quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A T-shirt favorita do Santana Lopes

É a que melhor define a ele mesmo, não acham?

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O que se passa na cabeça desta gente?

Esta noite, acabei de saber a incrível noticia de que Diego Armando Maradona, o "Diez" que marcou "la mano de Dios", vai ser o novo seleccionador nacional.




Caramba, os argentinos andam assim tão desesperados? Eu sei que o Brasil adoptou uma postura semelhante, mas o Dunga ainda tem mais cabeça do que ele, que é, no mínimo... polémico.






Enfim, tenhamos o benefício da dúvida. Mas não se admirem se eles verão o Mundial de 2010, na Africa do Sul, através da televisão...

terça-feira, 28 de outubro de 2008

O programa continua...

... mesmo quando o estudio pega fogo.


A história passou-se em Atenas, na Grécia. Um DJ da estação de rádio City 99.5FM de Atenas, viu-se numa situação delicada quando durante uma emissão ao vivo, que também estava a ser difundida na Internet, o estúdio começou a arder, noticia hoje o diário inglês Daily Mail.


A gravação do circuito interno de vídeo mostra como, durante o programa, o fogo começa num pequeno caixote do lixo, que estava atrás do animador, e rapidamente se propaga às prateleiras que estão por cima do caixote. O DJ parece de início não reparar, mas quando o fumo e o calor se fazem notar, ele vira-se e tenta em vão pisar as chamas para ver se as consegue apagar.
Surpreendentemente, o apresentador não pára a transmissão do seu programa e continua a falar com a audiência mesmo com o estúdio em chamas. Finalmente um colega apercebe-se do sucedido e entra no estúdio para apagar o fogo.
Não se percebe é porque é que alguém demorou tanto tempo a prestar auxílio ao DJ. Os estragos foram mínimos e ninguém ficou ferido.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O que fazer quando tudo arde?

Toda a gente sabe que Reinaldo Teles é o numero dois de Jorge Nuno Pinto da Costa, o homem de maior confiança dele no F.C. Porto. As pessoas sabem, mais ou menos, que é um homem dos bastidores e é pouco dado a aparecer na ribalta, e um eventual sucessor deste, num futuro mais ou menos próximo.




Mas... será que Pinto da Costa tem um "plano C"? É que vem hoje nas noticias que Reinaldo Teles sofreu um enfarte e está internado numa unidade hospitalar do Porto. E descobri também que é diabético, logo, não pode cometer muitas loucuras. Numa altura em que a equipa de futebol sofre duras derrotas, na Liga e na Champions, será que se assiste ao final de uma era?

domingo, 26 de outubro de 2008

Nâo é todos os fins de semana...

... mas acontece.


Provavelmente, passei um dos melhores Sábados à noite em muito tempo. Ontem à noite, comecei a ver o F.C. Porto a perder em casa com o Leixões, saí à noite com amigos, fui para um bar onde as pessoas não eram pitos e pitas, e que tinha como DJ, imaginem... o Adolfo Luxuria Canibal. Quanto ao resto da noite, bom... fica comigo.


Ah, e hoje, o Benfica ganhou. Foi bom. Quem me dera ter este tipo de programas, pelo menos uma vez por mês...

sábado, 25 de outubro de 2008

"Louvado seja, ó Magalhães"

Como tive o tempo todo a ver o jogo do Benfica com o Penafiel, não vi grande parte do episódio do passado Domingo dos Gato Fedorento. Mas este deu polémica, pois um dos "sketches", onde se gozava com o Magalhães, como se fosse a mais nova religião do primeiro-ministro, resultou em mais de cinquenta queixas à Entidade Reguladora da Comunicação.


Vê-se que quem faz este tipos de queixas, deve ser aquela minoria que não tem muito mais com que fazer na vida. Ora, metam uma coisa na cabeça: estes senhores são comediantes, não acreditam na religião, e se já gozaram com a morte, porque é que não haveriam de usar a Igreja Católica como meio de gozar um a mais recente obssessão do governo Sócrates?


Ora, se não gostam do que vêm, é simples: mudam de canal. Ou então desliguem a televisão ou vão ver o Canção Nova e o canal da IURD, onde vos chulam dez por cento daquilo que ganham...


Já agora, deixo-vos com esta frase: "Tenho de dizer que o vi . Habitualmente entro em colisão com determinadas formas de pensar, mas esse em nada me feriu. Quem não tiver humor que não veja". E isto foi dito por um bispo católico...

