunto a mim mesmo: o que e a quem é que ela quer enganar? Fazendo aquelas poses, numa clara combinação pessoa/revista, com algum "cachet" pelo meio para pagar as contas, se calhar. Ou será que já efeito do João Kleber e a "oração da bunda"? E agora que já sabemos que mais cedo ou mais tarde teremos a versão tuga da "Playboy", será que a Elsinha está a candidatar-se? Acho que basta metade do cachet habitual para tirar a roupa toda. E com mais uma história de fazer chorar as pedras da calçada...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Até tu, Partido Comunista Português?

Nunca tantos querem o poleiro, para poderem fazer a sua politica. Até o Partido Comunista. A entrevista vai ser divulgada na integra no Domingo, mas Jerónimo de Sousa já largou a bomba: não exclui um acordo de coligação pós-eleitoral com o PS, caso não exista maioria absoluta.




Em entrevista conjunta do Radio Clube Português e do Correio da Manhã, feita hoje, mas que vai para o ar no Domingo, Jerónimo de Sousa não exclui uma coligação pós-eleitoral.


Cada coisa no seu tempo. Em primeiro lugar que as contas que têm de ser feitas que se façam. E depois da opinião dos portugueses, através das eleições definiremos cenários”. (...) “A questão é esta. Coligações em torno de quê? De que política? De que compromisso?





As eleições ainda estão distantes, mas o PC já marca posição. Digam o que disser, eles apostam num cenário, e divulgou o seu jogo. Agora resta saber se os eleitores estão dispostos a isso. "Assim se vê, a ambição do PC..."

Não pode, nem deve!

A campanha do "Pinócrates", da JSD nacional, e do qual tinha falado num post anterior, já causou a previsivel polémica, quando o ministro Augusto Santos Silva, perguntou `la lider do PSD, Manuel Ferreira Leite, se ia demarcar do cartaz.


"'Compreendemos que a JSD é sempre mais irreverente mas há um ponto que me parece evidente: é evidente que vamos continuar a fazer oposição', garantiu. Para a líder do PSD, 'há promessas importantes com as quais o Governo PS ganhou eleições e não está a cumprir'. 'De forma mais irreverente, como faz a JSD, ou mais reverentes, como faz a comissão política do PSD, vamos continuar' a fazer oposição, reiterou."




Bom, como sabem, estamos em ano de eleições. E nesta altura, é bom agitar um pouco as águas, com um pouco de irreverência. Afinal de contas, não podem ser só os meninos do Gato Fedorento a fazer piada com o primeiro ministro, não é? Força aí, rapazes!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Senoras e Senhores, os convocados para o jogo são:

Guarda-Redes: Daniel Fernandes (Bochum), Eduardo (Sp.Braga)


Defesas: Bruno Alves (FC Porto), Gonçalo Brandão (Siena), Pepe (Real Madrid), Miguel (Valência), Paulo Ferreira (Chelsea), Rolando (FC Porto)

Médios: Deco (Chelsea), João Moutinho (Sporting), Maniche (Atletico de Madrid), Raúl Meireles (FC Porto), Duda (Málaga), Tiago (Juventus), Eliseu (Málaga)

Avançados: Danny (Zenit), Hugo Almeida (Werder Bremen), Nani (Manchester Utd), Orlando Sá (Sp.Braga)

Que giro, hein? São os meninos com quem vamos jogar com a Finlândia no próximo dia 11, no Estádio Algarve. Pode ser que ganhemos, mas também, é um jogo a feijões, porque o que interessa e rotinar a equipa para o jogo com a Suécia. Eu não entendo muito bem o Orlando Sá. Lá porque fez um hat-trick frente a Espanh, num jogo dse sub-21, e de jogar pouco no seu clube, merece uma chamada à Selecção?

Meu conselho de amigo? Não comprem bilhetes para a Africa do Sul. Já me convenci de que não vamos a este Mundial. Comecemos a preparar para o Euro 2012, então. vMas dava jeito que fosse com outro treinador, tá bom?

Qualquer dia tinha de acontecer!

Esta está no Rapador, e só posso dizer uma coisa: a profecia cumpriu-se! Agora, temos o jogo no Dragão. Como será que vai acabar?

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O "Barco do Aborto" é desenterrado

Quatro anos e meio depois da fantochada que o Paulo Portas armou, só para impedir a entrada do país de um pequeno arrastão, alugado por uma ONG holandesa que defende a pratica do aborto, o Estado Português foi condenado a pagar uma multa a essa ONG por "atentado à liberdade de expressão". O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem fixou as indemnizações em dois mil euros para cada um dos requerentes, por danos morais.

Contudo, apesar de agora, o aborto ser legalizado em Portugal, e as coisas estarem mais calmas do que agora, o recordar do perfeiro disparate do Ministro da Defesa, nessa altura, (finais de Agosto de 2004, altura em que governava o disparatado Pedro Santana Lopes) fez com que Portas defendesse, hoje, a decisão que tomou nessa altura.
"Paulo Portas, que era à data ministro da Defesa, frisou que a decisão teve a ver 'não com qualquer opinião pessoal' mas 'com a protecção da legalidade portuguesa vigente à época, que em 2004 só permitia o aborto em três circunstâncias excepcionais'. 'O grupo [que fretou o navio] não pretendia defender outra posição mas permitir que no barco fosse praticado o aborto noutras circunstâncias que não as da lei vigente', disse Paulo Portas, num comentário à decisão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos que hoje condenou Portugal por ter proibido a entrada daquele navio."
Ai Paulinho, Paulinho... o hipócrita de sempre. Olha lá, quando é que sais do armário? Vai ser além-túmulo, como o teu amigo Haider?

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Pois é!

Fui ver "O Estranho Caso de Benjamin Button". É um filme que vale a pena ver, pois faz nos pensar como as coisas que nós temos na vida são poequenas, frágeis, e que um dia, podem desaparecer. É a vida, mas vista ao contrário. Interessante, não?




Para as meninas que ainda não o viram: preparem os lenços de papel.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Hoje é dia de São Mantorras!

Eu sei que 4 de Fevereiro é feriado em Angola, mas hoje até deveriam antecipar esse feriado nacional, para comemorar o primeiro golo de Pedro Mantorras no campeonato 2008/09, ele que sofreu tanto para sobreviver a uma lesão que ameaçou a sua carreira (e muitos o davam como acabado). Enfim, a "alegria do povo", como dia na capa que vocês vêm de lado, voltou a ser muito mais eficaz do que, por exemplo o Balboa ou o Jose Antonio Reyes. Mas se o segundo até pode ser que tenha mais chances de voltar aos bons momentos, do primeiro, cheira-me que foi mais uma contratação falhada. Enfim...




O F.C. Porto joga hoje, no Restelo, com o Belenenses. Não vai ser pêra doce, e não acredito numa vitória fácil. Não com equipas armadas pelo Jaime Pacheco, e nos batatais que andam agora os nossos campos de futebol, devido ao Janeiro mais chuvoso dos últimos 30 anos. Apesar de hoje, pelo menos na minha zona, o tempo ter dado tréguas, a chuva continuará a cair amanhã...