A Brigada de Trânsito em Itália tem estilo!

Pelas nossas bandas, tirando o período do Subaru Impreza, as nossas viaturas da GNR-BT (Brigada de Trânsito) nunca foram ou são, máquinas imponentes, que coloquem os infractores em sentido.

Ora, em Itália, não se pensa assim.

Desde há algum tempo que os Carabinieri usam para as suas brigadas de trânsito, veículos potentes como Lamborghini e Ferrari. Uns, apreendidos pela policia, outros, como resultado de doações feitas pela marca, como foi o caso deste Lamborghini Gallardo Polizia.

O carro tem motor 5.2 V10 (dez cilindros, em "V") de 560 cv (cavalos) de potência. Vem equipado com um interessante sistema chamado Proof Vídeo Data, que consiste numa camara instalada ao lado do espelho retrovisor interno, que filma o veículo perseguido e trabalha em conjunto com o GPS. Para além disso, tem um sistema de refrigeração especial para transporte de órgãos no compartimento de bagagem dianteiro, e um desfribilador, para casos extremos.

Uma equipa de 30 agentes da polícia vai receber em breve, formação da própria Lamborghini, para saber lidar com o carro a alta velocidade. «Os nossos melhores pilotos de testes irão dar aos polícias seleccionados um curso especial», afirmou um porta-voz da empresa. O novo Gallardo vai operar na região de Lazio, perto de Roma, substituindo um modelo anterior da mesma marca que agora será utilizado na área de Bolonha.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

E agora, contam-se as verdades

Na noite de 10 de Outubro, um casal gay discute numa festa numa cidade do sul da Austria. Zangado, o parceiro mais velho vai para um bar LGBT embebedar-se com outro rapazinho. No regresso da casa, no seu potente carro da empresa, indo a alta velocidade, perde o controlo do carro, despista-se e morre.


Até aqui, não é mais do que uma triste história de amor, com um trágico fim. Agora, a melhor parte: o senhor mais velho era Joerg Haider, o polémico lider de um dos partidos de extrema-direita austriacos, o BZÖ, e o seu companheiro é... o seu agora sucessor, Stefan Petzner, de 27 anos. A revelação foi feita esta semana pelo próprio Petzner, e está a abalar a Austria. Não digo "abalar", mas... é o confirmar dos rumores que se circulavam há eras naquele país. Descobri a história através do blog de um Brasileiro radicada na Austria, o Luiz Fernando Ramos, o Ico.



Para o partido, é um enorme embaraço, e de uma certa maneira, uma razão pelo qual este jovem politico teve uma ascenção tão meteórica assim (um ano antes, era o seu assessor de imprensa)


Enfim... isto é mais uma confirmação que a Austria é uma bela caixinha de surpresas. Depois de Natascha Kampusch e Joseph Pritzl, o "monstro de Amstteten", aquele belo pais cercado de montanhas não para de surpreender. Se Freud estivesse vivo, poderia dar uma explicação cabal pela razão do qual tantos compatriotas seus tenham comportamentos tão estranhos...


Acho que isto devia servir de lição para um certo lider partidário, de um certo partido politico um pouco à direita, e que tem reputação de ir às feiras e outros mercados. É melhor sair do armário agora, pois nem depois de morto terás descanso...

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

"Racing is life"



Eu sei que a maioria de vocês não vai muito à bola com o automobilismo, mas hoje quero falar da Audi, que desde o inicio do século investe numa categoria chamada Le Mans Series. Desde 2000 que ganha quase consecutivamente a prova raínha da Endurance, as 24 Horas de Le Mans que acontecem todos os meses de Junho.
Bom, o que vos quero mostrar são dois videos que a marca alemã fez para divulgar a sua máquina, o Audi R10. Ambas são de 2006, e a primeira mostra a montagem e preparação de um dos seus carros até estar pronto em competição. O segundo video são eles em competição, na edição de 2006 da prova.




No inicio do segundo video, surge uma frase dita por Steve McQueen, o homem que fez "Bullit", num outro filme, chamado "Le Mans" (1971) e que diz muito sobre a razão pelo qual os pilotos correm a alta velocidade, correndo perigos desnecesários.
"A lot of people go through life doing things badly. Racing’s important to men who do it well. When you’re racing, it... it’s life. Anything that happens before or after... is just waiting."
Aconselho-vos a uma visita, para verem que o seu lema, "Vosprung Durch Technik", não é uma citação oca.

Instalem isto nos vossos blogues!

Pois é... ontem à noite, quando cheguei ao meu outro blog, deparei-me com a mais recente funcionalidade do Blogger, os Seguidores... e confesso que gostei. Tanto que por lá, já me inscrevi como seguidor em mais de uma dezena de blogs... para começar!

Hoje decidi fazer o mesmo por aqui, que é para saber se o pessoal aqui também segue os meus mais recentes desenvolvimentos... e aconselho vivamente a instalar isto nos vossos. Vale a pena!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Pode ser um gozo...

... mas parece que está a ser levado a sério!

Ouvi isto hoje nas "Manhãs da Antena 3", com o Nuno Markl e o Marinho. A Deolinda, a banda do momento (quem diria... gostar de fado!) colocou uma bela música, o "Movimento Perpétuo Associativo", cuja letra é esta:


Agora sim, damos a volta a isto!
Agora sim, há pernas para andar!
Agora sim, eu sinto o optimismo!
Vamos em frente, ninguém nos vais parar!


Agora não, que é hora do almoço...
Agora não, que é hora do jantar...
Agora não, que eu acho que não posso...
Amanhã vou trabalhar...


Agora sim, temos a força toda!
Agora sim, há fé neste querer!
Agora sim, só vejo gente boa!
Vamos em frente e havemos de vencer!


Agora não, que me dói a barriga...
Agora não, dizem que vai chover...
Agora não, que joga o Benfica...
e eu tenho mais que fazer...


Agora sim, cantamos com vontade!
Agora sim, eu sinto a união!
Agora sim, já ouço a liberdade!
Vamos em frente, é esta a direcção!


Agora não, que falta um impresso...
Agora não, que o meu pai não quer...
Agora não, que há engarrafamentos...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...

Até aqui, tudo bem. Mas o Nuno Markl lembrou-se que há um grupo de pessoas que colocou aqui uma petição... para que substitua o hino nacional! O texto diz o seguinte:


Porque o tempo dos "heróis do mar" já lá vai há muito...

Porque não somos actualmente nem "nobre povo", nem "nação valente"...
Porque, como tal, não faz sentido mantermos um hino que reflecte um nacionalismo tacanho e bélico (Às armas, às armas, pela pátria lutar, contra os canhões marchar marchar" (???)) e que está completamente desactualizado e desfocado da realidade do país...

Porque nesta nação reina o conformismo, a apatia e o desinteresse generalizado por aquilo que nos rodeia...

Porque é preciso um "murro no estômago" para acordarmos do estado de latência a que chegámos...

Porque qualquer nação que queira evoluir tem de ter uma noção clara e consciente dos seus males e dos seus vícios mais negativos;

Porque não é possível continuarmos a assobiar para o lado, a fingir que está tudo bem, a acenar a bandeirinha e o cravo nas horas certas, enquanto no dia-a-dia nada fazemos para que as coisas melhorem...

Porque qualquer demonstração de idealismo e convicção forte é considerado, desde logo, uma utopia, um defeito, um fracasso...

Porque, em consequência disso, quem melhor se safa são cada vez mais os mediocres, os oportunistas, os "lambe-botas"...

Porque se exige uma reflexão séria sobre o futuro do país...

Porque é urgente que ocorra uma mudança de mentalidades no nosso país, capaz de gerar um maior dinamismo, um maior espírito crítico, uma maior irreverência...

Porque precisamos de um hino que esteja realmente de acordo com a actualidade nacional, que melhor retrate o país...

Por tudo isto, os subscritores desta petição vêm, por este meio, propor o tema "Movimento Perpétuo Associativo" dos Deolinda como novo hino nacional.

Até agora, conseguiu-se 551 assinaturas, cerca de dez por cento necessários para levar a petição à Assembleia da República, para ser discutida pelos Deputados.

Achava isto um perfeito disparate, mas esta tarde, dei por mim a discutir este assunto com a minha mãe, e ela disse que aprovava o hino alternativo porque "achava o nosso hino muito sanguinolento". O QUÊ? MAS ESTE PAÍS ENLOUQUECEU? Comparado com o francês, até somos muito meiguinhos...

Mas, bem vistas as contas, gostaria de ver no que isto irá dar.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Portugal zero, mas mesmo zero!

Bom, depois disto, acham que vamos à Africa do Sul? É que eu já não acredito...


Para já, quero dar os parabéns à Albânia. Jogar 60 minutos com dez, e aguentar o chuveirinho tuga, com alguma sorte à mistura, não é para qualquer um. Eles já tinham feito uma gracinha semelhante em casa, com a Suécia, e agora vieram a Braga para tirar dois pontos... muitos parabéns!


O Queiroz tem razão. Esta pode ter sido a selecção que nos tirou do caminho da Africa do Sul. E a continuar assim, até os portistas vão ter saudades de Luiz Filipe Scolari. Seria tão engraçado, não seria?


Os jogadores? Pois... o Ronaldo não está em forma, como já toparam e o Quaresma não tem talento para ser jogador de Selecção. Não tem. Pelo menos para fazer parte de uma equipa, trabalhar para o colectivo. E o Danny, naquele esquema, não serve.


E pronto... para o primeiro lugar não vamos, torçamos para o segundo, porque a continuar assim, esta equipa em Junho de 2010, vai ver a Africa do Sul pela TV!

Opá, fui citado!

O suplemento P2 do jornal "Público" citou este modesto blog, na sua edição de hoje, devido aos meus comentários sobre a atribuição do Nobel da Economia ao Paul Krugman. Desde já, agradeço essa chamada de atenção, e espero que continue a observar-me, pois pode ser que tenha mais uma daquelas inspirações sobre o quotidiano que vivemos...


Falando em economia... uma das responsáveis da FED (Ferderal Reserve Bank), Janet Yellen, anunciou hoje o inevitável: a economia americana está em recessão. Parabéns. Agora, tratem de arrumar a casa, e é MESMO arrumar a casa, pois o Mundo depende de vocês. Agora, digo isto: é uma coincidência do caraças, pois em 1992, quando os americanos elegeram Bill Clinton, a economia também estava em recessão, e partiu dali para um dos períodos mais prósperos da história contemporânea. Será que, caso os eleitores escolham Bareack Obama, vai ser um novo prelúdio? Gostaria que sim...


Como sabia que a apresentação do Orçamento de Estado para 2009 iria ser apresentado à hora dos Telejornais, evitei ver tal coisa, pois não sou assim tão "carneiro". Mas ou vi algumas coisas, e não deixei de pensar que provavelmente, há algum eleitoralismo misturado... Mas também gostaria de saber se o apresentaram numa "pen drive" dentro de um computador Magalhães. Nâo o apresentaram, pois não?

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Economia e algumas americanices...

As Bolsas mundiais andam numa autêntica montanha-russa. Ora descendo dez por cento à Sexta, subindo outros dez à Segunda... Bonito!


Entretanto, a Islândia está MESMO na bancarrota. O meio milhão de "islenskas" está quase a entrar em pânico, pois o estado islandês já disse que ficou sem divisas estrangeiras para pagar, e pode ter de fazer racionamento dos alimentos e da gasolina. Quem diria, uma das economias mais ricas e mais sólidas do mundo! Parece que toda essa solidez era artificial...


Hoje também soube que Paul Krugman, de 55 anos, recebeu o Prémio Nobel de Economia. O seu trabalho tem a ver com uma teoria sobre as economias de escala, em que refere que a globalização fez atrair as pessoas para as cidades, que devido ao baixo custo dos transportes, se tornaram, entre outras coisas, em altos centros de tecnologia. Numa época em que passamos, a escolha de Krugman foi mesmo acertada, pois para além de ser teórico, é um critico desta liberalização selvagem, que deu no que estamos a ver. Mas também, não me admiraria nada que tivesse sido uma escolha de última hora...




Para finalizar: recebi este belo cartaz. De facto, é MESMO publicidade inteligente. Mas só acreditarei que isto vai resultar no dia da eleição, especialmente depois de ouvir falar de um "efeito Bradley"...

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O segundo episódio foi engraçado...

Vendo o programa de ontem à noite, já cheguei à conclusão que o novo "Zé Carlos" é o mesmo estilo do "Diz Que é Uma Espécie de Magazine", parte 2. E no geral, não gostei muito do programa. Mas teve dois grandes momentos, provavelmente três.






Primeiro: ver o Vitinho versão Cavaco Silva foi engraçado, mas acho que isso deveria ser aplicado a todos os Presidentes da República. Sim, diziam a mesma coisa ao Sampaio, lembram-se?

Segundo: dar novos nomes ao casamento homossexual foi bem pensado, e se tivessemos que escolher, perferia o vrrinhec!


Terceiro: o gozo ao "Momento da Verdade" já era esperado, mas perferi ainda mais o momento musical. E como homem que se preze, adoro as "Protuberâncias soberbas..."

domingo, 12 de outubro de 2008

Isto vai acabar na secretaria...

Como qualquer adepto de Formula 1 que se preze, madruguei para ver o GP do Japão. Assisti às disputas das primeiras voltas, nomeadamente os toques entre o Hamilton e o Massa, em que o piloto brasileiro colocou o inglês no fundo do pelotão, e depois à corrida sem mácula do Fernando Alonso.


Mas no final em vez que ficar marcado pelas manobras da partida ou a corrida excelente do piloto espanhol, o que me marcou mais foi as decisões dos comissários desportivos em penalizar Hamilton e Massa, e mais tarde, retirar 25 segundos a Sebastien Bourdais, por ter disputado uma posição com Massa, na saída das boxes.


Eu vejo Formula 1 há mais de 25 anos, e nunca vi comissários com tanto zelo como agora, punindo todo e qualquer toque entre os pilotos da frente. E por causa dessas manobras, Felipe Massa ganhou um fôlego artifical de sete pontos (seis em Spa-Francochamps, e um em Fuji), que, noutras circunstâncias, já teria quase dado o título a Lewis Hamilton.


Por causa disso, a diferença entre Hamilton e Massa é de cinco pontos, com vantagem para o inglês. Já se vê que ele tem muita dificuldade em resistir à pressão, e a possibilidade de ver fugir o título uma segunda vez parece ser real, pois não sabe gerir vantagens.


Mas voltando aos comissários: já se viu que está-se a fazer tudo por tudo para que o campeonato seja decidido em Interlagos. E acho até que, independentemente do que acontecer em Xangai ou em São Paulo, não se admirem que o título de 2008 passe pelo parecer destes obscuros senhores da FIA, em vez de ser na pista. É essa Formula 1 que queremos?

sábado, 11 de outubro de 2008

Este empate valeu a pena?

Não sei dizer. O que sei dizer é que fomos à casa de um dos principais adversários directos, a Suécia, e arrancamos um ponto. Caso tivessemos ganho contra a Dinamarca, este resultado seria normal. Mas como já perdemos três pontos no jogo anterior, não foi muito conveniente este empate, na minha opinião.


Será que conseguimos o primeiro lugar e a qualificação automática para a Africa do Sul?

P.S: Quem foi a alma que convidou aquele charlatão-mor, o "Mestre Alves"? Para mim, aquela figura é um insulto à inteligência!

The End: Joerg Haider (1950-2008)

O polémico politico austriaco Joerg Haider morreu esta madrugada em Klagerfurt, vitima de um acidente de viação, quando conduzia o seu carro, um Volkswagen Phaeton. Tinha 58 anos.

Segundo as primeiras indicações, Haider, que era o governador da Carinthia, a provincia mais a sul da Austria, circulava sozinho a bordo da sua viatura de serviço no sul da capital da Caríntia quando sofreu um despiste por uma razão ainda desconhecida. Curiosamente, horas antes, esteve na festa de um "cabaret" local, e no dia seguinte, ia festejar os 90 anos da sua mãe...




Joerg Haider era uma figura bastante polémica. Populista, com simpatias pela extrema-direita, filho de ex-membros do Partido Nazi, nunca escondeu a sua simpatia pelos ideais, embora não os advogasse abertamente. O seu envolvimento na politica começara bem cedo. Em 1970, aos 20 anos, e enquanto estudava Direito em Viena, tornou-se lider juvenil da FPÖ (o partido de sua eleição por muitos anos), e nove anos depois, era o mais jovem deputado no Parlamento austriaco. Dez anos depois, tornou-se Governador da Carinthia, o estado mais a sul da Austria, onde ficou durante dois anos. Voltou em 1999 ao cargo, onde ficou até à sua morte.


O seu carisma fez com que se notasse na politica do seu país, e depois no resto da Europa. Em 2000, depois das eleições legislativas, o partido vencedor, o Partido Popular Austriaco, do conservador Wolfgang Schussel, coligou-se com Haider para formar governo. Ele não tomou qualquer cargo ministerial (perferiu ficar na Carintia), mas a União Europeia, ainda a 15, decidiu suspender, num gesto inédito, a Austria, por seis meses.


Os seus detractores acusavam-se de ser xenófobo e egolatra narcisista. Certo dia, elogiou a politica laboral do III Reich, que aumentou ainda mais a sua hostilidade. Chamou Jacques Chirac, então presidente francês, de "Napoleão de Bolso", e Joscka Fischer (ministro dos Estrangeiros alemão no consulado de Gerhard Scroder) de "terrorista de esquerda", entre outros mimos. Era contra a entrada da Turquia na União Europeia, e defendia restrições, senão a expulsão, de emigrantes vindos desse país.


Mas isso tudo não era, muitas das vezes, uma forma de não abandonar as páginas dos jornais. Aliás, adorava dar nas vistas, com a sua pele bronzeada e o seu gosto por Porsches. Exemplo disso? Em 2003, poucos meses antes da II Guerra do Golfo, deslocou-se de propósito a Bagdad para falar com Saddam Hussein.


Este tipo de jogadas encolerizou os membros do Partido Liberal, e em 2005, saiu do partido, deixando-o às mãos de outro populista mais jovem, Heinz-Christian Strache. Pensavam que seria a fim de Haider, mas este fundou um novo partido, o Aliança para o Futuro da Austria (BZO) e no passado dia 28 de Setembro, surpreendeu tudo e todos, ao conseguir 10,43 por cento, e passando de sete para 21 assentos. Mas isso foi metade da surpresa, pois os Liberais de Strache obtiveram 17,5 por cento dos votos, e passaram de 21 para 34 lugares. Já agora, metade dos votos que ambos os partidos conquistaram vieram de eleitores entre os 16 e os 29 anos. Significativo, hein?

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

E o Nobel da Paz foi para...

Em alturas de crise, pouco ou nada foi dito sobre a "Semana Nobel", que está a passar agora. Sabe-se que houve japoneses, americanos, franceses (Luc Montaigner, um dos descobridores do virus HIV, foi contemplado com o Nobel da Medicina), E esta manhã, soube-se quem ganhou o Nobel da Paz. Foi o ex-presidente da Finlândia, Martti Athisari.
O Nobel da Paz, atribuido pelo Parlamento norueguês, em Oslo (ao contrário dos outros, que são anunciados em Estocolmo) foi atribuido "pelos seus importantes esforços, em vários continentes e durante mais de três décadas, para resolver conflitos internacionais", comunicou hoje o presidente do Comité Nobel, Ole Danbolt Mjoes. "Ahtisaari é hoje um excelente mediador internacional. Através dos seus incansáveis esforços e bons resultados, mostrou qual o papel que a mediação pode desempenhar na resolução de conflitos. O Comité Nobel Norueguês expressa a sua esperança em como outras pessoas possam inspirar-se nos seus esforços e nos seus resultados", concluiu o Comité.
Athisaari, de 71 anos, é diplomata de longa carreira, com muito trabalho ao serviço da ONU. Foi embaixador em Africa nos anos 70, esteve envolvido no processo da independência da Namibia, em 1989-90, como o Alto Comissário das Nações Unidas. Fez, desde 2000, altura em que abandonou a presidência do seus país (um cargo cerimonial), um acordo de paz entre o governo indonésio e os ex-rebeldes maoístas independentistas do Movimento Aceh Livre, pondo fim a um conflito que fez cerca de 15 mil mortos desde 1976. Depois, foi o enviado-especial da ONU a vários locais problemáticos, como o Kosovo, Asia Central, Iraque, entre outros.
Em 2003, foi o presidente da Comissão de Inquérito que investigou o ataque à bomba contra o quartel-general da ONU no Iraque, em 2003, que matou 22 pessoas, incluindo o chefe da missão, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Através do seu inquérito, que concluiu que a segurança em Bagdad era “disfuncional” e “desleixada”, levou a que o então secretário-geral da ONU Kofi Annan propusesse um reforço de 97 milhões de dólares para o sector da segurança do corpo de funcionários das Nações Unidas.

O grande circo das eleições brasileiras!

Daqui a um tempo, vamos ter eleições no nosso país, mas no Brasil, aconteceram no passado Domingo a primeira volta das eleições municipais, que elegeram muitos candidatos a presidentes de Câmara e vereadores, nos milhares de municipios espalhados por esse grande país.


Mas essas eleições são completamente diferentes das nossas. E porquê?


Bom, se vos contar, vocês não acreditam. Mas isto tudo é real!


Primeiro que tudo: no Brasil, os candidatos a qualquer cargo têm normalmente 30 segundos de tempo de antena, onde têm que falar das suas promessas eleitorais, antes que o tirem do ar. E então, os candidatos tem todo o tipo de truques para darem nas vistas. Existem muitos exemplos no Youtube, mas para ilustrar aqui este post, vou buscar os mais coloridos!


Primeiro exemplo que vos trago é o Samuel Silva. Em trinta segundos, eis o que ele tem a dizer... Não adimrem que o chamem de "candidato pokemon".


O segundo exemplo vem da Ciuabá, e chama-se Tenente Lara. As suas promessas eleitorais em 2006, eram estas... e pouco depois, repetiu a dose!


E desco um pouco no escalão militar, para vos apresentar o Sargento Isidoro. Já agora, é candidato evengélico, mas não me perguntem porque leva a bilha na sua mão direita...


E agora, passamos para o Rio Grande do Norte. Estado pequeno, mas com um candidato estofado: é o Gil Móveis, que pretende "reformar a Assembleia Legislativa do nosso Estado". Que eu me lembra, não foi eleito... e tal como o Tenente Lara, voltou a repetir a dose!


E do Rio Grande do Norte, passamos para o Rio Grande do Sul. Lá, os habitantes são chamados de "gaúchos", e tem muito orgulho da sua masculinidade. Incluindo este, o Cururu. Ele aqui candidatava-se a deputado federal, mas na realidade, é vereador da cidade de Pelotas!


Bom, mas para mim, um dos meus favoritos é o Emanuel dos Aposentados. Essa personagem, do estado da Bahia, teve em 2006 uma maneira original para demonstrar "a Força do Aposentado". Querem ver?


O mais marcante de todos é o Clodovil. É do estado de São Paulo (o mais populoso do país), e em 2006 candidatou-se a Deputado Federal. E acham que conseguiu? Podem crer! Foi o terceiro deputado mais votado nas eleições. E desde que está lá, tem-se feito notar...


E por fim, falo de uma personagem que, infelizmente já não existe mais. Mas que enquanto durou, batia toda a gente aos pontos. chava-se Enéias Carneiro. Era médico militar, e desde 1988 candidatava-se à presidência da República, com o bordão de "O Meu nome é Enéééias!!". E em 1994, incrivelmente, foi terceiro classificado nas eleições, com 4,6 milhões de votos, batendo candidatos mais experientes e com mais dinheiro...


O discurso dele era de extrema-direita pura e dura. Mas era honesto, e por isso muito popular. Em 2006, candidatou-se às eleições, já muito doente. Mas mesmo assim, aproveitou a doença para se candidatar a Deputado Federal. E o slogan dele tinha sido mudado para este: "Com barba ou sem barba, o meu nome é Enéééías!". Foi o quarto deputado mais votado para o congresso. Depois, fundiu o seu partido, o PRONA, com o PL e fez o Partido da República.



Morreu em Maio de 2007, aos 68 anos. E provavelmente, dos "coloridos", era o melhor.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Comédias da vida real

A minha querida mãe, quando quer ler, compra revistas, daquelas do "social", e quando é jornal, vai sempre para o 24 Horas. Não é só porque é mais barato, mas porque, como qualquer mulher que preze, gosta de ler as coscuvilhices. Hoje tive o "previlégio" de ler a "Caras" (bleargh!) e a "TV 7 Dias" (cómico, se não fosse trágico...)

Ora, o que li? As declarações dos "espertalhões" do costume, Claudio Ramos e a "Tatiana Romanova". Os paneleirotes do costume, que sonham em estar nas bocas do mundo todos os dias, a todas as horas, decidiram fazer as declarações do costume. Do Ramos, disse o costume (o meu pai batia, a minha mãe sofria...) mas o "White Castle" é o que me faz rir às gargalhadas. Disse na "Caretas" (e a fazer aquelas poses de bichona) que "Fui violado aos onze anos".
O horror, a tragédia, etc... mas na realidade transformou aquilo que foi a sua verdadeira iniciação sexual em algo dramático. Mas a grande piada no meio daquilo tudo era que dizia aquilo nas Portas del Sol, em Madrid, todo contentinho, com o último grito da moda, ao ládio da "mumia" Betty. Quando vi aquelas fotos, não sei porquê, tou a ver cada vez mais uma mulher do que um homem. Nâo quer usar a fortuna da "múmia" para mudar de sexo?

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Dissecando o regresso dos Gatos Fedorentos

Como toda a gente, tinha expectativa sobre o regresso dos Gato Fedorento à antena da SIC. E acho que até gostei mais ou menos do que vi. O genérico é o melhor que já fizeram, especialmente a parte das maracas...
Em suma, é uma continuidade do "Diz que e Uma Espécie de Magazine", mas só muda o nome do programa, e a sigla do canal. Mas mesmo com esta mudança aparente, aproveitaram bem algumas oportunidades para gozar. Não tanto o "sketch" dos miudos com o Magalhães, mas mais as piadolas do Chavito, devidamente potenciadas por eles (cá para mim, o presidente da Venezuela deveria ser elevado a Gato Honorário!)

E para finalizar, duas coisas: Os Tesourinhos Deprimentes viraram Momentos de Relativa Boa Disposição, e como primeira vez... nada mais do que isto. Olha que rir de si próprio não é para qualquer um! E também já sei porque ele corta o cabelo curtinho. É como eu, só que ligeiramente diferente: corto o cabelo curtinho porque tou a ficar careca, ele corta porque o cabelo dele... ALERTA TÓTÓ! ALERTA TÓTÓ!

O momento musical agora é ligeiramente diferente. Em vez de musicos a gozarem com certas musicas, são eles mesmos. E como inicio, digo isto: fez lembrar muito o "Always Look on The Bright Side of Life" dos Monty Python. Por mim até gosto, pois sou fã da musica...

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Uma vez público...

... sempre público.

Mesmo que algum tipo que esteja nas luzes da ribalta, para os seus "quinze minutos de fama", e depois caia no esquecimento, uma vez provado, fazes tudo para voltar, para continuar à tona (e tens taaaaantos exemplos neste jet-set da treta...) Ora, a Carolina Salgado, essa "tipa", para não chamar outras coisas (e não sou portista!) apareceu hoje na capa do Correio da Manhã, no qual tem uma colunazeca no suplemento "Vidas", a dizer que havias fotos dela na queca com o seu actual (?) namorado!

A noticia de hoje fala que:


"Foi através de um telefonema que Carolina Salgado ficou a saber, na noite de terça-feira, que umas fotografias íntimas que tirou com o namorado, Francisco Rôlo, no início da relação tinham sido colocadas na internet. Na manhã seguinte apresentou queixa contra terceiros e contra o responsável do site pornográfico arte corporal junto de uma procuradora do Ministério Público no Tribunal de Fronteira. Ontem, chegou às Redacções uma proibição da publicação das fotografias."

Já agora as fotos estavam no site erotico-pronográfico Arte Corporal. Escusam de ir a correr, que já lá não estão...

"As fotografias, que mostram Carolina a fazer sexo oral, estavam guardadas no computador que Francisco Rôlo tem na recepção da estalagem de que é proprietário no Alentejo e desapareceram misteriosamente. 'Eu tinha destruído o cartão que tinha essas fotografias e pensava que já as tinha apagado todas. Pelos vistos alguém as recuperou, roubou-as e pô-las a circular na internet. Não se faz nem ao pior inimigo', diz o empresário ao CM."

Perdooem-me a sinceridade, mas... quem é o doido que tira fotos da namorada no broche? Ainda mais quando a tipa é (ou foi) famosa?? Nem os namorados da Elsa Raposo vão tão longe assim, por muito que a senhora seja porca...

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A crise económinca, numa visão mais humoristica...

Aparentemente, os americanos andam a ver o seu futuro cada vez mais negro, embora o Senado americano tenha aprovado esta madrugada (74 votos contra 25) o tal pacote de 700 mil milhões de dólares que George W. Bush quer implementar para salvar a economia americana.


Agora, a bola está nas mãos do Congresso americano, que teve a desfaçatez de chumbar o plano presidencial (a poucas semanas das eleições, e com um terço do Senado a votos, estavam à espera de quê?), e há sempre pessoal que aproveita a situação para mandar umas boas risadas, fazendo jus ao ditado de "A brincar, a brincar, se dizem coisas sérias". Pode ser que em breve, esta caricatura se torne realidade...

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Eles vêem aí...

A partir do dia 5 de Outubro, voltaremos a ver estas quatro personagens na TV portuguesa. Já tinhamos saudades, de facto, porque neste tempo todo, o que não faltou por aí foram mil e um disparates ditos por politicos, dirigentes futebolisticos, e outros que tais. Mas enfim, com as eleições do ano que vêm, acho que chegaram bem a tempo...

Ah... a série vai-se chamar "Zé Carlos". Será que é para homenagear o primo da caça ou é outro Zé? Uma coisa é certa: a partir do próximo Domingo os podemos ver, “numa televisão que não interessa ao povo português”.